Preciso muito de ajuda, queria entender por que Max Horkheimer?

culpa Descartes pela existência do nazismo? No texto "A revolta da natureza" ele diz que temos que seguir os esforços de Descartes para localizar esse "Eu" que não se encontra na natureza, mas permanece suficientemente próximo da natureza para influenciá-la. (O "Eu" aparece ligado as funções de dominação, comando e organização).

Quero entender, estou um pouco confusa, tenho prova de filosofia sobre ele e etc, alguém poderia me ajudar??????

Comments

• Horkheimer nesse texto se alinha, e muito, com o conceito freudiano de civilização. Descartes dizia: penso, logo existo. Estava certo, mas aceitava apenas que apenas o pensamento cartesiano objetivo e conciente do homem fosse o controlodar do homem. Kant, schopenhauer e freud descobrir o conceito de inconsciente. Em que ele se baseia: que a natureza sempre vai reagir ao ser reprimida pelo pensamento. A natureza se volta contra o proprio homem, e age tb, mesmo que ele ache que quem está no controle é o seu pensamento consciente, concorda? Sabemos que é assim...

Horkheimer, bem como freud, aproximou a ideia de inconsciente a civilizção. Ou seja, ele diz que a civilização sob o controle racional, conquista do iluminismo, também reprime e também pode gerar um falsa impressão de que está tudo bem... Quando não está. Quando esse outro eu social pode estar agindo, porque a sociedade é natureza e a natureza sempre reage quando controlada.... Descartes não contava com essa na sua teoria de pensamento cartesiano. É por sí. O assunto é super interessante. Vale dar uma estudada.... Baseado no que te escrevi acima fica mais fácil se guiar. Veja, não é bem o insconciente coletivo de jung (ainda que possa ser) mas é muito mais algo que **** no estado iluminado que ganha contornos de barbarie. Pois o homem tem o dom de controlar a natureza, mas se está tudo controlado, a necessidade de controlar mais (dadiva que a natureza deu ao homem) pode deixar de ser dádiva para virar um ponto repressor, a barbarie contra aliberdade do indíviduo (não é isso que acaba acontecendo com nações.) então, essa epressão social pode, abrir espaço para as manifestações de nossa natureza mais animalesca, sob o pano da razão. Bem como acontece com o homem... A sociedade passa a agir inconscientemente, contra seu proprio valores, que foi o que aconteceu com alemanha na segunda horkheimer. É isso... Veja o que vc consegue concluir com essas infos. Abs.

Abs.

Sign In or Register to comment.