Uma usuária citou supostos 40 itens em que o espiritismo nega a fé cristã?

A usuária é a deena que respondeu a esta pergunta do Silas

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Al...

Um destes itens é o seguinte:

2. O Católico: instruído crê que Deus pode e faz milagres. O Espírita: rejeita a possibilidade de milagres e ensina que Deus também deve obedecer às "leis" da natureza.

Ora, mas quem elaborou as leis da Natureza?

Então quer dizer que Deus vai infringir suas próprias leis?

Mas essas leis não são perfeitas e imutáveis? Como pode Deus criar leis imutáveis e mudá-las a qualquer momento por conveniência?

Dizem que nós espíritas negamos a fé cristã, eu digo que quem crê em milagres nega a soberana inteligência do Criador.

Comente.

Update:

Fábio: Penta= 5

pentateuco, 5 livros: 1-O livro do Espíritos, 2-O livro dos Médiuns, 3-O Evangelho segundo o Espiritismo, 4-A gênese e 5-O céu e o inferno.

Comments

• Não concordo com a argumentação da deena (não consegui ver a resposta do link, estou bloqueado para vê-la). Primeiro temos que entender o que é um milagre. Dentro da compreensão espírita um milagre é uma revogação das leis da natureza, pois, caso o dito milagre fosse algo previsto por estas leis (criadas por Deus) não haveria nada a espantar. Dito isto vejamos:

“Deus pode e faz milagres”

- Não tenho a menor dúvida de que Deus pode fazer milagres, caso assim não fosse ele teria limitações, logo não seria onipotente, e, neste caso, poderia haver alguém acima Dele, o que não é o caso.

“Deus .... faz milagres. O Espírita: rejeita a possibilidade de milagres e ensina que Deus também deve obedecer às "leis" da natureza”.

- Deus tudo pode, como visto acima, porém não cremos fazer sentido dizer que o legislador descumpra suas leis. Imaginemos um legislado que proibisse o assassinato e assassinasse alguém. Isto faria sentido? É claro que não. Porém há outra conseqüência, caso Deus estivesse constantemente a derrogar suas leis imagine-se o caos que seria! Como os homens de ciência ficariam confusos. Deus quer confundir os homens? Como os cientistas (estudiosos das leis divinas) poderiam fazer uma afirmação? Seria ela verdadeira ou estaria Deus apenas descumprindo suas leis? É fundamental acreditarmos que o Criador tem respeito pela criatura (nós), e não deseja confundir-nos para provar nossa fé. Não existe um Deus manhoso, cheio de artifícios. É importante notar que deena usou “deve obedecer” isto pode não parecer nada mas é uma tentativa de dizer que nós estamos impondo algo a Deus, é um jogo dialético. Não dizemos que ele “deve” mas sim que por coerência Ele assim o faz.

Você está certa em sua afirmação sobre a imutabilidade das leis divinas. Uma lei que é mudada ou transgredida (principalmente por quem a criou) não é perfeita, logo, não pode ser uma obra divina, pois Deus tem o atributo da perfeição absoluta.

Quanto ao fato de sermos ou não cristãos, isto depende da definição de cristão. Se cristão é quem segue o Cristo e seus ensinamentos básicos (esforço em amar a Deus e ao próximo, todo o resto é acessório), nós somos cristãos. Se cristão é quem aceita apenas e tão somente uma determinada interpretação da Bíblia (e tal interpretação envolve centenas de penduricalhos), bom, assim só é cristão uma limitadíssima fração do mundo. Não gosto de dizer que uma determinada religião é o não cristã. Se ela assim se denomina eu a aceito como cristã, afinal, eu não sou dono do cristo e nem de seus ensinamentos, sou apenas um aprendiz.

• Vi a resposta e dei risada. Mais da metade era falta de conhecimento ou distorção da doutrina. É nisso que dá falar do que não conhece, expondo-se ao ridículo de graça.

