me ajudem sobre A SEMANA DA ARTE MODERNA ;)?
o que foi a semana de ARTE MODERNA ?
onde e quando ocorreu ?
Artistas participantes: na pintura, na escultura, na musica, na literatura,na arquiteturae na dança.
Quais os objetivos dos artistas participantes?
ME AJUDEEM !!!!!!!!
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SEMANA DE ARTE MODERNA
MODERNISMO BRASILEIRO (Primeira Fase 1922-1930)
SEMANA DE 22
Essa arte nova aparece inicialmente através da atividade crítica e literária de Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e alguns outros artistas que vão se conscientizando do tempo em que vivem. Oswald de Andrade, já em 1912, começa a falar do Manifesto Futurista, de Marinetti, que propõe “o compromisso da literatura com a nova civilização técnica”.
Mas, ao mesmo tempo, Oswald de Andrade alerta para a valorização das raízes nacionais, que devem ser o ponto de partida para os artistas brasileiros. Assim, cria movimentos, como o Pau-Brasil, escreve para os jornais expondo suas idéias renovadores de grupos de artistas que começam a se unir em torno de uma nova proposta estética.
Antes dos anos 20, são feitas em São Paulo duas exposições de pintura que colocam a arte moderna de um modo concreto para os brasileiros: a de Lasar Segall, em 1913, e a de Anita Malfatti, em 1917.
A exposição de Anita Malfatti provocou uma grande polêmica com os adeptos da arte acadêmica. Dessa polêmica, o artigo de Monteiro Lobato para o jornal O Estado de S. Paulo, intitulado: “A propósito da Exposição Malfatti”, publicado na seção “Artes e Artistas” da edição de 20 de dezembro de 1917, foi a reação mais contundente dos espíritos conservadores.
No artigo publicado nesse jornal, Monteiro Lobato, preso a princípios estéticos conservadores, afirma que “todas as artes são regidas por princípios imutáveis, leis fundamentais que não dependem do tempo nem da latitude”. Mas Monteiro Lobato vai mais longe ao criticar os novos movimentos artísticos. Assim, escreve que “quando as sensações do mundo externo transformaram-se em impressões cerebrais, nós ‘sentimos’; para que sintamos de maneira diversa, cúbica ou futurista, é forçoso ou que a harmonia do universo sofra completa alteração, ou que o nosso cérebro esteja em ‘pane’ por virtude de alguma grave lesão. Enquanto a percepção sensorial se fizer normalmente no homem, através da porta comum dos cinco sentidos, um artista diante de um gato não poderá ‘sentir’ senão um gato, e é falsa a ‘interpretação que do bichano fizer um totó, um escaravelho ou um amontoado de cubos transparentes”.
Em posição totalmente contrária à de Monteiro Lobato estaria, anos mais tarde, Mário de Andrade. Suas idéias estéticas estão expostas basicamente no “Prefácio Interessantíssimo” de sua obra Paulicéia Desvairada, publicada em 1922. Aí, Mário de Andrade afirma que:
“Belo da arte: arbitrário convencional, transitório - questão de moda. Belo da natureza: imutável, objetivo, natural - tem a eternidade que a natureza tiver. Arte não consegue reproduzir natureza, nem este é seu fim. Todos os grandes artistas, ora conscientes (Rafael das Madonas, Rodin de Balzac.Beethoven da Pastoral, Machado de Assis do Braz Cubas) ora inconscientes ( a grande maioria) foram deformadores da natureza. Donde infiro que o belo artístico será tanto mais artístico, tanto mais subjetivo quanto mais se afastar do belo natural. Outros infiram
o que quiserem. Pouco me importa”. (Mário de Andrade, Poesias Completas)
Embora existia uma diferença de alguns anos entre a publicação desses dois textos, eles colocam de uma forma clara as idéias em que se dividiram artistas e críticos diante da arte. De um lado, os que tendiam que a arte fosse uma cópia fiel do real; do outro, os que almejavam uma tal liberdade criadora para o artista, que ele não se sentisse cerceado pelo limites da realidade.
Essa divisão entre os defensores de uma estética conservadora e os de uma renovadora, prevaleceu por muito tempo e atingiu seu clímax na Semana de Arte Moderna realizada nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. No interior do teatro, foram apresentados concertos e conferências, enquanto no saguão foram montadas exposições de artistas plásticos, como os arquitetos Antonio Moya e George Prsyrembel, os escultores Vítor Brecheret e W. Haerberg e os desenhistas e pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Martins Ribeiro, Zina Aita, João Fernando de Almeida Prado, Ignácio da Costa Ferreira, Vicente do Rego Monteiro e Di Cavalcanti (o idealizador da Semana e autor do desenho que ilustra a capa do catálogo).
