Existe pior prisão do que a prisão da consciência?

Boa Tarde! O que é pior estar em liberdade com a mente presa ou estar preso com a mente livre?

Comments

  • Chê, altas filosofias hoje, linda?

    A premissa para tua pergunta é perguntar se a pessoa tem consciência.

    Se ela tiver, ainda prefiro a liberdade com a mente presa, do que estar presa com a mente livre.

    No 1º caso, posso ir a um bom Dr. Freud e me livrar do que me pesa, com todo conforto.

    A 2ª opção me assusta. Barbaridade, chê, já viste a situação carcerária no Brasil?

    Estava com saudade.

    Bjks de Araguaia.

  • Sócrates,quando preso, teve a sua liberdade subornada por seus alunos, em relação aos carcereiros, porém, Sócrates recusou a sair da masmorra e disse à Creanto, seu aluno: "Você, por acaso quer me tornar culpado? Por enquanto os errados são os 70 juízes que me acusam ilicitamente... A partir do momento que eu subornar os carcereiros passarei a ser criminoso e os juízes passarão a ter razão. estou condenado à morte pela cicuta e os setenta juízes estão condenados à morte pela Natureza. Meu corpo está preso, mas minha consciência navega por onde bem entender.

    Resultado: hoje o mundo inteiro conhece Sócrates, porém, ninguém sabe o nome de um só daqueles 70 juízes que o condenaram!

  • Oi linda.

    Aqui está a grande questão que a humanidade toda ainda não se deu conta. Estar aprisionado por uma mente culpada e retorcida pelo remorso e culpa é algo que jamais se compara com a liberdade de sentir-se pleno, consciente de sempre se fazer o melhor, longe de todas as atitudes que aprisionem a alma.

    O célebre e mais que atual ditado "quem não deve não teme" pode ser muito bem aplicado aqui. Quem temé? É aquele que tem a consciência presa. Presa em tudo o que ele fez de errado.

    Pessoas que no alto de suas atribuições prejudicam as os outros.

    Não existe maior prisão que essa. E prefiro mil vezes estar livre de qualquer prisão, mas, sem dúvida, a prisão da consciência de ser mau, de prejudicar, de provocar sofrimento ou mesmo, estar fora dos procedimentos, jamais.

    Um beijo.

  • Oi amiga J.LO.,

    Há quanto tempo que não teclamos??? Estava trabalhando muito e não estava tendo tempo para entrar no YP. Hoje tive um tempinho e aqui estou...

    Quanto a sua pergunta o que posso dizer que a "prisão de consciência" é a pior forma de encarceramento pois a pessoa que dela é martir sofre o tempo inteiro sem saber quando se livrar nas "peas" emocionais, enquanto que o preso nas grandes, quando sentenciado sabe quanto tempo terá para cumprir sua "pena"...

    Mas, trocando "de pau prá cavaco" eu, pessoalmente, não gostaria de ser "prisioneiro" de nenhuma das duas condições... (rssssssssssss) só sou prisioneiro da minha própria vida e do meu amor por ela...

    Um beijo carinhoso...

  • Haja Habeas Corpus!

    []'s.

  • o pior é estar em liberdade com a mente presa, com obsessões, fissurada em algo que não consegue esqueçer...Passei quase a minha vida toda assim, é O INFERNO !!!

  • Isso ocorreu no assassinato de uma atriz famosa no EEUU, não lembro o nome agora. O cara que foi preso, disse isso que você perguntou. Li a reportagem no Pasquim, Eu era pasquimanioco. Mais vale e melhor ainda, estar em liberdade com a mente. Falo isso, ratifico tua pergunta, pois

    o que encontramos de gente presa andando solta por ai, não

    está no gibi

  • as duas são péssimas!

    Estar livre com a mente presa é um sufoco, pois não pensamos

    Estar preso com a mente livre é dificil, pois normalmente sentimo-nos também presos

  • q dilema hein? hehe

    prefiro estar preso mas com amente livre e audavel ao msm tempo!! um preso mas saudavem e limpo! q adianta a libertade e entrar em paranoia?

  • sei lá posso pedir condicional?

Sign In or Register to comment.