É possível preservar os recursos naturais sem diminuir o nível de conforto?
O recente relatório do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) apresentou resultados preocupantes sobre o atual estado do planeta e destacou os principais problemas: a concentração de gás carbônico na atmosfera que gera o aquecimento global; a poluição dos rios, lagos, zonas costeiras e baías; a crescente escassez de água potável; a degradação dos solos, e desmatamentos contínuos. As conseqüências dessa situação são diversas e sempre trágicas, e um exemplo é a estimativa de que 24% das espécies de mamíferos e 12% de pássaros estariam ameaçadas de extinção.
Segundo aponta a maioria dos cientistas, o mundo chegou a um momento em que o homem terá que optar entre manter o luxo e conforto da vida moderna ou salvar o planeta da destruição. E, de certa forma, pode-se dizer que restaurar a natureza seria uma questão de auto-preservação, pois o próprio homem sofre os efeitos colaterais dessa devastação que promove, seja através das ações destrutivas das grandes indústrias ou do simples uso doméstico de ar-condicionado e outros aparelhos que interferem no meio ambiente.
Ao colocar esses pesos na balança, o que você acha mais importante: manter o estilo de vida confortável de hoje ou atender às demandas da natureza e lutar por sua conservação? Você mesmo abriria mão de sua qualidade de vida apenas para ajudar na preservação ambiental?
Comments
Como colocou um dos colegas, 1/3 da população vive sem esse conforto.
O maior problema, na minha opinião, é o consumo desenfreado. Consumimos mais porque queremos "pertencer", é status. A partir do momento que se questiona a real necessidade de compra, contemos o impulso.
E é o modo de produção e descarte que polui. Para fabricar um produto, consome-se matéria-prima, que nem sempre é renovável, consome-se energia para produzir, nem sempre reutilizável, e para armazenar, colocar na prateleira e, por fim chegar a sua casa, segue o consumo de energia.
Completo o ciclo, entra-se no processo de descarte. Qual o impacto? A embalagem é de papel reciclado ou plástico? A pessoa foi descartá-la adequadamente no programa de coleta seletiva?
Por último, precisava mesmo comprar o produto?
Nós estamos "comendo" nossos recursos naturais por conta da nossa "fome" de consumo esquisofrênica, em nome do conforto material e espiritual.
Com o mundo em que vivemos, onde a força do capitalismo tem exigido cada vez mais o consumo, eu ainda acredito que o homem seria capaz, não de abrir mão dos bens materiais mas de desenvolver pesquisas, vendo novas vias de reduzir o uso de recursos naturais e sim de reuso destes já inclusos em bens que já foram utilizados. à uma situação difÃcil, nos tempos modernos, não teria como a humanidade retroceder a era do homem na caverna, deixar de usar o computador e outros bens eletrônicos pra salvar o planeta, mas sim de vc tomar determinadas atitudes, como a redução do consumo de água, por exemplo.
Sim, com reciclagem e novas tecnologias.
Muita gente diz que abriria a mão de conforto, mas porque já não abriu? Muita gente fala em preservação do meio ambiente, outras dizem que não deveria ser só o meio, mas ele todo (pois é, tem quem pense e fale assim), mas será que as pessoas tem noção e aplica em suas vidas as coisas mais simples e que estão mais acessiveis para nós como: reduzir o tempo de banho, usar a energia elétrica apenas quando necessário (como deixar lâmpadas acesas em locais vazios), separar o lixo reciclável, não jogar lixo nas ruas... as pessoas falam muito da preservação do meio ambiente, mas quando vão as praias jogam lixo no chão, jogam latas isso no local onde estão desfrutnado. Eu tenho hábitos que diria que muita gente é incapaz de fazer. Alguns hábitos, ainda que pequenos fazem a diferença na qualidade de vida sem prejudicar o conforto. Não sei de onde vcs são, mas na parte de Guarujá, bem perto de Bertioga, tanto que para atravessar o canal tem que pegar balsa, tem uma praia que chama Praia Branca, onde o acesso é por meio de trilha pavimentada e preservado por ongs. Para chegar a praia, é a pé em 30 minutos, no meio do mato pela trilha. Durante todo o caminho se vê muito, muito lixo no meio da mata, lixeiras destruÃdas por vândalos, gente que rouba bromélias da mata, campings sem autorização de funcionamento pois até onde sei é proibido, e quando chega a praia muito lixo, garrafas, latas, copos descartáveis, tudo o que se imaginar! Presenciei até mesmo o absurdo de ver um grupo de uns 6 caras quebrando uma tampa de isopor e jogando no mar. E aÃ? As pessoas que vão pra lá dizem que querem ficar perto da natureza, mas fazendo esse tipo de coisa? Tinha muita gente e não havia um policial, um fiscal e nem ninguém da ong para fazer nenhum tipo de fiscalização ou orientação. Eu mudei meus hábitos, mas tem gente que além de não conseguir mudar hábito algum, ainda destrói o pouco que há de bom. Por que as florestas na Amazônia estão sendo destruÃdas? Porque não há punição para os destruidores! Por que quando se fala de preservção de florestas, matam freira, matam os protetores e gente do bem enquanto aqueles madeireiros fazem o que querem naquelas terras que parecem que não são de ninguém! Se acabasse com esse tipo de gente, a população poderia sim aproveitar dos bens que a floresta fornece! A biopirataria está aÃ! Não cuidamos do que é nosso e os gringos vem pra cá pra levar o que podem e vender produtos lá fora! O povo daquela região sofre porque há interesse polÃtico! Quanto mais carente, mais pobre, mais vai depender do governo e sempre os polÃticos de mau caráter serão eleitos! Quem não quer ter casa na praia? Muita gente se preocupa tanto com o meio ambiente e constrói casas onde antes era mangue, um ambiente super complexo. Todo mundo está preocupado com o aquecimento global, mas quem bota a culpa nos outros paÃses, já fez algo por si mesmo? Será que já deixou de usar carro para usar transporte coletivo? Será que planta árvores sempre, o clickarvore está aÃ! Quanto ao meio ambiente muita gente tem muito o que aprender, pois enquanto cada um estiver botando a culpa no outro sem ver seus erros, cada vez mais o planeta sofrerá.
