Como posso calcular força de atrito na seguinte questão?
Dois Blocos de massas m.a= 2kg e m.b= 3kg, apoiados perfeitamente sobre uma superficie lisa, são empurrados por uma força F de 20N, determine: a aceleraçao do conjunto; e a força que o corpo A exerce sobre o corpo B.?
Me ajudem por favor!! tenho prova amanha e tenho duvidas como resolver !!!
beijosss
agradeço a atençao!
Comments
Bom amiga!!!
Se vc mostrou ai na questão que a surperficie é lisa!!!
Então não avera atrito, não é possivel achar o atritu numa surperficie assim, e se ouvesse atritu iria apresentar um numeral da tal energia dissipada que o atritu iria consumir =]
Veja se sua pergunta está bem elaborada =]
Bjos!!
fica com deus!!!
Calculo da aceleração do conjunto
Como os dois blocos se movimentam juntos quando empurrados pela força F, podemos somar as massas, ou seja, considerar os dois blocos, como se fossem um único bloco com a massa ma + mb = 5Kg.
Aplicando a 2º lei de Newton ao caso, temos: F=(ma+mb).a
então: 20 = (2+3).a que nos dá: 20 = 5.a . Isolando a aceleração, teremos
a = 20/5 =4m/s^2.
Calculo da força que A faz em B.
vamos considerar a seguinte nomenclatura:
Fab = força que a faz em b;
Fba = força que b faz em a.
Obs: Como eu não estou vendo a figura, vou considerar que a força F = 20N, está aplicada sobre o corpo A.
Vamos isolar o corpo B. Assim, eu pergunto:
Qual é a única força que atua no corpo B? É a força que A faz em B, ou seja, Fab. Então, aplicando a segunda lei de Newton, no corpo B, teremos: Fab = mb.a
Fab = 3.4 = 12N
obs: note que, a aceleração usada para o corpo B, é a mesma calculada para o conjunto formado pelos corpos A e B no exercício anterior, como era de se esperar.
No enunciado ele disse que a superfície é lisa portanto não há atrito.
Mas resolvendo o exercício.
F = m*a
F = (ma + mb)*a
20 = 5*a
a = 4m/s²
Veja que nessa questão eu considei os dois corpo como um só. Separando os corpos e analizando as forças que neles atuam.
F - Fba = ma*a
Fab = mb*a
Fab = 3*4
Fab = 12N
Obs: Isso se o corpo A estiver antes do B
Espero que ajude
Flw
Cintia, nesta questão você não precisa encontrar a força de atrito, pois ela não existe. Você precisa encontrar 2 coisas, a aceleração e a força de um corpo sobre o outro.
Primeiro vamos então encontrar a aceleração, através da segunda lei de Newton:
F = m * a
Onde m é a massa total, portanto 2+3=5kg, e F=20N.
Assim, encontramos:
a=F/m=20/5
a=4m/s²
Agora temos que calcular a força exercida sobre o corpo B. Usamos novamente F=m*a, porém desta vez a massa é apenas a do corpo b. Assim:
F=3*4
F=12N
Estude e boa sorte na sua prova!