Meu colégio (particular, católico) pode me reprovar em Religião?
Bom, peguei recuperação final em 2 matérias, Religião e Português.
Português estudei bem, porém religião não, e as provas são amanha de manhã!
Meu colégio é católico, e um amigo meu ano passado, que pegou recuperação somente em religião, só foi lá dar presença (não fez a prova) e passou.
Muitos amigos meus dizem que se eu pegar Religião e + alguma matéria, não teem certeza porém pode reprovar.
Verdade isso? Alguem sabe a lei?
Agradeço!
Comments
Bem amigo, de acordo com a portaria do Ministério da Educação e Cultura, que regula tais questões, você não pode ser reprovado na matéria Religião. Se quiser, não precisa nem fazer, pois o colégio não pode obrigá-lo, caso faça, infrige o Artigo 5°, Incisos VI e VIII da Constituição Federal. Pode alegar que pertece a outra religião, é ateu ou mesmo sendo católico, que detém de filosofia e doutrina própria sobre o catoliscismo e prefere não estar presente nas aulas. Com certeza o colégio irá contestar tal posição, mas se seus pais concordam com você, pode entrar na Justiça Especializada Cível e Criminal e com um bom advogado ganhará o processo, o direito a não assistir as aulas das matérias e pode até requere indenização por danos morais, com custas processuais e honorários advocatícios.
INFORME NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, VEJA
NA INTERNET, PROCURE SE INFORMAR, MAS
NÃO PODE REPROVAR NÃO.
nqowiofwoifbwoifbwiogbiwogbwogbg
Por lei, Religião não reprova.
Mas, as escolas da rede privada, às vezes "criam" normas internas de regimento. Mas não se preocupe tanto. Se você for reprovado, abra um processo no juizado de pequenas causas. É causa ganha na certa.
Toda escola tem um regimento interno com todos os procedimentos de recuperação, matrículas, reprovações, exames etc, e lá deve estar escrito se na sua escola o aluno pode ou não ser reprovado por religião. Esse regimento interno é registrado em cartório e assinado pelo Direitor da escola, então, eles devem seguir à risca o que está escrito ali. Vá até a secretaria do seu colégio e peça para ver o atual regimento.
Abraços.
legalmente ela pode reprovar, porém se costumeiramente ela costuma passar os alunos, fica calma que irão te passar também, ok.
Pelo menos que eu saiba, religião não reprova. A questão, porém, é complicada e envolve muito mais do que a simples questão religiosa. Se a escola é da rede pública, é uma coisa, se particular (principalmente quando pertencente a alguma denominação religiosa) o caso precisa ser avaliado de forma cautelosa.
Quem escolhe determinada igreja ou religião deve saber que precisará se ajustar, de alguma forma, a normas e conceitos que, se não lhe agradam, não há razão para seguir em frente. Da mesma forma, quem ingressa em colégio religioso, por coerência, deve aceitar certas normas, ou não o fazer.
Para exemplificar, invertamos a questão: se um católico ingressa num colégio evangélico precisará adaptar-se às normas que o regem. A questão é saber até que ponto essas normas podem chegar, sem com isso infrinjam a lei.
Em todo caso, você diz que "pegou recuperação" em duas matérias: Religião e Português. Você diz também que seu amigo foi à prova, no ano passado, somente para registrar presença, sem fazê-la, e passou. Talvez você mesmo já tenha respondido à pergunta.
Consulte o regimento de sua escola.
caramba,à lei eu não sei mais acho que é uma sacanagem
tem que ver o regimento interno e,m obediencia à lei