Eu também acho que não é necessário abrir a mão de algum conforto. Se toda a gente fizesse as mais simples coisas tudo seria bem diferente. Ao mesmo tempo que estamos a preservar o nosso ambiente, também estamos a poupar dinheiro. Exemplo disso é a colocação de painéis solares nas nossas casas. Eu sei que inicialmente traz alguns custos, mas estes são rapidamente repostos. Podemos, por exemplo, vender à s companhias de electricidade a energia excedentária obtida pelos painéis, em que esta é conduzida pelos mesmos fios que anteriormente forneciam a energia eléctrica para a nossa casa. à muito simples, e para além disso não nos podemos esquescer dos benefÃcios fiscais que nos são dados pelo Estado, apesar de não ser um grande valor. Eu mesma estou a falar por experiência própria. Mas isto de que eu estou a falar já é um grande passo. O simples facto de começar a tomar duche em vez de manho de imersão faz com que poupemos muitos litros de água. Sabiam que num banho de imersão gasta-se em média 50 garrafões de água (sabendo que cada um tem 5 litros). Pois é. Quando estamos a tomar banho nem notamos quanta água gastamos. Bem se quiserem podem até nem tomar duche(o que n e o meu caso!), o que seria óptimo, mas isso é convosco. :)Já repararam que a água está mais cara do que a gasolina??
Pensem nestas coisas. São elas que vão garantir o nosso futuro e o dos nossos filhos...
NÃO Ã NECESSÃRIO DIMINUIR O CONFORTO PARA MELHORAR A QUALIDADE AMBIENTAL.
Sou consultor e afirmo: temos tecnologia para melhorar a qualidade ambiental do planeta e aumentar o conforto da população. Tecnologia não é problema.
O problema é usar a tecnologia existente, e melhorar a distribuição de renda da população em geral. Sinceramente, dois terços da população do planeta não tem conforto para abrir mão, querendo ou não.!!!!!
PESSOAL, o problema do planeta não é ambiental, é sociopolÃtico.
Qualquer dúvoda me perguntem, esse assunto eu domino!!!!!
Só quem tiver uma visão muito curta é que não abriria mão do seu conforto... E se não abrisse, não só teria pouco tempo com esse estilo de vida, como seria moralmente responsável pela ruÃna de todos os demais seres humanos, principalmente os da próxima geração.
Nos útlimos anos estas nossas sociedades consumistas desenvolveram-se exponencialmente, estabelecendo necessidades de consumo, conforto, luxo, futilidade, excesso e desperdÃcio com base na brutal utilização de recursos finitos (especiualmente o petróleo) e na produção de resÃduos nefastos. Como pode uma sociedade não sustentável continuar no seu ritmo se quiser ser sustentável?Não pode. Tem de evoluir e modificar-se.
O difÃcil é mesmo começarmos a aplicar isso em nossas vidas e contagiar os outros. Deixar de comprar produtos de cosmética em excesso só porque saiu um novo creme mais eficaz para as rugas ou queremos experimentar aquele champô que é tão anunciado na tv (substâncias quÃmicas e embalagns de plástico que vão para o ambiente), trocar de carro, frigorÃfico, tv, leitor de dvd, máquina digital, computador, apenas porque saiu uma versão super atractiva, deixar de utilizar o carro para ir à s compras apenas porque estamos com perguiça de ir a pé, deixar de comprar nas multinacionais (que são responsáveis não só pela má gestão dos recursos e pelo desperdÃcio mas porque lucram com mão-de-obra barata em paÃses mais pobres) apenas porque as coisas são mais baratas. Ter em atenção que cada coisa que compramos está a fomentar todo o negócio e impactos por detrás da sua produção.
Ou seja... sim! E lembremo-nos - se nos desculparmos que só vale a pena se for um movimento geral, então NUNCA conseguiremos reverter a situação. Temos de dar o exemplo! E se a maioria não quer saber, que seja apenas um pequeno grupo a tentar evitar que o barco vá ao fundo. As revoluções sempre foram feitas assim...
Força pessoal!
Preservar os recursos naturais è exatamente o que nos trarà qualidade de vida, pois imagine sao paulo com muito verde ,animais e o tiete despoluido.
Certamente é possÃvel redefinir os padrões atuais de produção desse "conforto". Não se trata de deixar de consumir os recursos naturais e sim racionalizar esse uso. Especificamente no caso dos recursos renováveis, podemos racionalizar seu uso para garantirmos que as gerações futuras tb disfrutem dos mesmos.
Sim ! sempre há meios alternativos.. agente sempre opita pelo meio mais facil que sempre traz consequencias indesejaveiz.. agora temos que da uma virada radical para mudar o mundo