IR 2013: Recebi R$ 52 mil. Devo declarar? em que campo? E a pessoa que me deu também deve?

Dúvida sobre Imposto de Renda (IR 2013): Eu já declaro anualmente o IR. Recebi R$ 52 mil de um parente. Devo declarar? Em que campo eu devo declarar? E a pessoa, que era Isenta, e me deu este valor da venda de um imóvel, também deverá declarar?

Comments

• Sim, deve declarar no campo de doações preenchendo com cpf do doador. A pessoa que doou também deve declarar especificando cpf do beneficiário.

• Sobre doação na incide Imposto de Renda (imposto federal), mas apenas ITCMD (imposto estadual). No Estado de São Paulo a alíquota é de 4%. Assim, se houver troca de informações entre os fiscos, você pode sofrer um lançamento referente ao não recolhimento do ITCMD.

Contudo, se você omitir a doação e sua declaração apresentar variação patrimonial não condizente com sua renda, a Receita acreditará que houve omissão de rendimentos e você cairá na malha fina.

• Acho que sim cara, mas se quiser me dar uma placa de vídeo gtx 680 eu aceito.

Sign In or Register to comment.