R&E: Pense neste universo,todo espaço e tempo?

Então a causa do universo deve estar além do tempo e espaço,portanto ela não pode ser fisica nem material.Agora só existem apenas 2 tipos de entidades que se encaixam nesta descrição,objetos abstratos como numeros ou então uma mente inteligente.Mas objetos abstratos não causam nada,portanto,se segue que a explicação do universo é uma causa pessoal,externa e transcendente,que vive na eternidade e não no tempo,o que todos nós conhecemos com Deus.

A existencia de Deus é inferida pela origem do universo.Os ateus podem escapar deste argumento,dizendo que o universo existe de forma necessária,pela sua própria natureza,mas o que vou dizer agora impede este escape.Por que qualquer coisa que exista de forma necessária deve existir eternamente.Pense assim:Se algo passa a existir ou deixa de existir,então sabemos que sua não-existencia é possivel,ou seja,ela não existe de forma necessária.

O unico modo da causa ser eterna e o efeito ter inicio no tempo,é se a causa for um agente pessoal,que livremente escolheu criar um efeito no tempo,sem nenhuma condição anterior predeterminada.Assim somos levados não apenas a uma causa transcendente para o universo,mas para um criador pessoal.

Comments

• Muito bom argumento...

Depois de criar o universo, Deus reorganizou a Terra para que sustentasse a vida.

Talvez se não houvesse a rebeldia na "Primeira Terra", outros planetas poderiam também ser habitados.

• Deixa eu derrubar seu argumento pela premissa primaria...

,"objetos abstratos como numeros ou então uma mente inteligente". Os dois são possíveis de se imaginar através de de um cérebro material, são resultado de neurônios em pleno funcionamento..e você não tem argumentação empírica para refutar isso, apenas argumentos negativos...ou seja...seu argumento caiu por terra na base, ou seja aonde ele está fundamentado..a inteligencia humana depende de um cérebro em condições fisicamente saudáveis..pode se ver que ao atacar tal ser, a racionalidade humana é afetada, o que os religiosos chama de espirito...mas o engraçado é que esse esprito é afetado pela condição que esse cérebro está, ou seja se for apelar para uma mente inteligente, a unica que conhecemos depende de um cérebro biológico material pra existir..bye..bye para seu argumento..estou bêbado..mas vocês são fracos demais...

• O Universo existe no tempo e no espaço, mas isso não implica que a sua causa esteja, necessariamente, fora do tempo e do espaço. Veja bem autora da pergunta: eu posso criar muitas coisas e eu estou dentro do tempo e do espaço. Efeitos no tempo e espaço podem ter causas no próprio tempo e espaço. Não há nada de errado nisso.

A causa do universo só está para além do espaço se admitirmos que o universo é infinito. E a causa do universo só está para além do tempo se admitirmos que o universo nunca terá fim, ainda que tenha tido um começo.

Embora eu acredite que o universo é infinito e não terá fim, a maioria dos cientistas pensa que o universo é finito, já que ele está se expandindo, e que ele possivelmente terá um fim, quando toda a matéria se contrair novamente em um único ponto. Seu raciocínio pode fazer algum sentido para mim, mas não faz para a maior parte das pessoas.

E mesmo que a causa do universo esteja para além do tempo e do espaço, isso não implica que ela seja imaterial. A sua mente só consegue compreender aquilo que está dentro do tempo e do espaço. Se a causa do universo está para além dessas duas categorias Kantianas, então você é incapaz de compreendê-la. A partir disso, não é possível afirmar algo sobre a natureza desta causa, concluindo que ela seria material ou imaterial.

Você afirmou que somente Deus e os números são abstratos e imateriais. Mas isso é um erro, porque os universais platônicos também o são. Existem outras categorias dentro disso que nós consideramos como imaterial.

Concordo com você, quando você diz que qualquer coisa que exista de forma necessária deve ser eterna. Afinal, aquilo que não foi criado também não terá fim. O problema desse argumento é que a maior parte dos ateus admite que o universo surgiu em algum momento e teve uma causa material.

No final da sua argumentação, você diz que somente uma causa eterna pessoal poderia criar um efeito no tempo. Se a causa é eterna, ela está para além do tempo. Do ponto de vista Kantiano, isso implica que a sua mente não consegue compreendê-la. Então, como você pode fazer um juízo e determinar a natureza dessa causa, alegando que ela é pessoal?

Apesar de não concordar com o seu raciocínio, gostei da sua postagem e espero que Deus, que com certeza é imaterial, ilumine a nossa razão! Concordo com as suas conclusões, mas não com a lógica apresentada.

• Novamente essa filosofada postada.

Não adianta, enquanto houver apenas historinhas contadas sempre haverá a dúvida, o ceticismos.

Se é pra filosofar, vou disso: "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão, sem querer eles me deram as chaves que abre essa prisão".

• Somos meninos brincando no teatro da existência, sem poder alcançar sua complexidade!

• Tô vendo um site que fala da Assíria, de Assur no Iraque.

Aonde vão ser a Babilônia.

http://www.christiansofiraq.com/Ancient-assyrianci...

• Concordo!

Parabéns pelo argumento, principalmente o da primeira parte.

_Quem afirma que Deus fez vida só na Terra é no mínimo desinformado.

• '' Pense neste universo,todo espaço e tempo'' então por que deus fez a vda só na terra.

Sign In or Register to comment.