Paz e Luz!

• não posso opinar se Deus opera milagres ou não...

nem sei se Ele existe...

talvez o dela cure e o seu respeite as leis...

como Deus é monoteista (e por isso mesmo em seu nome é usada a letra maiuscula) um deve inexistir...

vou simplesmente morrer e descobrir

espero que seja o dos espíritas

se não for vou pro inferno =D

paz!

• Fafá,

Na verdade a resposta é bem simples - se Deus não seguir as próprias leis que ele (natureza) criou, ele não seria perfeito, pois admitiria uma excessão às regras que criou.

Se um legislador terreno não está acima das leis que ele mesmo criou, porque o legislador celestial estaria?

Abraços,

NoS

• Minha nossa. Acabei de ver o texto. Pena que é muito longo pra refutar ponto a ponto, mas é evidente ser fruto de um desconhecimento absurdo.

O mais divertido são as citações do Levítico. Mediuns? A palavra tem raiz latina. Ja existia latim naquela época????

De fato, é muito importante deixar claro que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas assumir seus dogmatismos como expressões da verdade absoluta, no mínimo é uma senhora pretensão.

Infalibilidade do Papa? Se fosse infalível, não precisaria aparecer Papa pedindo desculpas por erros passados.

Instituição divina da Igreja? A DOUTRINA Católica é muito boa. Dos anos que estudei em colégio de padres, sobre a parte moral não rejeito uma vírgula, só dos dogmas.

Agora.. Negar a criação da alma por Deus foi ridículo. Quem escreveu isso não deve ter lido uma linha antes de falar...

É, infelizmente, temos muitos deformadores de opinião, veiculando textos com certa "autoridade", mas baseados simplesmente no "um dia ouvi dizer e acho que é assim".

Decepcionante. Infantil. Simplesmente ridículo.

• Cara Fafá,

O espiritismo realmente nega a fé cristã e principalmente a católica, para mostrar isso a você esse espaço seria pequeno, por isso sugiro que você acesse o link abaixo para que possa ler o texto na íntegra.

Os milagres são a prova da soberana e infinita inteligência de DEUS, pois neles são utilizados os homens como instrumentos de sua vontade, realizando única e exclusivamente a vontade de DEUS.

A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONVOSCO !!!

P.S.: Não existe o Pentateuco do Kardec, o que existe é o Pentateuco ou Torás (para os Judeus), que são livros sagrados escritos em Hebraico e que possuem inúmeras traduções para outros idiomas. Sugiro que você releia o pentateuco na tradução da Bíblia de Jerusalém, lá a tradução é a mais próxima dos escritos originais.

O evangelho, assim como todos os livros contidos na Bíblia podem ser lidos também nessa mesma Bíblia, esses textos não estão "interpretados" como no evangelho segundo o espiritismo.

• A ignorância impera...

Não cremos em milagres simplesmente, porque cremos na perfeição da obra de Deus.

Se Deus mudasse de idéia a toda hora, não seria perfeito.

Infelizmente ainda temos que aturar esse tipo de pergunta, ou afirmações insanas.

O Deus que conheço é perfeito em sua criação, não precisa ficar consertando sua obra ao bel prazer de suas criaturas.

Insensatos, ilógicos... querem a todo custo que Deus, faça sempre o que eles querem. Depois somos nós, os hereges.

• Nao posso comentar pq nao sou Catolica. Deixo para eles explicarem.

Mas queria entender o seu comentario final:

"...eu digo que quem crê em milagres nega a soberana inteligência do Criador."

Voce nao cre em milagres? O espirita nao cre em milagres?

Abracos,

• só tenho a lamentar...

• Ue, fiquei confuso.

A deena é Católica ou Evangélica. O shemesh respondeu como se ela fosse Evangélica?

Se não acredita é bom rever suas opiniões. Deus opera milagres e eu sou uma prova disso.

Sign In or Register to comment.