Há um erro na frase "não estou aqui"?
ATENÇÃO! Considere a frase completa:
Não estou aqui.
Ou seja, uma frase que a pessoa usa para dizer que não está em determinado lugar. Por exemplo, a pessoa sai de sua sala no trabalho e deixa um bilhete na porta com essa frase. Não estou questionando a expressão "não estou aqui" com um complemento de propósito, como na frase:
Não estou aqui para decidir quem está certo e quem está errado.
Nesta frase, a expressão parece sem problemas. Mas quando se usa como uma frase completa, acredito que seja um erro. Fui pela lógica dos significados: entendo "aqui" como o lugar "onde estou"; logo, a frase "não estou aqui" é o mesmo que "não estou no lugar onde estou", que certamente está errado.
Mas as pessoas questionam este raciocínio, dizem que "aqui" pode se referir a um lugar qualquer; então fui mais a fundo: de acordo com os dicionários, "aqui" significa "este lugar". Acredito que não precisamos analisar o significado de "lugar", mas sim prestar atenção ao uso de "este", mas esse assunto eu conheço bem (uso de "este", "esse" e "aquele").
A princípio, a palavra "este" se refere a alguma coisa ou pessoa que esteja próxima à pessoa que fala (pronome "eu"), o que reforça meu raciocínio, pois "este lugar" estaria próximo a mim e não faria sentido falar que não estou no lugar que está próximo a mim! Entendo que não sou um lugar e que não há um lugar em mim, logo, só posso estar em no lugar mais próximo possível de mim... E, não estando comparando mais de um lugar, o lugar em que estou pode ser mencionado simplesmente como "próximo" (veremos adiante o caso em que seria o "mais próximo"). A esta regra, segue o uso do "esse" para coisas ou pessoas próximas à pessoa com quem se fala (pronome "tu") e do "aquele" para coisas ou pessoas próximas à pessoa de quem se fala ("pronome "ele"), ou simplesmente coisas ou pessoas não próximas à pessoa que fala ou à pessoa com quem se fala (longe de "eu" e de "tu").
Outro uso da palavra "este" é no caso em que há mais de uma referência, sendo o "este" usado para a mais próxima, o "esse" para a menos próxima entre duas ou para a intermediária no caso de mais de duas e o "aquele" para a menos próxima para o caso de três. Neste caso, exemplos sempre ajudam:
É aniversário de João e José; este faz 10 anos e esse, 11.
É aniversário de João, Pedro e José; este faz 10 anos, esse, 12, e aquele, 11.
Entendendo: José faz 10 anos, Pedro faz 12 e João, 11.
No entanto, tal regra não tem lugar na frase "não estou aqui", pois não se trata de referência a mais de um lugar, apenas um lugar que, sendo referenciado por "aqui", que é o mesmo que "este lugar", que por sua vez significa simplesmente "lugar próximo à pessoa que fala", devendo ser o mais próximo possível, uma vez que é o local onde está a pessoa que fala! E nem é necessário, como já dito, fazer a comparação, já que estamos referenciando apenas um lugar.
Creio que haja outras formas de dizer isto, como:
- "Não estou nesse lugar" (passa a ser o local próximo à pessoa com quem se fala, bem diferente de "não estou neste lugar");
- "Não estou por aqui" (entenda-se "imediações", ou seja, o "aqui" e locais próximos, não apenas um local específico);
Só mais uma coisa para quem for responder: nada de analisar o entendimento ou não da frase, qualquer um que vir tal frase vai entender, afinal não somos computadores. É como aquela balela de "risco de vida" ou "risco de morte": sempre se falou "risco de vida" e todo mundo entendia, até que veio alguém dizendo que estava errado, que não é apropriado dizer que existe risco para coisas boas, então o certo seria "risco de morte"; mas exigir que se mude tudo não é bom, porque todos entendemos a expressão "risco de vida". O próprio Prof XBurger explicou isso. Portanto, a intenção não é querer que alguém mude seus hábitos, apenas saber se há ou não um erro na frase!
Update:Allison, esta frase aparece automaticamente em um comunicador que é usado no meu trabalho quando o programa detecta que não há atividade do usuário por um determinado tempo. Não lembro se é o Empathy, o Pidgin ou o Spark. De tanto ver esta mensagem (o pessoal não se lembra de fazer um "status" personalizado no programa), acabei questionando. Quase todos concordaram comigo, mas houve uma pessoa que discordou e ainda deixou outra em dúvida... Fiquei curioso, por que você perguntou?
Comments
Você copiou isso de onde?