Prêmio Camões : João Ubaldo Ribeiro?

O Prêmio Camões, o mais importante da literatura concedido a autores de língua portuguesa, foi entregue este ano ao escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, informou neste sábado o ministério da Cultura português.

Ubaldo Ribeiro é o oitavo escritor brasileiro a receber essa distinção.

Nascido em 1941, na ilha de Itaparica, Bahia, João Ubaldo Ribeiro é autor de várias obras de sucesso, muitas delas traduzidas para o francês e o inglês, como "Viva o povo brasileiro" (1984) e "O sorriso do lagarto" (1989).

Ele recebeu o prêmio na véspera, em uma cerimônia na presença do presidente português Aníbal Cavaco Silva e de seu colega brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, que participaram em Portugal da cúpula dos países de língua portuguesa (CPLP).

O Prêmio Camões, no valor de 100.000 euros, foi criado em 1988 por Portugal e Brasil para distinguir os autores de língua portuguesa que contribuíram para enriquecer o patrimônio cultural e literário das duas nações.

Comments

  • Amigo oculto,

    Este é um grande escritor, ganhou este premio merecidamente!

    João Ubaldo Ribeiro

    "Se não entendo tudo, devo ficar contente com o que entendo. E entendo que vejo estas árvores e que tenho direito a minha língua e que posso olhar nos olhos dos estranhos e dizer: não me desculpe por não gostar do que você gosta; não me olhe de cima para baixo; não me envergonhe de minha fala; não diga que minha fala é melhor do que a sua; não diga que eu sou bonito, porque sua mulher nunca ia ter casado comigo; não seja bom comigo, não me faça favor; seja homem, filho da ****, e reconheça que não deve comer o que eu não como, em vez de me falar concordâncias e me passar a mão pela cabeça; assim poderei matar você melhor, como você me mata há tantos anos."

    (Vila Real)

    Meu amigo, como Rui Barbosa ele só podia ser baiano, parabéns ao povo da Bahia!!

    Bjs Helda

  • Ele merecia a muito tempo, antes do Paulo Coelho que é um simples "copiador" de parábolas, mas no Brasil, os valores são invertidos, deveria ter 3 dias de feriado aqui no Rio, que é onde ele mora.

  • Boa informação. Falta o povo se interessar mais por literatura né Amigo? bjs

  • Muito merecido sem dúvida.

    Só uma pequena correcção, o Prémio Camões premeia todos os autores de língua portuguesa, não são só portugueses e brasileiros, são também os escritores de todas as ex-colónias, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, S.Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor.

  • - Olá!

    Prêmio super merecido!

    Sou uma grande admiradora desse baiano de Itaparica/carioca do Leblon...

    Acho João Ubaldo Ribeiro é o máximo do máximo!

    Gostei da notícia!

    Um ótimo fim de semana para você!

  • Merecidamente! É todo seu, JUR!

    (Será que agora vão aumentar o espaço do Café João Ubaldo Ribeiro ?...Tá precisando, pois aquele espaço se tornou pequeno, mais ainda a partir de agora!)

    http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/07/26/joa...

  • Boa informação ,parabéns

    Mas não sei por que eu tenho uma grande resistência as obras desse autor,começando por Viva o Povo Brasileiro.

  • Obrigado pela informação.

Sign In or Register to comment.