Vc perderia sua cabeça por causa de Cristo?

Hoje celebramos o martírio de S. João Batista que morreu porque reprovava o adultério de herodíades. Seguir Cristo hoje é fazer certas concessões ou buscar o modelo radical de João Batista?

Update:

Amigo Luiz Cláudio eu já até perdi minha antiga conta aqui

Comments

• Paz e Bem.

Caríssimo Deladier a morte de João tem um sentido mais abrangente do que a mera denúncia do adultério Real.

Hoje celebramos o martírio de João , o Batista, aquele de quem Cristo disse: dos nascidos de mulher não há outro maior do que João , o Batista.Mas o menor no reino do céu é maior do que ele..

É uma reflexão sobre minoridade, João escolheu a via menor, se fez pobre, vestia-se pobremente, comia gafanhotos e mel.Essa é a expressão de quem Mateus usa para expressar a humildade de João.

E Jesus ainda diz: o menor no reino do céu é maior do que ele.

Aqui temos que o Senhor demonstra que a sabedoria e o serviço estão no despojamento, na simplicidade, no profetismo sem recompensas. O profeta do Deus não é rico, nem poderá ser, e Jesus também revela que o menor , o mais pobre, o mais abandonado, o mais oprimido, no reino de Deus, isto é, na Vontade de Deus, ainda é maior que o maior.

Aqui temos toda uma teologia que aponta para a simplicidade e para a essência do anúncio do Reino. Algo que S.Francisco irá entender tão bem ao ponto de se apaixonar pela santa pobreza, irmã da santa simplicidade, virtudes do Altíssimo Senhor Deus que nos sustenta, ainda que com gafanhotos e mel.

O martírio de João Batista traduz a denúncia profética das injustiças cometidas pelos poderosos, inclusive o luxo da corte, cujo desfecho fatal é a morte do inocente e a opressão dos marginalizados.

Este é um ponto crucial que no nosso mundo onde até as bençãos de Deus aparecem em belos e novíssmos automóveis, em ostentações de riquezas materiais e na busca frenética por ser próspero.

Entretanto para Deus quem é o maior no Reino ainda é o menor, que o menor.

Porque tantos temem a simplicidade e a pobreza se elas são sinais proféticos do Reino de Deus?

• Caríssimo Deladier,

Seguir a Cristo é inegavelmente seguir o modelo radical de São João Batista.

Agora, perder a cabeça aqui no Y!R não é coisa das mais difíceis...

Nada comparável ao extraordinário feito de São João Batista!!!

Mas, mutatis mutandi, não deixa de ser um martírio...

• Deladier, para além do que respondi já hoje ao Frei Bento nesta interessante questão que ele colocou ( http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ap... ), acrescentaria dizendo que realmente ser cristão HOJE e sempre é assumir a radicalidade do "martírio", ou seja, do testemunho de vida até às últimas consequências. Quanto a mim, creio que ainda estou um pouco aquém da vivência desafiadora dessa radicalidade, mas...todos os dias vou fazendo um esforço! Também gostei muito desta sua questão! Um grande abraço.

• Por Cristo.... com plena certeza!!!! Hoje, com o entendimento que tenho, por ser temente à Deus e, por ser Sua determinação, daria minha vida por qualquer irmão.

• Eu diria que é perder muito tempo seguindo um amigo imaginário.

• essa parabola responde sua pergunta ?

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ah...

Veja e feflita . Vou ler sua resposta .

• De jeito nenhum!! ta loko...!

• Não perderia não, já perdi.

• boa pergunta...

Perder a cabeça? acho que a brutalidade humana não chega a esse ponto...rsrsrs..

Existe uma palavra chamada CONVICÇÃO...qdo vc a tem tudo é mais facil...tudo depende de situações...Estevão foi apedrejado pq servia a Deus, Jesus crucificado...muitos sao os casos...mas tb temos Joao...foi preso e feito de escravo na ilha de Patmos...

Cada um tem a sua experiencia com Deus, mas te falo através da minha fé e da minha convicção...eu morreria por causa do unico e verdadeiro Deus!!! para que sua obra seja feita, mas nao seria taum idiota como esses homens bombas que acham que Deus se alegra qdo eles se sacrificam e matam outras pessoas...ou o Deus dele é diferente do unico Deus ou ele que é retardado e naum sabe discernir as coisas...fico com a segunda opção!!!!

Sign In or Register to comment.