O espírito santo é uma pessoa?

O QUE é o espírito santo de Deus? Nas suas palavras iniciais, a Bíblia diz que o espírito santo — também traduzido por “força ativa de Deus” — ‘se movia por cima da superfície das águas’. (Gênesis 1:2) No relato sobre o batismo de Jesus, descreve-se Deus como estando nos “céus”, enquanto que o espírito santo ‘descia sobre Jesus como pomba’. (Mateus 3:16, 17) Além disso, Jesus se referiu ao espírito santo como um “ajudador”. — João 14:16.

Essas e outras passagens bíblicas levaram alguns a concluir que o espírito santo é uma pessoa, assim como Deus, Jesus e os anjos são pessoas espirituais. De fato, já por séculos, algumas das mais influentes religiões da cristandade têm personificado o espírito santo. Apesar de essa doutrina ser tão antiga, muitos membros das igrejas ainda ficam confusos, e alguns até mesmo discordam de seus líderes religiosos. Por exemplo, numa pesquisa recente, 61% dos entrevistados acreditavam que o espírito de Deus é “um símbolo da presença ou poder de Deus, mas não uma entidade viva”. No entanto, o que diz a Bíblia sobre isso?

O que a Bíblia diz

Um leitor sincero da Bíblia não pode deixar de concluir que o espírito santo difere das descrições oficiais das igrejas, que dizem que ele é uma pessoa. Considere os seguintes relatos bíblicos.

1. Quando Maria, a mãe de Jesus, visitou sua prima Elisabete, a Bíblia diz que a criança no ventre de Elisabete pulou, e “Elisabete ficou cheia de espírito santo”. (Lucas 1:41) É razoável imaginar que uma pessoa fique “cheia” de outra pessoa?

2. Quando João Batista falou a seus discípulos sobre Jesus como aquele que o iria suceder, João disse: “Eu, da minha parte, batizo-vos com água . . . , mas o que vem depois de mim é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias. Este vos batizará com espírito santo.” (Mateus 3:11) Dificilmente João estaria dizendo que o espírito santo era uma pessoa quando falou sobre Jesus batizar pessoas com esse espírito.

3. Quando visitou um oficial do exército romano e sua família, o apóstolo Pedro falou de Jesus como tendo sido ungido por Deus “com espírito santo e poder”. (Atos 10:38) Pouco tempo depois, “caiu o espírito santo sobre” a família desse oficial do exército. O relato diz que muitos ficaram maravilhados “porque a dádiva gratuita do espírito santo estava sendo derramada também sobre pessoas das nações”. (Atos 10:44, 45) Aqui, novamente, os termos usados não se harmonizam com a idéia de o espírito santo ser uma pessoa.

É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1–9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais. Da mesma forma, o espírito santo não é uma pessoa só porque em alguns casos ele é personificado.

O que é o espírito santo

Na Bíblia, o espírito santo de Deus é identificado como sendo o poder de Deus em ação. Por isso, uma tradução exata do texto hebraico da Bíblia menciona o espírito de Deus como “a força ativa de Deus”. (Gênesis 1:2) A Bíblia inteira apóia esse conceito de forma bem clara. — Miquéias 3:8; Lucas 1:35; Atos 10:38.

Ao contrário da crença popular, Deus não está presente em toda a parte ao mesmo tempo. Em vez disso, ele vive no domínio espiritual, num “lugar estabelecido de morada”, ou residência. (1 Reis 8:39; 2 Crônicas 6:39) As Escrituras também fazem referência ao lugar específico onde Deus mora e tem seu “trono”. (1 Reis 22:19; Isaías 6:1; Daniel 7:9; Revelação [Apocalipse] 4:1-3) No entanto, a partir desse “lugar estabelecido de morada”, ele pode usar sua força ativa para alcançar qualquer lugar, tanto no domínio espiritual como no domínio físico. — Salmo 139:7.

Em 1879, o erudito bíblico Charles L. Ives ilustrou apropriadamente a habilidade de Deus de exercer seu poder a partir de um lugar fixo. Ele escreveu: “Por exemplo, nós dizemos: ‘Abra as venezianas e deixe o sol entrar.’ Não estamos nos referindo ao Sol literal, físico, mas sim aos raios solares, ou seja, aquilo que procede do Sol.” De maneira similar, Deus não precisa ir aos lugares em que pretende usar sua força ativa. Ele simplesmente utiliza seu espírito santo, que pode alcançar as extremidades de sua criação. Encarar o espírito santo pelo que ele é — a poderosa força ativa de Deus — pode lhe dar a confiança que Jeová cumprirá suas promessas.

www.watchtower.org

Comments

  • O fato de a Bíblia dizer que o espírito se entristece, se alegra, ou seja, dar-lhe características pessoais, não indica que ele seja uma pessoa. Por exemplo,

    Romanos 5:17 diz - "17 Porque, se pela ofensa de um só, A MORTE REINOU por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo."