Não quero deixar minha resposta cansativa
e gigantesca com o uso mesquinho do Ctrl V + Ctrl C.
Por isso, vou apenas indicar este link: http://educaterra.terra.com.br/literatura/modernis...
É interessante esse link pois além de mostrar diversas características da Semana de Arte Moderna, mostra também, a poesia lida na S.A.M de Manuel Bandeira que satirizou os escritores parnasianos (ao compará-los com os sapos) que eram perfeccionistas em suas obras e se preocupavam com a "estética" dos poemas com estrófes bem organizadas, e palavras "bonitas".
Em protesto, os escritores modernistas revolucionaram a literatura brasileira com o uso do VERSO LIVRE e a linguagem coloquial.
UM novo estilo de escrita, pintura e outras tipos de artes que surgiam no brasil, um movimento literário que tinha aquele velho lema de "se criar um brasil", como já pensava José de Alencar, e Machado idem
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal.
Durante os sete dias de exposição, foram expostos quadros e apresentadas poesias, músicas e palestras sobre a modernidade,o que deixou indignados alguns escritores e artistas de renome.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.
Participaram da Semana nomes consagrados do Modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Sérgio Milliet entre outros.
na semana de arte moderna eles queriam tipo criar uma arte tipicamentebrasileira tanto que wosvaldo de Andrade batiza o quadro de Anita mafalti de ABACURU (canibal em língua Tupy) justmente por uqealgumas tribos realizavam o ritual de canibalismo nas Américas, principalmente no Brasil.
O chefe deles era o Mário de Andrade, ao que parece.
Monteiro lobato se recusou a participar por que disse deveria ser "semana de arte brasileira", do contrário não o chamassem.
Passou essa série na Tv Globo Há alguns anos.
boa sorte, camarada!
Agora, é claro que eles não tiraram seu modo de escrever e pintar do nada, simplesmente começaram imitando os estilos europeus (exceto no pré-modernismo e mesmo assim, temos Agusto dos Anjos imitando os EUA no estilo metafísico).
O público não aceitava aquilo como arte, por que justamente há uma quebra com o "belo" para a crítica, embora não tão óbvia assim. O povo, acostumado a pensar que arte é sinônimo de beleza, o que é um mero equívoco, estranha.
um dos pseudônimos que surgem é Pagü que vem da palavra PAGÃO, que vem de VILÃO, quer significam respectivamente, aqueles que não são romanos nem cristãos, nem falam latim (os ditos bárbaro= pagão) e morador da vila ( que vira sinônimo de coisa ruim por que os vilões eram pobres).
Na literatura moderna temos o cara que é considerado o tal, MACHADO DE ASSIS, muito estudioso, sem dúvida, contudo, enfadonho ao extremo.
A Semana de Arte Moderna foi um semana de eventos culturais onde houve exposição de obras além de músicais, recitais, entre outros. A programação foi distribuida nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. O objetivo foi mostrar uma arte totalmente brasileira, inovadora, mas parece que foi o maior escândalo, já que a platéia estava acostumada com o "velho estilo artístico".
Artístas que participaram:
Anita Malfatti, Villa-lobos, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Menotti Del Picchcia, Di Cavalcanti e Vítor Brecheret (acredito que tenha mais).
ocorreu em São Paulo no ano de 1922, de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal.
Durante os sete dias de exposição, foram expostos quadros e apresentadas poesias, músicas e palestras sobre a modernidade,o que deixou indignados alguns escritores e artistas de renome.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.
Participaram da Semana nomes consagrados do Modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Sérgio Milliet entre outros.
Semana que revolucionou a arte no Brasil da decada de 1922, os artistas que lideraram a exposição com maestria foram:Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia e outros artistas de renome.
CARACA!!!
Em plena era da internet o cara morre de preguiça de pesquisar sobre a semana da Arte Moderna! Onde fomos parar!!!
Vc já ouviu falar em biblioteca? Ou em livros de história do Brasil? Tenho certeza q se vc sair de casa e for a uma biblioteca vc vai achar muita coisa.
Para de ficar brincando na internet e vá a uma biblioteca!
Foi um movimento que ocorreu em São Paulo, em 1922, em que vários representantes da música, literatura, artes plasticas e arquitetura brasileiros propunham libertar a arte nacional dos estrangeirismos europeus, como as academias de artes classicas que existiam no país que apenas copiavam as tendências que estavam em foco na Europa. Estes representantes (como Victor Brecheret, na arquitetura, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcantti na pintura, Mário de Andrade, Oswald de Anddrade e Gulherme de Almeida na literatura, Vila-Lobos na música) defendiam uma exprassão artística genuínamente brasileira, livre dos modelos europeus, apoiada nas características do nosso país e não mais "adaptadas" da realidade européia.