O que é felicidade.........?

Existe uma definição para esta sensação? O que uma pessoa tem que ter no mundo prático para ser felix?

Update:

A pessoa que entende para si que a verdade não é constante, pode vir ter felicidade no sofrimento, já que ela sabe conscientemente que sofrimento e felicidade são alternancias? Ou felicitar-se no momento de dor é masoquismo? Entretanto, ao meu ver, masoquismo é desejar a dor e não estou dizendo isso. Estou falando daquele que pode vir a compreender que dor, ainda que doa, é tb vida. Isso é possivel na vida prática, além da filosofica? Socrates estava feliz no dia de sua morte bem como jesus....

Update 3:

Marcos, você, como sempre, foii além. Concordo contigo.

Comments

  • A felicidade, como dizem, é um estado de espírito. Ela não existe como plena, evidentemente, uma vez que todas as situações vividas pelos humanos são radicalmente variáveis, todo mundo adoece, todo mundo perde amados, todo mundo perde amigos, todo mundo sente fome, todo mundo sente sede, cansaço, e nessas situações de falta ou ausência, ninguém é feliz.

    Você pode considerar que uma pessoa como Buda era uma pessoa feliz, na maior parte do tempo e também Madre Teresa, ou Jesus Cristo (o que não seria verdade, mas uma suposição embasada na serenidade com que essas pessoas agiam na vida), e ainda assim não poderia afirmar que elas foram inteiramente felizes em suas vidas. Jesus Cristo, por exemplo, não estava feliz quando açoitava os vendilhões à porta do templo e não devia ser para madre Teresa nenhum motivo de felicidade quando seus protegidos faleciam, da mesma maneira que imagino que Cidarta Gautama não entrou em êxtase de júbilo ao perder seu pai.

    Então podemos dizer que a felicidade existe apenas em momentos de nossa vida, o que nos levará consequentemente à certeza de que somos obrigados a sentir infelicidade para atingir - em momentos - essa certa felicidade.

    A felicidade é um sentimento, e assim como o amor, ou a raiva, ela existe, mas não preenche, sozinha, o conjunto de sentimentos que pela vida experimentamos.

    Uma pessoa resignada às infelicidades é uma pessoa mais propensa a dizer-se mais feliz que as outras, pois que em não sentindo dores comuns (como doenças, acidentes ou perdas de pessoas ou objetos queridos, por exemplo), sofre menos e proporcionalmente a felicidade, apesar de menos intensa, torna-se aparentemente mais longa na sua vida.

    Para ser feliz, na minha opinião, você tem que conscientizar-se que todas as dores na vida são necessárias, e destinam-se a dar ao sofredor maior tolerância, o que o levará a se tornar mais compreensivo e sábio. Uma pessoa que não sofre por entender que a dor é inerente à vida é uma pessoa que pode se chamar de feliz e se de fato sente o ruim como necessário, tenderá a achá-lo bom. Se minha mãe não tivesse morrido eu certamente não saberia o quanto a amava viva e isso me foi bom, já que aprendi a amar aos demais quando ainda estão vivos.

  • De acordo com alguns filósofos, não se pode alcançar a felicidade, e sim vivenciar MOMENTOS felizes! Uma pessoa nunca pode viver SEMPRE feliz. Cabe a você raciocinar, dando de exemplo a sua vida, o por quê de uma pessoa não poder estar sempre feliz. No fim da sua vida você colocará na balança seus momentos felizes e os ruins , e concluirá se foi feliz ou não.

  • Olá Prezado Cláudio,

    A Felicidade é mental, sua principal fonte é a tranquilidade ou a paz

    Depende de confiança interior e capacidade de minimizar os aspectos negativos e maximizar os bons

    Felicidade é a capacidade de administrar as emoções e pensamentos, gerando assim uma postura mental mais equilibrada.

    A felicidade nunca vem do ter, mas do como saboreamos o que temos, a alegria não está nas coisas, está em nós, ter não é ser, a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la ou deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.

    Quem tem bastante em seu interior, pouco precisa de fora, porém é necessário as pessoas se tornarem caminhantes do seu próprio ser, aprendendo a criar raízes dentro de si mesmas, sendo fiel a própria consciência.

    Estimado Cláudio, aproveito a oportunidade para citar aqui, parte da obra de Augusto Jorge Cury, encontrada no livro " Dez Leis Para Ser Feliz "

    Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não

    é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

    Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os

    desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do

    destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

    Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da

    própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um

    oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da

    vida.

    Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si

    mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma

    crítica mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos

    poéticos com os amigos, mesmo que eles o magoem.

    Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de

    cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer

    “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressa “eu preciso de você”. É ter

    capacidade de dizer “eu te amo”. Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser

    feliz...

    Que nas suas primaveras você seja amante da alegria

    Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.

    E quando você errar o caminho, recomece tudo de novo.

    Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.

    E descobrirá que...

    Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a

    tolerância Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a

    serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as

    janelas da inteligência.

    Felicidades a Toda comunidade yahoo !!!

  • a felicidade é proporcionada por um grupo de hormonios da familia das endorfinas

    é uma droga natural do nosso corpo. portanto, quando estamos felizes, estamos drogados.

    quanto a questão do masoquismo, talvez a felicidade não venha com o ato em si, mas sim depois do ato, assim com aquela sensação de alivio que sentimos após chorar e que nosso cerebro manda injetar doses de endorfinas para aliviar a dor.

    se a felicidade não fosse quimica, não conseguiriamos fazer remedios contra a depressão.

  • "A felicidade é uma arma quente"....Vc pode até te-la, mas mante-la é outra história. Quando vc acordar e ver tudo de bom que o mundo tem pra te oferecer já estará no caminho, aliás já dizia Gandhi: " Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho...."

  • É você não ter nenhum problema. Ter amigos, família, pessoas que realmente gostam de você. Viver a vida que você sempre quis ter. Dinheiro não é tão importante se você não tiver pessoas ao seu lado. E se você tem, dê valor a elas, eles são o teu maior bem.

  • Felicidade é a leve compreensão do homem, de que ele estará disposto a crescer como ser humano.

  • Felicidade é adequar ou adaptar o modelo interno ao externo assimilando perdas, frustrações e deixando de lado as ilusões, sonhos e pretensões, coisa que quando acontece, nos faz ser capazes de perceber que todos os desejos do nosso egoísmo não são o fundamento da realidade, mas fantasias transitórias que sempre se renovam como as cabeças da hidra.

    O sábio é capaz de perceber essa verdade e não ser conduzido pela sensação externa passageira, sabendo que a única forma de felicidade e´realizar as obras que são para o bem de todos, o segredo da humanidade em evolução.

  • Cláudio, felicidade é condição de vida em que alguns colocam para si e outros não.

    Pode ser simples como complicada para conseguir. Ou se joga fora os ranços e a vive com a intensidade que pode, ou alimenta mágoas e mágoas e será um ser infeliz pelo resto dos dias.

    Cá comigo, prefiro a primeira opção.

  • Felicidade é algo abstrato lógico, mais que nos preenche por completo e sem ela jamais viveriamos bem.

Sign In or Register to comment.