O negro no Brasil e seu papel na sociedade ?

queria uma pesquisa para hoje ! uma pesquisa sobre o negro no Brasil e o seu papel na sociedade.

Comments

  • o negro tem fundamental importância na construção da história e na sociedade brasileira, é inegável as atrocidades que o regime escravista submeteu os negros, que arrancados de suas pátrias, familias seus costumes e crenças sofreram pela construção e "desenvolvimento" deste país, a absoluta maioria das riquesas do país na éra do café por exemplo se deu pela mão de obra escrava dos negros, sem falar nas charqueadas no sul posteriormente e na construção civil após uma falsa abolição,porém a historiografia não dá voz à esses excluidos da história como à outros marginalizados também, devemos levar em concideração que a história era escrita pela elite dominante, moldando-a assim conforme suas conveniências, hoje já podemos ver uma história multi facetada, a história da mulher, dos loucos, dos operários... e assim por diante. isto é muito rico, e principalmente importante por mostrar que a história é uma ciência em constante transformação, você poderá encontrar excelentes artigos sobre este tema, até mesmo na internet nos sites das universidades, para você ter uma explanação mais detalhada.

    espero ter sido esclarecedor

    sucesso

    expressem suas opiniões na minha pergunta sobre as cotas em universidades destinadas à afro-descendentes. - no meu prefil vocês acham.

  • Após a abolição da escravatura com a lei aurea (1888), todos achavam que o problema do negro estaria ao fim. Se enganaram. Estava só começando. Com a abolição os negros começaram a entrar na sociedade e o povo passou a ser racista porque ainda achavam que eles eram escravos. Com isso começou a surgir as favelas... o problema de atualmente!

  • A cada dia que passa a sociedade vem evoluindo, a população em si contribui muito para isto. O negro tem papel fundamental para o desenvolvimento, como também os deficientes físicos...

    Espero ter ajudado, não posso continuar escrevendo pq tenho que ir trabalhar, mas tente , você é capaz, tenho certaza disso!

    /),,/) Que Deus te ilumine sempre!

    (' ; ') Que vc tenha sempre um motivo

    (")(") para sorrir. Tenha uma ótima tarde amiguinho.

    Tenha certeza: Jesus te ama!

    “Siga a sua alegria, e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes”.

    <>*<>

    (='.'=)

    (")'(")

    Que sua vida seja repleta de alegrias e conquistas.

  • lhe recomendo que leia CONFORMISMO E RESISTÊNCIA - por MARILENA CHAUI

    Ela abrage os aspectos da cultura popular no Brasil, e não só o negro no seu papel social no brasil, mas os frutos de toda miscigenação na cultura e na historia do Brasil.

  • É de se reconhecer que existe muito preconceito, mas da parde do próprio negro, ele sim se acha inferior, acha que seu intelecto é menor e por isso exige cotas em universidades...

    Acha que tudo é movido por preconceito, a cor não diz nada da pessoa...

    E, sim, sou branco, mas poderia ser negro e mesmo assim minha auto-estima seria motivada por melhores condições de vida!

  • Por mais que a sociedade ainda nao seja IGUAL, acho que o papel tem se tornado cada dia menos discriminado...

    Hj a situação social-economica é mto mais forte...

    Encontramos mtas pessoas brancas que sao pobres e etc.. e no nosso pais o pobre sim é discriminado!

    abraço

Sign In or Register to comment.