Eu tenho uma atividade de literatura pra fazer, alguem me ajuda?
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
1- No texto navio negreiro, de castro alves. Em "Era um sonho dantesco...", o termo sonho é usado, geralmente, para fazer referência ao conjunto de imagem que vêm à mente durante o sono. Ele está sendo usado com esse sentido no verso?
2- Esse primeiro verso anuncia as cenas que serão descritas no pema. Descreva-as com suas palavras.
3-Uma das marcas da poesia condoneira é o uso de hipérboles. Identifique, na primeira estrofe, exemplos dessa figura de linguagem.
4- De que modo as hipérboles contribuem para dar dramaticidade à cena apresentada?
5- O projeto literário da poesia condoreira tinha intenção de denunciar as injustiças socias. O que representa, para o contexto do poema, a apresentação de algumas escravas como mães?
Gente, quem puder responder, vai me ajudar muito. Eu não to conseguindo interpretar, já chorei e tudo. Preciso pra amanhã.
Comments
sou muito boa em interpretar!
1- No texto navio negreiro, de castro alves. Em "Era um sonho dantesco...", o termo sonho é usado, geralmente, para fazer referência ao conjunto de imagem que vêm à mente durante o sono. Ele está sendo usado com esse sentido no verso?
Significa que ele estava sonhando de ter tudo isso,acontecer.
2- Esse primeiro verso anuncia as cenas que serão descritas no pema. Descreva-as com suas palavras.
agora é com suas palavras envente!
3-Uma das marcas da poesia condoneira é o uso de hipérboles. Identifique, na primeira estrofe, exemplos dessa figura de linguagem.
luzernas,dantesco,tombadinho,banhar,tinir,açoite,legioes e horrendos.
4- De que modo as hipérboles contribuem para dar dramaticidade à cena apresentada?
Ilustri e rima.
5- O projeto literário da poesia condoreira tinha intenção de denunciar as injustiças socias. O que representa, para o contexto do poema, a apresentação de algumas escravas como mães?
sim muitas negras escravas inocentes.
bom espero ter ajudado.