Algum arquiteto por ai??? Gente estou querendo ser arquiteta mas...?
Comeco a faculdade em Agosto, e tipo eu to querendo fazer arquitetura sera que e um ramo bom? Eu vou me formar nos Eua sera que ajuda qnd eu chegar ao Brasil a ter um bom emprego? Quanto mais ou menos se ganha? Nao sou muito boa em matematica isso pode ser um problema??? Sera que a cidade de Brasilia e um bom lugar para praticar a arquitetura??? Help!!!!
Obrigado
Comments
Vamos a realidade do mercado, pegue num domingo os classificados e olhe quantos arquitetos estão sendo contratados, pegue um paralelo entre as contratações de Arquitetos e Engenheiro durante um mes, e verá que a cada 20 vagas de empregos para engenheiros eles abrem 1 vaga para arquiteto. O arquiteto é um profissional que tem de fazer nome própria, criar clientela sua, indicações, amigos, principalmente os que queiram se casar e contruir, voce terá que no inicio buscar outra fonte de renda fixa enquanto faz o seu nome, e nunca, eu disse nunca deixar que o seu nome se suje por míseros trocados. é dificil, mas é muito prazeiroso, eu nunca me arrependi de ter escolhido esta profissão. Voce ganha muito em um mes, e pode ficar ate 3 ou 6 meses sem ganhar nada, e este tempo voce fica se dedicando e se preparando para quando chegar o proximo cliente. terá que ter alma de vendedor, pois os seus conhecimentos farão a diferença no mercado, haverá aqueles que não valorizarão a sua profissão e voce se sentirá o pior profissional do mundo, mas outros valorização de tamanha forma que se sentira orgulhosa de ter seguido esta carreira. O retorno financeiro demora, mas vem, agora muitos profissionais desistem e buscam outras coisas por nao estarem preparados para as dificuldades.
Se vai fazer arquitetura nos EUA, seria interesante verificar se existe algum acordo entre os países para aceitação de diploma.
Aos poucos.
A arquitetura tem uma grande vantagem, te dá um leque de opções bastante diversificado de trabalho. Isso é bom, mas é preciso se especializar o mais rápido possível para não se perder (ficar fazendo muitas coisas e não se especializar em nada). Quanto ao mercado, aqui no Brasil, está muito ruim. Digo isso porque tenho um bom emprego e ainda faço serviços como autônomo. É uma profissão em crise. Entre em um site de concursos. Já vi salários de R$900,00. Se deseja mesma a profissão saiba que terá que construir sua carreira, não é algo apenas de oportunidade, como na área financeira (conseguir um bom emprego). Agora meu conselhopense em trabalhar no exterior como o Canadá ou a Austrália, onde há hoje grandes oportunidades para quem atua na área de construção civil. Boa Sorte.
è um ramo excelente, especialmente para quem é empreendedor e não tem medo de trabalhar muito.
Demora um pouco para dar retorno, e se a pessoa não é um bom profissional, dificilmente consegue seguir em frente.
Como foi dito acima , é claro que uma boa rede de amigos ajuda.
Mas o principal é você.
Sou arquiteto formado á 5 anos.
Trabalhei em construtora e estou abrindo meu 2º escritório.
hoje eu não podia estar mais feliz em ser arquiteto. pois vejo como o mercado esta reagindo a nossa classe, e principalmente vejo as pessoas que se formaram comigo progredindo na vida ( os que são bons profissionais , é claro)
Acho que levará uma vantagem sendo formada nos EUA. pois a sua aceitação por empresas grandes pode ser maior, em caso de concorrer a vaga de emprego.
todavia realmente é importante que tenha certeza que seu currículo será aceito aqui no brasil.
embora eu ache que você estranhará mais as diferenças da arquitetura, e os métodos construtivos que os dois países apresentam.
O mercado é muito difícil e paga muito mal. A não ser que seja por hobbie.
Sou arquiteta formada há 6 anos e olha que moro em São Paulo! e já fiz de tudo, trabalhei em pelo memos 5 escritórios de médio porte.
Tentei abrir escritório em 2006 e que está indo mal sem projetos., porque vc tem ter uma rede de amigos ricos e fúteis bem grande pra se dar bem (ah! e que não sejam decoradores e arquitetos é claro!)
E as empresas grandes não oferecem vagas para trainees da nossa formação: Arquitetura.
Conselho: Vá pro mercado financeiro. A minha irmã mais nova está neste mercado há 1 ano, com curso de Adm e já ganha 4 vez mais do que eu. E nesse período já comprou seu primeiro carro zero quase à vista...