Socorro, problemas com uma turma !!!!!?

Pessoal, socorro, comecei a trabalhar em uma escola particular faz duas semanas, sou o terceiro professor de português este ano, estou sentindo uma grande barreira em uma 7ª série, nada que levo dá certo, dá impressão que tem um muro entre os alunos e eu.

O que me conforta é que todos os professores têm problemas lá, não sou só eu.

O que fazer ???? Não sei ???? Socorro !!!!!!!!!

Já tentei inúmeras coisas e nada !!!!!!

Tenho medo de ficar aquele clima chato . . . . . .

Comments

  • Colega

    Entendo sua situação, especialmente por ter alunos da rede particular e ser o 3 º Prof. deles no corrente ano. Existe uma certa resistência quanto a mudanças e creio que o ideal é ter uma conversa franca com eles.

    Mostre a sua boa vontade em ser amigo e procure, sempre que possível os envolver em exemplos de situações reais.

    Demonstre segurança mas tb. o seu lado de pessoa, de humano, falível e com humildade.

    Se a própria escolar tiver orientação pedagógica leve o problema para ele, porém , é certo que os alunos acabam sempre valorizando quem os ensina e os trata com consideração.

  • - Dpd !!!

    Também sou professor, e, já passei por isso. Perguntei

    ao diretor, se ao invés de avaliações mensais, bimensa

    is e trimestrais, eu poderia fazer avaliações(provas) com

    maior constância e verificar a evolução da turma. Ele auto

    rizou, e, passei a fazer provas dos assuntos diariamente

    em semanas diversas. Bastou fazer isso por dois meses

    consecutivos com provas semanais, que acabei domando

    alguns e educando outros. Passaram a prestar mais aten

    ção nos assuntos e a se compenetrarem mais na matéria.

    Sucesso, sorte Sempre !!!

    Jose André.

  • Caro colega,

    se o aluno cria resitência ao professor no inicio do ano , imagina quando chega o terceiro professor no ano letivo.Não importa qual o método vc utilize, se fará necessário mostrar que você esta alí para ajudá-los.Mostre para eles que você confia neles e com isso você ganhará a confiança deles.

  • Você já foi com o espírito preparado contra essa turma. Primeira coisa, derrube essa barreira, e mostre auto confiança, senão você ficará à mercê deles. Mostre a eles que você é o professor, e que você sabe, mas seja simpático e amigo deles, para que o respeitem. Envolva a turma em um clima descontraido, mas com limites. Conquiste seus alunos, isso é uma regra que é muito válida em qualquer idade que eles estejam. Em todo final das aulas, reserve uns 10 minutos para que vocês conversem sobre o que eles quiserem ou lancem um assunto para ser discutido nesse tempo. Comece por ordem alfabética ou de fila, para que todos tenham oportunidade de se expressar, mesmo que um assunto demore o mês todo. Tente e boa sorte.

  • Eu como sou aluno posso te dar umas dicas!Tente ser amigos dos alunos dar aulas que envolvam eles, nao dar aulas que fiquem so no mesmo tema por muito tempo!!!Seja engraçado!E se eles tiverem bagunçando muito seja rigido, exemplo: discontando 0,10 da prova a cada vez que atrapalha a aula! Na minha escola ajudou muito isso!! Nao seja tambem aquele tipo de professor que os alunos fazem o que querem na aula!!

  • Olá td bem?

    Alguns comentários sobre o que falou:

    1) Você disse que parece que existe uma barreira entre vc e os alunos. Portanto, procure primeiro verificar de onde vem esta barreira. Para resolver um problema, vc deve descobrir a causa dele e, então, eliminá-la, certo?

    2) Identifique os alunos mais "levados" e converse com os pais deles. Talvez existam uns poucos "bagunceiros" que acabem influenciando a turma toda. Tente (de modo sutil) inibir as atitudes desses alunos.

    3) Tente despertar neles o gosto pela língua portuguesa. Ajude-os a compreender que a matéria faz parte do cotidiano deles. Crie atividades interativas, onde todos possam participar (assim eles ficam ocupados).

    4) Procure "falar" a lingua deles. Exemplo: as meninas geralmente são mais sensíveis, é provável que algumas pelo menos gostem de poesia. Trabalhe isso com elas.

    Algumas sugestões de atividades:

    Exemplo(1): Peça para a classe escolher uma música que eles gostem. Traga a letra e discuta os aspectos gramaticais da letra com eles.

    Exemplo(2): Crie um "jogo". Divida a classe em grupos e dê um texto para cada grupo. Cada equipe terá de encontrar os erros de português contidos no texto. Quem conseguir encontrar mais erros ganha a competição.

    Exemplo(3): Faça uma roda na sala e peça para um aluno voluntário ficar no meio. Diga para ele fingir ser outra pessoa e entreviste-o. A partir das respostas que ele for dando peça para cada aluno escrever uma redação sobre o personagem.

    Exemplo(4): De modo geral, procure aproveitar a descontração dos alunos extrovertidos. Crie atividades onde eles possam estar em evidência. Peça para eles declamarem poesias, encenarem peças de teatro etc... É bom para eles

    abraços e boa sorte

    filosofo

  • Passei pelo mesmo drama...só que pelo outro lado, estudava numa escola pública e tive na 7a. série, uns sete professores de português...a coisa só foi pra frente quando colocaram uma professora altamente autoritária, que ditava todas as aulas (parecia aulas de faculdade), ou seja, se o pessoal não pegasse as coisas nas aulas, não teria mais nada... foi uma fase bem difícil para todos...mas só com ela as coisas começaram a se ajeitar...

    Não digo pra você virar um carrasco, mas deve ter pulso firme, não tenha medo de deixar um clima chato, você tem uma obrigação e ela deve ser cumprida!!

    Boa sorte!

    Té mais!!

  • Demonstre que você tem confiança.

    Mostre a eles que podem realmente aprender com você... assim como você também pode aprender com eles. Mas não perca a autoridade. Com o tempo você notará o "tom" da turma. Com certeza ficará mais fácil de escolher a maneira como tratá-la!

    Foi assim que consegui "domar" uma turma formada pelos "piores" alunos de todas as turmas de uma escola.

  • é... quando se pega uma turma inteira ignorante e fogo

Sign In or Register to comment.