O que posso usar para substituir o azeite de dendê numa receita de moqueca de peixe?
Eu e minha família adoramos moqueca de peixe, mas descobri que meu marido e minha filha são alérgicos ao azeite de dendê. Gostaria de preparar novamente o prato sem alterar o sabor, não usando esse ingrediente. Tem como?
Comments
Substitua por azeite de oliva com um pouco de vinho seco
que dá um toque especial ao prato.
Co-herdeira, o azeite de dendê é muito pesado para quem não está acostumado, substitua pelo de granola ou girassol, fica muito gostoso também.
Abraços do padeiro gaúcho.
Há dois tipos de moqueca, a baiana e a capixaba. A diferença entre as duas está, justamente, no dendê, que só entra na baiana.
Na moqueca capixaba, o dendê é substituído por óleo de urucum, que dá um colorido bastante parecido com o dendê. Você pode comprar o industrializado (meio difícil de encontrar) ou fazer em casa, colocando óleo ou azeite em fogo bem baixo e misturando sementes de urucum. Quando o azeite estiver vermelho (cuidado para não queimar), retire do fogo e coe as sementes.
OBS: Tem gente que prefere adicionar colorau na muqueca, mas eu acho que altera o paladar.