    A morte não é uma pessoa, mas a Bíblia diz que ela reinou.

    É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1–9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais. Da mesma forma, o espírito santo não é uma pessoa só porque em alguns casos ele é personificado.

    Ademais, Deus tem um nome pessoal, Jeová. O Filho é Jesus. O espírito santo não tem um nome pessoal.

    Na verdade, ele é a força ativa de Deus, força essa que ele usou e usa para tornar possível suas vontades.

    Para ilustrar, para levantar uma caixa é necessário usar de força. Essa força me faz levantar a caixa. Da mesma forma o espírito santo é a força ativa de Deus para realizar as coisas.

  • não é a força ativa de Jeová

  • Sabe lá o que vem a ser isso. Vou esperar uma resposta, porque também é um mistério pra mim.

  • Kiki.

    Confesso-te que não li tudo o que escreveste, por isso, só vamos falar sobre o que postaste em negrito.

    A consciência material do homem tende a materializar tudo.

    Muito embora o Evangelho diga que DEUS É ESPÍRITO, os homens, mais precisamente os líderes religiosos, teimam em dizer que DEUS é uma pessoa.

    Absurdo maior não pode existir, podes crer.

    Não, o Espírito Santo não é uma pessoa, pois é um Espírito.

    O Espírito Santo se queres realmente saber é a Potência Criadora de DEUS.

    É o Terceiro Logos, Shiva, o Espírito Santo.

    Podes crer.

    Felicidades.

    VR.

  • Esse assunto não é complexo e misterioso é um assunto revelado e claro.

    Acredito que por causa da fraqueza das pessoas eles precisam de vários deuses e para isso dizem que são mais de um.

    Até mesmo na hora do batismo eles se sentem inseguros e invocam os três.

    Como se quantidade fizesse alguma diferença.

    No entanto todos os apóstolos invocavam somente um nome para se batizar.

    Algumas pessoas dizem que preferem cumprir a ordem de Jesus,

    como se ele tivesse dado uma ordem diferente da que os apóstolos cumpriram.

    Para o ser humano é difícil entender

    pois nós não temos o poder de nos enviar para fazer algo. Mas para Deus isso é comum.

    Ele envia seu próprio espírito. E qual é o espírito de Deus que pairava sobre a face das águas. Adorei a sua comparação com o sol, foi bem constituída.

    Não existe três Deuses, isso é coisa da igreja católica.

    A bíblia nos afirma que existe somente um Deus um Senhor e uma fé.

    Está é a verdade bíblica.

    Que a paz esteja com você.

  • Tudo que disse está correto mas

    Ele é uma pessoa, e forma de alguns textos traduzidos do grego nos levam a uma forma literal.

    O espirito entristece

    tem raiva

    se alegra

    sabe das coisas até as de Deus

    qualquer que diz uma energia, energia nao sabe nada, nao tem sentimeto e muito menos autoconsciencia.

    Ele é o Executor, a força ativa, o que realiza na terra as coisas

    tanto que estava aqui na criação enquanto deus se encontrava no ceus e visitava adão e eva as tardes.

  • Certamente, categorircamente em carater contextual da biblia demonstra o Espirito Santo ser um Ser, na biblia indica varios textos que demonstram caracteristicas de um ser, mas muitas igrejas deturpam isso, Jesus quando subiu aos céus prometeu aos discipulos que deixaria um outro consolador,como ele um ser, poderia deixar uma força, um expirito?como dizem por ai ser. Deixou um ser que se compadesse de nós, pensa, age...como posso eu sai de minha empresa em viagem e deixar o meu computador no meu lugar?o certo é deixar um ser pensante e de decisão na acha?.mas claro que ele diferencia de Deus pai e filho, pois cada um tem seu papel especifico.um abraço.

  • Ninguém, até agora, conseguiu descobrir que apito, se algum, ele toca!

    No início do cristianismo, foi dificílimo arranjar-lhe uma vaguinha na trindade!

  • Energia,a pura Energia!

    Nada mais que energia!

Sign In or Register to comment.