existe alguma forma de tratar?

Eu possuo um lago em meu sitio só que a água dele está infectado por chistose eu pretendo utilizar para recreação existe alguma forma de tratá-la ?

Comments

• 1-Eliminando os hospedeiros ( caramujos de uma especie especifica). Isso naturalmente de forma ecologica com tilápias, por ex.

2-E PRINCiPALMENTE não permitindo que fezes humanas com ovos de chistosoma contaminem o lago, através do uso de fossas apropriadas.

Se não me engano, (vi este assunto há 50 anos atrás) a familia deste pequeno caramujo é "planorbideae" e se caracteriza por ser " plano'" em relaçao a um plano

transversal.

Se não ocorrer esse tipo especifico de gasterópode , não haverá a doença.

• Você está se referindo ao Schistosoma mansoni.

Se a água está infectada é porque há caramujos, do gênero Biomphalaria. No Brasil os mais comuns que são responsáveis são os Biomphalaria glabrata.

Uma opção é o uso de moluscicidas. Por cada dia, saem MILHARES de cercárias de Schistosoma mansoni de um Biomphalaria. Eles saem por conta própria.

Então, recomendo o uso de um moluscicida, mas tem que ser acompanhado por um tecnico ambiental de preferência. Depois que usar o moluscicida você espera mais um tempo, digamos 3 meses para considerar que as cercárias do Schistosoma estão mortos, já que eles não encontraram o hospedeiro definitivo(nós, humanos)

Por que mesmo que se use antibióticos para matar a cercária, seria uma grande concentração e iria poluir o seu lago.

Outra medida é evitar que pessoas defequem próximo ao rio. O ovo sai nas fezes com o miracídio, e pela chuva, vento e gravidade acaba escoando os miracídios para o lago. O miracídio acha o Biomphalaria pelo rastro deixado pelo mesmo. Um miracídio pode dar origem a 100.000 cercárias.

É importante também a construção de fossas sépticas para evitar que defequem próximo do lago.

-=-=-=-=

Caso alguem esteja infectado o remédio é o Praziquantel mas não lembro nem posso dar a dosagem, pois depende do quanto a pessoa está parasitada. Só não pode tomar menos, isso deixaria cepas resistentes do Schistosoma.

Sign In or Register to comment.