A respeito de nomenclatura de hidrocarbonetos?

Sei, que para nomear os compostos uso o prefixo+infixo+sufixo, o problema é que não sei quando pode existir mais de uma possibilidade de insaturações. por exemlo:

H3C-CH2-C=CH -> Butino

H2C=CH-CH=CH2 -> isso é Butadieno-1,3

como eu vou sabe que é 1,3

tem alguma regra mais específica que diga se há mais de uma possibilidade de insaturações?

Update:

Eu já conheço os prefixos, sufixos e infixos, o problema é o que vem depois, como eu vou saber quando numero ou não, se há outra possibilidade de numerar ou não?

Comments

  • Como é grande a variedade de formação dos hidrocarbonetos, precisamos de um método lógico para dar nome a eles.

    A nomeclatura oficial dos compostos orgânicos segue as regras elaboradas pela IUPAC. Segundo essas regras, o nome de um composto é formado unindo-se três fragmentos:

    Prefixo + intermediário + sufixo

    O prefixo,parte inicial, indica o número de átomos de carbono presentes na molécula.

    De acordo com o número de átomos de carbono, sabemos qual o prefixo iremos utilizar:

    1 átomo de carbono met

    2 átomos de carbono et

    3 átomos de carbono prop

    4 átomos de carbono but

    5 átomos de carbono pent

    6 átomos de carbono hex

    7 átomos de carbono hept

    8 átomos de carbono oct

    9 átomos de carbono non

    10 átomos de carbono dec

    O intermédiário indica que tipo de ligação há entre os átomos:

    ligação simples an

    ligação dupla en

    ligação tripla in

    O sufixo , parte final da palavra, indica que o composto é um hidrocarboneto.

    Todas as moléculas de hidrocarbonetos terminam em o.

    Vejamos alguns exemplos.

    a)- H3C-CH3

    Prefixo para 2 átomos de carbono et

    Ligação simples entre os átomos an

    Por ser um hidrocarboneto o

    Portanto a nomeclatura correta para essa molécula é - etano.

    Agora vejamos outros exemplos:

    H2C=CH2 - Eteno

    HC3-CH2-CH3 - Propano

    CH2=CH-CH2-CH3 - 1-buteno

    CH3-CH=CH-CH3 - 2-buteno

    Quando uma uma molécula apresenta cadeia cíclica, devemos acrescentar a palavra ciclo antes do nome.

    Exemplo:

    Para saber mais: Dê uma olhada neste site!

  • O ensino e Reforço Veneza tem métodos de estudam que ensinam os alunoa a aprender e gostar de estudar. Procure-os. Eles tambem atendem on line. Fica em Sao Paulo na zona sul. Sao aulas particulares de todas as materias,matematica,fisica,quimica, inclusive nivel superior:contabilidade,estatistica,enonomia,calculo.

    www.reforcoescolar.net

    [email protected]

  • 1met 2et 3prop 4but 5pent 6ex 7ept 8oct 9non 10dec 11undec 12dodec 13tridec 14tretedec 15pentadec 16ectades 17eptadec 18octadec 19nonadec 20eicos. Ligação:simples-an,dula-en,tripla-in,duas ligações di e três tri. Álcool an,cetona ona.O BÁSICO ESTÁ AÍ.

Sign In or Register to comment.