Inveja, critério e admiração?

Pela vida toda presenciei pessoas que sofreram algum tipo represália argumentarem que se trata de inveja de terceiros.

Em minha leiga avaliação, acho que é um argumento comodista. Verdade que tem pessoas que buscar destruir já que não conseguem construir, mas também tem muita falta de autocrítica, de se enxergar os próprios erros e falhas e uma grande intolerância com critica, tornando insuportável ser alvo de critérios, mesmo dentro das regras. Pessoas com comportamento “besta” ou agressivas que não enxergam isso e acreditam que tudo é inveja dos outros. Uns são alvos da inveja e por isso sofrem, outros são admirados e conquistam por causa disso.

Qual é a diferença real e pé no chão de alguém invejada com aquela pessoa que costuma ser admirada?

Prestem atenção que é uma grande curiosidade que eu tenho e não estou agredindo ninguém.

Comments

  • KAKA, nem preciso lhe dizer que a minha também será uma "leiga avaliação" a respeito deste tema. No meu ponto de vista, a inveja é o desejo constante e mórbido, de se possuir ou de se usufruir daquilo, que a outra pessoa pertence.

    A inveja é um veneno que se alastra pela alma adentro, exterminando as virtudes como o caráter, a personalidade, e a criatividade, ao mesmo tempo em que fazem brotar os males como, a incompetência, a mediocridade e o ciúme.

    A inveja serena é a pior das invejas, pois além de tudo ela é traiçoeira, dissimulada e rica em falsidades. Se tiveres sendo muito adulado, cuidado, isto não é bom sinal, algum interesse obscuro esta se materializando ao seu lado.

    Se queres reconhecer com facilidade o invejoso, observe seu grau de aceitação e de desenvoltura frente às adversidades, se ele ficar só na revolta e na indignação, já estará, espontaneamente, assinado sua confissão.

    O invejoso, como é desprovido de recursos próprios, vive a odiar aqueles seus opostos, cuja capacidade levou-os aos êxitos e vitórias.

    O invejoso além de lhe faltar vida própria, ainda sofre com a felicidade alheia, deixando evidente sua maldosa mesquinhez. Apesar do risco do negativismo causado pelos invejosos, deveríamos nos preocupar mais para sermos invejados do que para invejar, pois se invejados formos é porque, logicamente já somos vencedores.

    Existem três palavras, equivocadamente iguais, o ciúme a cobiça e a inveja, porem suas características apesar de parecidas são diferentes. O ciúme é o desejo de posse que leva ao temor de se perder o que se tem, ou o que se acha ter; Cobiça é desejar-se o que não se tem; Agora a inveja, este sentimento mesquinho e doentio, se caracteriza pelo desejo de que o outro nada tenha.

    Para a inveja não existem limites e nem preferências, pois amizades, parentesco ou desconhecidos, contanto que sejam bem sucedidos, são vítimas de sua cólera.

    A única inveja saudável deveria ser a inveja de quem não tem inveja, pois para estes, a felicidade sempre será mais robusta.

    Seguem abaixo frases para uma reflexão a respeito deste tema.

    Um abraço. Fique com Deus.

    "A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia."

    (Cícero)

    “A inveja é um veneno que se alastra pela alma adentro, exterminando as virtudes como o caráter, a personalidade, e a criatividade, ao mesmo tempo em que fazem brotar os males como, a incompetência, a mediocridade e o ciúme”.

    (Ivan Teorilang)

    “Se queres reconhecer com facilidade o invejoso, observe seu grau de aceitação e de desenvoltura frente às adversidades, se ele se limitar à revolta e a indignação, já estará, espontaneamente, assinado sua confissão”.

    (Ivan Teorilang)

    “A inveja serena é a pior das invejas, pois além de tudo ela é traiçoeira, dissimulada e rica em falsidades”.

    (Ivan Teorilang)

  • Kaka,

    Bom, pelo que entendi, são duas perguntas em uma :

    * Será que toda a represália é sinal de inveja?

    * Qual a diferença entre inveja e admiração?

    Vamos lá, então...rs.

    Na minha humilde opinião, nem toda a crítica esconde inveja, não.

    Um exemplo prático : noite dessas, em uma programa de TV, se discutia a tão famosa qto batida moda das mulheres frutas. Uma psicóloga argumantava contra, de forma séria, inteligente e coerente, claro, e foi acusada, por uma das frutas, de ser invejosa, obviamente.

    É evidente que não havia nem uma gota de inveja ali, pq a Dra. fazia uma crítica lógica, como eu disse.

    Mas existe tmb, em casos diferentes desses, a inveja destrutiva, ruim, que não é o mesmo que admiração.

    Admirar alguém, é tentar seguir seus exemplos, para que possamos melhorar, progredir, e quem sabe, até ser como essa pessoa, e adquirir, tmb, as nossas coisas.

    Inveja é desejar exatamente o que pertence ao outro, e não o que nos cabe.

    O invejoso, geralmente, perde a vontade de possuir o que tanto queria, se a pessoa invejada por ele, perder o que possuía.

    Isso mostra a negatividade do sentimento.

    Não sei se respondi à sua dúvida, mas dei minha opinião.

    .(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) εïз

    «`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•`.* εïз

    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз

    * εïз Beijos!!! εïз *

    .(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) ℓυηα gαú¢нα

    «`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•`.* εïз

    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз * εïз

    εïз * εïз εïз * εïз

  • A Inveja, um dos sete pecados capitais, é um dos sentimentos mais comuns entre os seres humanos. Seja bem-vindo ao mundo dos normais!

    Nossa cultura educacional familiar e religiosa estabelece como crença e valor que a Inveja é um sentimento a ser negado, pois é considerada uma anomalia social. Experimente em um bate-papo com alguns companheiros de trabalho dizer que sente Inveja de seu Diretor. Você estará correndo o risco de ser alvo de fofocas e receber do grupo uma atitude de isolamento.

    Nenhum sentimento por si só é bom ou ruim, tudo depende da forma de administrá-lo.

    O ser humano não consegue administrar a sí mesmo.

    A Humanidade vive a inversão dos valores, conseguiu banalizar o mau.

    É preciso, antes de mais nada, perceber a diferença entre:-

    -A Inveja primitiva, que nos impele aos conflitos internos e corrosivos e onde a única preocupação é maldizer o sucesso alheio.

    -A Inveja-admiração, aquela bem gerenciada, que pode nos tirar do comodismo e nos impulsionar a uma competição saudável para enfrentar desafios.

    Na inveja Primitiva, consideramos que só o outro possui qualidades positivas a serem admiradas. Sentimo-nos eternos espectadores passivos do sucesso alheio.

    Desperdiçamos tempo, deixando de viver plenamente quem somos, embutindo nossos talentos ocultos, e destruimos quem tem aquilo que ambicionamos.

    Nessas circunstâncias, a Inveja é resultante do complexo de inferioridade e da auto-imagem negativa.

    Na Inveja Admiração, o estimulo funciona como elemento propulsor para a mudança. Estimula o crescimento pessoal. Aproxima-nos de quem admiramos.

    Incita-nos a lutar para conseguirmos aquilo que queremos, se é que possamos acreditar nessa possibilidade.

    Léxis

Sign In or Register to comment.