Tenho falha na minha voz, da pra ajeitar?

Sou cantor de uma banda de pagode em ascensão daqui de Fortaleza, mas com a voz mesmo aquecida, eu tenho uma falha na minha voz.

As vezes eu preciso subir o tom em uma música, e fica difícil porque minha voz não suporta.

Nesse caso, fonoaudiólogo resolve?

Comments

  • Procura um fono talvez ele possa te ajuda melhor

  • Veja se o tom das músicas estão de acordo com a sua voz.

    Pode ser que estejam altos demais. Na hora de subir ainda mais, falha.

    Não acho vantagem em tons muito altos. O importante é a sonoridade da voz bem agradável. Muitos cantam alto demais e a voz fica "espremida". Fica horrível.

    É melhor um tom em que a voz fica confortável.

    (se for esse o problema)

    Tchau!

  • Todos nós temos uma gama ou seja uma determinada extensão vocal. Procure saber qual é a sua e cantar dentro dessa extensão. Um modo simples e rápido é começar com a escala de Dó Maior e ir subindo de meio em meio tom. Veja se vc se sente confortável cantando as cinco primeiras notas da escala, ou seja uma quinta, falando de intervalo. Se começar a ficar dificil, vá descendo, também de meio em meio tom. Procure vocalizar com a vogal I ou U, pois as vogais fechadas proporcionam uma colocação vocal melhor. Não cante forte. Não force. Cante naturalmente, na altura de uma voz falada.

    Pelo que pude entender, as notas agudas não são o seu forte. Talvez vc seja um baixo, ou barítono. Nesse caso, vc terá de adaptar TODAS as tuas canções para uma tonalidade em que vc consiga cantar TODAS as notas de uma maneira homogênea e natural.

    Essas quebras de voz é a mudança de registro. Isso significa que vc está cantando fora de tua região natural.

    O homem tem a possibilidade do falsete, que é a voz de cabeça, como chamamos, que se assemelha ao timbe feminino. Normalmente o homem canta com a voz de peito. Sem técnica, o homem quando vai para o falsete há uma quebra e uma mudança brusca de timbre.

    Cada um tem um timbre próprio e particular., Não tente imitar ninguém. Apenas cante com a tua própria voz.

    Para dirimir possíveis dúvidas quanto ao estado de tua saúde vocal vc poderá consultar um fono, mas ele não terá as condições necessárias para classificar a tua voz, pois o conhecimento dele será fisiológico.

    A tua classificação vocal só poderá ser feita por um bom professor de canto.

  • Procure um professor de canto, ele pode ensinar a regular a sua voz,assim vai ter menos problemas.

  • Se não resolver, pelo menos vai ajudar bastante. Ele pode te ensinar vários exercicios para melhorar sua voz.

  • Ele é o profissional especializado.

  • Técnica vocal não é exclusividade para cantores eruditos.

    Você precisa saber qual é sua classificação vocal: se é baixo, barítono ou tenor.

    A partir disso, o professor de técnica vocal irá dar exercícios específicos, respeitando sua classificação, e ampliando sua extensão vocal. ( seus graves e agudos).

    Na técnica você aprenderá a projetar a voz corretamente, aprenderá que cada som tem um lugar certo e seu volume aumentará.

    Aprenderá a usar corretamente sua respiração. É através da boa respiração que se obtém o volume da voz, e não " forçando " a musculatura.

    Todos os bons cantores, fazem aulas de técnica vocal, possuindo formação erudita e desempenhando muito melhor sua voz em música popular.

    Procure um professor de técnica vocal em uma academia musical.

    Educando sua voz, terá ela por mais tempo e mais qualidade. Forçar agudos sem técnica danificará suas cordas vocais, e os danos serão irreparáveis. Sua carreira acabará logo.

    Canto há 18 anos, e trabalho com técnica vocal. Embora minha classificação seja contralto coloratura, tenho excelentes agudos, graças a técnica.

    Um abraço e sucesso para você e seu grupo em 2008.

  • Vc deveria tbém procurar um otorrino pra fazer um exame das cordas vocais pra saber se elas não estão com algum problema e aí fazer um tratamento com um fonoaudiólogo.Comigo funcionou.

  • Cmaa cebola

  • Olha só, o fono, se não resolver, melhora bastante...

    Mas também pode ser que a música não dê certo com o tom da sua voz. Nesse caso, um professor de canto resolveria... E também pode ser a respiração...

    Pode ser um monte de coisas. O certo é ir a um fono, que é especializado. E se não for "da parte dele", ele te encaminha para outra pessoa que poderá resolver.

    Você poderá treinar a respiração, dicção, etc.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!!!

Sign In or Register to comment.