PLACA MÃE - Qual a melhor? intel, asus ou gigabyte?

pessoal to afim de comprar uma placa com socket 775 para um core 2 quad! qual dessas 3 marcas seria a melhor opção?

valeu e abraços!

Comments

  • Nelson,

    as 3 marcas que você citou desenvolvem dezenas de modelos para processadores do socket 775: modelos melhores, modelos piores; modelos mais caros, modelos mais baratos; modelos com rede WiFi integrado, etc.

    Creio que, mais importante que escolher a placa-mãe pela marca, é analizar as características (pontos fortes e pontos fracos) de determinados modelos e, a partir daí, escolher o modelo mais adequado com suas necessidades e "disposições financeiras".

    Para um processador "Core 2 Quad", recomendo o modelo Gigabyte GA-P35-DS3 rev. 2.1. Além de ter ótima relação custo-benefício e do raro suporte oficial ao FSB 1600, a revisão 2.1 é uma das placas que já suporta memórias DDR2-1200 e possui uma série de melhorias elétricas que estão sendo implementadas nas novas linhas de produção da Gigabyte. Tais melhorias são denominadas "GIGABYTE Dynamic Energy Saver (DES)".

    Para mais detalhes, sugiro que se remeta ao link a seguir:

    http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Pr...

    Essa placa, sem dúvida, representa uma escolha adequada para quem deseja adquirir um PC de alto desempenho.

    Agora, para quem almeja uma placa -mãe mais modesta, recomendo esta placa:

    http://www.essencialinformatica.com.br/loja/produc...

    Ela tem as seguintes características:

    1. Ótima relação custo-benefício (preço médio de 140 reais);

    2. Compatível com todos os "Core" com FSB até 1333MHz;

    3. Possui boa performance - muito próxima de uma placa offboard (exceto no vídeo, claro);

    4. Possui componentes onboard de boa qualidade, bem diferentes das clássicas "PcChips";

    5. Possui capacidade de overclock no processador e nas memórias;

    6. Possui capacidade de overvolt no processador e nas memórias;

    7. Possui capacidade de undervolt no processador (incrível para uma placa tão barata);

    8. Consome somente 8MB de memória RAM (diferentemente das placas onboard com IGP da Nvidia), não deixando o computador lento;

    9. Tem drivers maduros, leves e que não apresentam incompatibilidades;

    10. É feita no Brasil - embora o projeto não seja daqui - e tem garantia de 1 ano no Brasil.

    Na minha humilde opinião, ela é bem melhor que a Asus P5GC-MX (placa de custo reduzido que também se destina aos "Core").

    Por fim, permita-me reforçar como regra geral: antes de adquirir uma placa-mãe nova, certifique-se de que ela é compatível com o processador que você dispõe.

    Espero tê-lo ajudado. Boa sorte!

    (AJUDE-NOS TAMBÉM! "VOTE NA MELHOR RESPOSTA"!)

  • kara hé a intel sem dúvidas!!!

  • Não tem nem comparação! A Intel não tem os produtos mais caros a toa não! Dão um banho na concorrencia, o problema é o preço que é também as vezes quase o dobro das concorrentes!

  • seria melhor usar uma asus com o chip set da intel!

  • Todos são bons fabricantes, com destaque para ASUS e Intel.

    Mas, você tem de levar em conta que existem diversas soluções para os principais "nichos" do mercado. Você provavelmente se encaixa no nível "entusiasta", pois está em busca da melhor (é isso que sua pergunta deu a entender).

    A ASUS no segmento top de linha é a escolha mais cara, porém com o melhor desempenho. Abaixo listei alguns dos melhores modelos no quesito "desempenho".

    Eu acho que, pra você, o ideal seria comprar uma placa-mãe Intel, que combina preço acessível com alto desempenho.

