Como resolver essa equação do 2º grau incompleta?
o exercicio é o seguinte:
considere a equação 2x² -50 = 0.
resolva essa equação do 2º grau incompleta.
a) sem usar formula de bhaskara
b) usando formula de bhaskara
por favor me ajudem, nao entendo nada de matematica
Comments
a)
2x² - 50= 0
2x² = 50
x² = 50/2
x² = 25
x = ± √25
x = ± 5
logo, x = - 5 ou x = 5.
b)
2x² - 50 = 0 na forma geral:
2x² + 0x - 50 = 0
Pela formula de Bhaskara:
Δ = b² - 4ac ⇒
Como a = 2 b = 0 c = - 50 substituindo temos:
Δ = b² - 4ac ⇒
Δ = 0² - 4.2.(- 50) ⇒
Δ = 0 + 400 ⇒
Δ = 400
x = (- b ± √Δ) / 2a substituindo temos:
x = (- 0 ± √400) / 2.2
x = ± 20 / 4
x’ = 20 / 4
x’ = 5
x” = - 20 / 4
x” = - 5
logo, x = - 5 ou x = 5.
ESPERO TER AJUDADO
Meu amigo, você pode somar 50 em ambos os termos, ou, para os leigos, "passar o valor -50 para o outro lado do sinal de igual invertendo o sinal". Ficaria 2X^2=50. Você ainda pode dividir ambos os termos por 2, ou, "passar o 2 que está multiplicado para o outro lado em forma de divisão", assim ficando: X^2=25. Agora, tirando a raiz quadrada de ambos os termos, ou "passar a potência para o outro lado pela operação oposta, potênciação", desse modo ficará: X=Raizde(25). E, por fim, basta calcular a raiz quadrada de 25 que obteremos o valor de X, que é 5 ou -5. Esta é a forma de resolver sem usar a famosa fórmula cuja qual recebe o nome de Bhaskara, um matemático. Você não precisa resolver esta equação utilizando a mesma pelo simples fato de não existir um coeficiente em X, e tal fórmula somente existe como auxÃlio para resolver equações do 2º grau em que há um valor diferente de 0 para B, você só terá de usar a fórmula com o B sendo 0, mas, não há razão para isto, você só irá perder mais tempo e chegar no mesmo resultado. Eu espero que tenha entendido, procurei ser o mais objetivo possÃvel.
Fonte : Minha experiência de quatorze anos.