Finalmente tomei coragem de fazer esta pergunta mas chegou o momento certo e?

Trabalhei com carteira assinada desde 89 a 92.Prestei um concurso publico em 1992 e passei nos primeiros lugares concorri com mais de 15000 inscritos na epoca.Sendo este emprego na epoca minha tabua de salvaçao.O problema e que eu tenho uma deficiencia congenita de nascença,sou cega de 01 vista e a outra sou obrigada a usar lente de contato com grau 15, na epoca quando passei pela pericia medica o medico me aprovou dizendo que eu estava apta ao trabalho.Fiquei feliz e agora quero prestar outro concurso na vaga de deficiente o que me preocupa e se no atual emprego publico que estou eles descubram.Sera que existe algum problema pra mim.O meu medico Oftalmologista agora em Dezembro solicitou que eu me aposentasse devivo o grau da minha miopia ter aumentado muito na unica vista que possuo.Sera que posso fazer minha inscriçao na vaga de deficiente ja que existe a lei nos protegendo.Carrego este segredo comigo ha mais de 25 anos.Sou formada em Ciencias Contabeis ha 12 anos com muito orgulho

Update:

Na epoca que prestei o concurso fiz minha inscriçao na vaga das pessoa normais.

Comments

  • Querida, se você escreve tão bem aqui, sem quisquer erros, e é professoas ha tantos anos e ninguém deu conta é porque é competente.

    nunca perca a esperança e lute pelos seus direitos!

    você não é diferente, é especial e uma grande lutadora, se conseguiu ate aqui deixar tantos bons profissionais para trás é porque é boa e dedicada ao que faz.

    força querida!

    que este ano de 2008 traga tudo de bom para a tua vida e que consigas realizar os teus sonhos!!!

  • Acho que deve aposentar e ficar bem tranqüila e a vontade para viver, não se sacrifique tanto, não se preocupe tanto: (Aposente!)

  • Fernanda, como sua aptidão ao trabalho, na época da contratação, foi testada e aprovada pela perícia médica, não há por quê se preocupar, mesmo porque você sempre teve desempenho normal nas suas atribuições.

    Se for de seu interesse, preste normalmente o concurso, disputando a vaga destinada aos deficientes visuais, mas antes, procure saber se o seu caso pode ser enquadrado nesse concurso como deficiente visual .

    Outra questão está relacionada à sua possível aposentadoria por invalidez, conforme o médico lhe recomendou, pois se isso acontecer, não poderá mais concorrer a nenhum cargo ou função pública.

    Boa sorte!!!

  • Acho que se aposentar seria o melhor caminho, não vale a pena sacrificar assim sua saúde, ainda mais que seu oftalmologista acompanha o seu problema há tantos anos!

    Tem coisas na vida que não valem a pena tanto esforço.

  • Se você vai prestar outro concurso o melhor é prestar em vagas para deficiente.

    Se você não informar isso em sua ficha de inscrição e for aprovada, você poderá ser barrada no exame médico e ser desclassificada.

    Outro ponto importante é que você não poderá requerer aposentadoria e ficar trabalhando o funcionarismo público.

    É uma coisa ou outra.

    Boa sorte.

  • Vc tem q analisar se esse seu problema está incluso nos editais dos concursos, pq passar com certeza vc passa.. ainda que te demitam, vc conseguirá outra vaga tranquilamente.. a pergunta então é: o seu problema te garante concorrer nas vagas de deficientes? se sim, bola pra frente, faça o próximo concurso que tenha um cargo melhor q o seu.

  • A sua situação no emprego atual permanece a mesma, já que você prestou na época como normal, passou e exerceu a função sem maiores problemas. Hoje, com a lei para vagas para portadores de deficiência, você deve prestar sim.

    Se vc puder atestar essa sua deficiência atualmente, claro que pode prestar como deficiente.

    Para ter certeza quanto a isso, procure algum amigo que conheça algum advogado que lide com leis trabalhistas e se informe.

    Boa sorte!

  • eu acho que se vc tem condição de trabalhar continue pois como vc mesma disse "Sou formada em Ciências Contabeis há 12 anos com muito orgulho" .

    e na minha pobre opinião não tem nada melhor no mundo que quando somos úteis.Mas veja se realmente vc tem condições de trabalhar tá.

    um grande abraço.

  • Hummmm...decisão difícil.

    Mas se V. prestar o novo concurso e passar...bye bye..passou e até logo !

    Se no atual emprego eles descobrirem, o que poderão fazer ? Não poderão te dispensar assim sem mais nem menos, já que V. vem desempenhando as tuas funções satisfatoriamente.

    Eu no teu caso prestaria o concurso. Naturalmente não comunicaria nada a ninguém. Se passar, eles vão ficar sabendo, depois, mas nada poderá acontecer-te.

    Se não passar, parece-me que nada poderão fazer, mesmo que venham a saber.

    O meu ponto de vista é que V. tente e faça força. Passando V.estará 100% segura e tranquila.

    Que Deus te ajude ! Boa sorte !

    Abraços (Vou torcer por Você !)

    :)

    .

  • para um leigo sim, mas para os seus chefes não.Apesar de concurso público vc vai será avaliada.preste atenção no edital.Se tem lei te protegendo siga em frente, se não, não minta.A maioria dos editais diz que as informações inverídicas descobertas a qualquer tempo eliminam vc do concurso.Qto ao seu médico sugerir aposentadoria quem estabelece isso é o INSS. Só a per[icia de lá pode avaliar o caso;Até onde eu saiba eles são os primeiros a dificultarem aposentadorias por qualquer motivo. Vc tem chance de se mante ativa sem mentitr. Boa sorte! Depois me fala o resultado tá. Torço por vc...

Sign In or Register to comment.