Que linguagens de programação essenciais aprender?

Quero desenvolver para web.

Fora PHP e outras linguagens para web o que é essencial aprender?

É importante aprender CSS, JAVASCRIPT, XML, XHTML ??

Comments

  • essencial essencial são, em se tratando de webstandard e a WEB 2.0, que são as novas regras da internet para uma página de acordo com os atuais padrões internacionais (W3C) são: XHTML (que é uma evolução do HTML) para a estrutura do documento; e CSS (folhas e estilo), para determinar a estética do documento.

    O Javascript não é muito recomendado, de acordo com os padrões, por não ser multiplataforma ou não atender alguns casos (tem gente que ignora esta não tão pequena parcela de usuários, mas eu acredito que um site realmente bom é aquele que pensa em abranger o máximo possível de perfis de visitantes: muitos usuários, por questão de segurança, desabilitam o javascript. Portanto, é aconselhável evitar javascript para recursos importantes do site)

    O XML não é essencial, uma vez que o XHTML seja uma espécie de HTML com XML, mas lhe será muito útil aprender posteriormente, por ser multiplataforma.

    Porém, não é essencial. É um plus a mais, um diferencial importante.

    Espero ter ajudado :0)

  • CSS, XML e XHTML não são linguagens de programação.

    Pra web php ou asp é indispensável.

    Sugiro que aprenda Java, é a linguagem mais usada no mundo, tanto na web quanto em aplicações. É usada até em celulares.

    Javascript é indispensável para trabalhar com Ajax.

    Eu recomendaria também Shell, Perl e Python para ambiente linux, mas agora o php roda em linha de comando, o que coloca elas em segundo plano.

    Se ultiliza ambiente windows (do qual não recomendo), sugiro asp .net e vb.

  • Olha, o PERL é a linguagem em que o PHP se baseou.

    É uma linguagem nativa Unix e certamente a mais poderosa para manipulação de textos.

    Tanto que é usado em sites grandes como bbc,adobe,ebay,hotmail,nasa,yahoo, enfim!....

    Não precisa falar mais nada né?

    Se quiser aprender um pouco mais sobre esta linguagem, tem vários tutoriais no meu blog: http://perlpoint.wordpress.com/ e estou constantemente atualizando. Por isso, se estiver afim de aprender mesmo, fique a vontade para fazer quantas perguntas quiser que responderei com o maior prazer. Abraços

  • -------------- Para Programação Web----------------

    * Asp - Tão importante quanto Php, soh que eh da Microsoft

    * Java - vc pode desenvolver softweres para celulares, e pra web, e trabalhar em conjunto com asp que vira JASP

    * Action Script - A Linguagem que o programa Flash usa,

    mas eh bom conhecer todas

    como Cfm - Aspx - Php3 - Dhtml - Perl - Gci, e outras

  • HTML é fundamental

  • Java , .Net, VB.NET...depende de que plataforma vc quer trabalhar.

Sign In or Register to comment.