O medo é uma doença? Penetra na alma daqueles que permitem?

Fomos feitos para ter medo?

Comments

  • Karl,

    Apenas o medo que trava, que paralisa, que impede a pessoa de fazer qqer coisa, pode ser encarado como uma doença, uma patologia : é a fobia.

    Fora isso, o medo serve como um moderador em nosso comportamento.

    Quem não tem medo de coisa alguma, não é corajoso, é inconseqüente.

    A coragem está em superar o medo, para fazer o que precisa ser feito.

    .(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) εïз

    «`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•`.* εïз

    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз

    εïз Beijos!!! εïз

    .(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) ℓυηα gαú¢нα

    «`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•`.* εïз

    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз εïз

    εïз εïз

  • O medo é uma defesa natural do ser humano diante de tudo o que ele não conhece.Bjos no seu coração.

  • Fomos feitos para não termos mêdo.

    No entanto a sociedade desigual, arbitrária e onde as Leis são usadas para a impunidade, o medo é normalidade e o não ter medo é temerário.

    Se o medo tira a capacidade da pessoa de trabalhar, sair, fazer, viajar é doença.

    Medo de escuro e de tudo é doença.

    O medo que instiga os cuidados para a sobrevivência é, para mim, nos dias atuais do Brasil, normalidade.

  • O medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

    A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve aniedade.

    O medo pode se transformar em uma doença (a Fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de restruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

    Artigos relacionados: Como Criamos Nossas Fobias [(http://www.comportamento.net/artigos_index.htm)] --LeonLopes (discussão) 22h31min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

  • O medo não é uma doença, ela é uma defesa do nosso organismo contra o mal, quando em excesso sim é uma doença curável, mas com um custo alto.

  • Acho que não....

    O medo é uma ausência da coragem.... ele só se torna uma doença quando ele entra em um estagio forte....que não nos deixa dar nem um passo.

    Não tem como evitar o medo de algumas coisas...somos seres humanos ...mas ter uma vontade e encarar de peito aberto... ele vai embora.

    Fomos feitos para ter a coragem de enfretar qualquer barreira imposta por nós mesmos.

    Com carinho

    Ana Claudia

  • Oi Kall

    O medo é como qualquer outro sentimento.

    Se o alimentamos muito, ele toma conta de nós, mas bem dosado, pode ser muito útil.

    O medo é, na verdade, uma auto defesa, você já pensou quantas besteiras faríamos, se não tivéssemos medo de nada?

    Bem. é isso aí, tial.

  • Não sei, mas o medo é paralisante.. Eu funciono muito mal com medo, costumo me precipitar, antecipar o pior se for o caso, enfrentar a situação que me dá medo, de vez..

    O que sobrar se recicla depois..

    Beijo meu

  • o medo foi feito pra q exista a coragem pois a corgem não é a auxensia do medo e sim a força q todos temos de enfrentar nossos medos...ou a coragem é quando o corção fala pra coragem: vá, e elah vai mesmo....VIVA EM PAZ

  • Todo guerreiro verdadeiro sabe direitinho a hora da retirada.

    O medo é nato em todo ser humano.

    Doença é quando esse medo é extremo ou quando se vê fantasmas em tudo.

    Aí , tratamento se faz necessário.

Sign In or Register to comment.