    Abaixo te indico qual o melhor modelo de cada um dos fabricantes citados (ASUS e Intel) no momento (existem alguns modelos melhores usando o chipset X48 da Intel, só que ainda não têm muita disponibilidade no Brasil):

    -ASUS: Maximus Extreme ou P5E64 WS PRO (mais barata)

    -Intel: Desktop Board DX38BT

    Os modelos ASUS Maximus Extreme e Intel Desktop Board DX38BT usam o chipset X38 da Intel. Já o modelo P5E64 WS PRO usa o chipset P35, também da Intel.

    Quero deixar claro que o FSB dos processadores Core 2 Quad é de 1333 mhz. Com a velocidade em que o mercado se atualiza, quase que TODAS (menos as piores) placas-mãe têm suporte ao FSB de 1600 mhz e o FSB de 1333 mhz então, é obrigatório.

    Nas placas que lhe citei, existem diversos recursos interessantes, entre eles o suporte a conexão a redes sem fio (Wi-Fi), suporte à memórias DDR 3, suporte à toda linha Core 2 (inclusive os processadores gravados em 45 nm), suporte a FSB de 1600 mhz, alta capacidade de overclock, suporte a múltiplas plcas de vídeo no mesmo computador, etc.

    Cabe a você escolher qual a melhor para o seu bolso, porque o desempenho de todas citadas é excelente.

    Lembre-se: você perguntou qual o melhor fabricante.

    Então acho que não interessa qual a placa-mãe que tem mais "incrementos" inúteis, conforme citado:

    -Fabricação no Brasil (fala sério, você compraria um produto pior com o mesmo preço de um muito superior só porque ele é fabricado no Brasil? É brincadeira os argumentos...)

    -Certificações idiotas para fábricas de determinado fabricante de hardware (o que me interessa qual a certificação de fulano ou ciclano nisso ou naquilo? Se o produto dele NA PRÁTICA for uma porcaria não me interessa quantos "selinhos dourados" vem colado na caixa da placa... o que interessa é o desempenho no meu computador, não NO PAPEL)

    -Dizer que tal fabricante usa componentes de placa-mãe (tais como capacitores de estado sólido) melhores que a PCChips ... usar isso como argumento é sacanagem com o pessoal! A ASUS e a Intel só usam os melhores componentes... ah nem preciso falar né?

    -Intel e ASUS têm drivers excelentes, mais que maduros.

    No entanto, embora seja raro, se você tiver algum problema, não vai ficar na mão, visto que existe uma comunidade gigante de pessoas em todo mundo (inclusive no Brasil) que compra desses fabricantes.

    É claro que não serei hipócrita em afirmar que não fico feliz em ver fabricantes usando tecnologia de ponta, otimizando cada vez mais sua produção.

    Mas não podemos dar uma de "trouxas" e deixar nos levar pela conversa "marketeira" e fantasiosa de que teremos um mundo perfeito se adquirirmos seus produtos. Não caia nessa.

    Espero ter-lhe ajudado.

    ____________________________________________

    Não sei se os outros usuários também perceberam, mas os votos para melhor resposta estão meio tendenciosos... não acham? Estranho todo mundo negativo e só um positivo...

  • Asus.

    É mais instável, dá menos problemas eletrônicos, o suporte a drives e softwares é de fácil acesso.

    Procure sempre ver todas as configurações, como: itens off e onboard, chipset e tipo de processadores compatíveis!

  • A ASUS é mais famosa. Mas se você possuir um processador Intel a placa da Intel é uma boa opção. Conheço também as placas MSID e SIS e VIA que também são boas. A Gigabyte costuma ter problemas com drivers de dispositivos.

  • qualquer uma desde que tenha chipsets Intel®

    ela vai funcionar muito bem!

  • cara sem sombra de duvidas a intel é a melhor das três porem se vc colocar placa intel ponha tambem uma memória de marca boa como kingston ou corsair pois a intel não aceita qualquer coisa não

  • Asus sem duvida e a melhor!

    eh Asus ou Azus msm, eu sempre esqueço!?

Sign In or Register to comment.