Periquito pode quebrar a pata ?

Tenho dois diagnosticos diferentes de veterinario, o primeiro disse que o periquito não tem nada na pata ´, mas ele naõ fica mais em pé sobre ela fica deitasdo sobre uma pata só. O outro diz que ele esta muito gordo e por isso esta sem equilibrio, nao sei o que fazer pois um quer a radiografia do bicho e não da pata , só sei que o bichico fica passando o bico na pata e deitado o tempo todo( isso foi depois de cair do puleiro). Alguem me ajude !!!Obrigado.

Update:

Existe alguma pomada que possa passar para ele não sentir dor??

Comments

  • Pelo que você diz é mais provável que o pássaro esteja com a patinha machucada.

    É muito importante você entrar com um antibiótico (para acabar com a dor e ajudar na recuperação e ainda evitar uma infecção), eu tive um problema parecido com uma agapórnis filhote, brigando com os irmãos ela teve um dedinho quebrado, ficou inchado, rocho e as pontinhas de todos os dedinho estavam ficando pretinhas, parecia que iam cair de gangrena. Eu dei 2 gotinhas de antibiótico da avitrim de 12 em 12 horas, durante 7 dias, eu comprei uma pomadinha própria para pássaros (Vai achar como se fosse para canário), o que vai aliviar bastante a dor local.

    É difícil imobilizar um pássaro, tente retirar os puleiros e deixar a comida e a água próximo para ele fazer o mínimo de esforço possível.

    A temperatura é muito importante, principalmente para pássaros doentes, pois, eles não conseguem manter a temperatura corporal sozinhos.

    Ao entardecer cubra a gaiola com um tecido escuro, para que ele possa dormir sem estresse de acende e apagua luz, ele precisa dormir em um lugar tranquilo pelo menos 8 horas por dia.

    Se for possível coloque-o para pegar sol pela manhã, a vitamina D e A ajudam na recuperação óssea e tenha sempre na gaiola ossiba (fonte de cálcio).

    Quanto menos você mexer no pássaro melhor, evita estresse.

  • Poxa que mal, como qualquer ser vivo ele pode sim quebrar, torcer ou romper qualquer osso, ligamento ou musculo.

    Acho que seria mais indicado tirar uma radiografia para tirar duvidas, se o passaro ta realmente muito gordinho o sobrepeso pode estar afetando a articulação dele, como uma pessoa muito gorda tem dores no joelho pelo excesso de peso mas todo o caso deve ser visto com muito cuidado.

    Voce tem varias hipoteses de diagnostico entao tem que ir eliminando ate achar a que melhor responde o problema =)

    PS 1: O fato dele estar passando o bico significa que ele esta sentindo dor, pois ao passar o bico "alisando" ou "massageando" diminui a dor como quando a gente bate o braço em algum lugar dai a gente esfrega pra passar a dor. Quando ele faz isso ele tá inibindo os receptores da dor e por isso ajuda.

    PS 2: Periquitos podem fraturar até o bico =/

  • Olá, estou muito triste pois um gavião agarrou meu periquito tuim dia 12/05/08, mas qdo eu o peguei, ele havia caido do ninho e tbm apresentava o mesmo problema q o seu, eu com muito amor cuidei e ele ficou ótimo, além de cuidar da ferida com remédios caseiros, tbm fazia uma fisioterapia na patinha, esticava e encolhia, na 2ª vez q estava fazendo deu 2 estralos como quem estrala os dedos, assustei, mas depois disso ele já colocou a pata no chão e andou normal, antes andava com uma pata e se arrastava com o bico, parece q estava com mal jeito e aquele estralo colocou o nervinho no lugar, gostaria muito de ter outro, mas......

  • oi Bia,

    muita gente aqui em cima já te disse o q fazer!

    aí vai só uma colocação minha:

    eu peguei tela de mosquito (+ durinha), tirei o fundo da gaiola, a minha sai, e coloquei a tela em cima, cortei as sobras e fixei com os próprios fios da tela. ficou ótimo. minhas calôs, quando estão no gaiolão, chegam a se atirar do poleiro para o chão da gaiola! é um barato e ninguém corre o risco de se pisar!

    muitos até pensam que vai ser ruim, pois, entrariam em contato com o cocô. para isso não acontecer, eu tiro a grade (telada) e passo um jato forte com a mangueira, sai tudo e se precisar, passo o escovão! foi ótimo e elas, quando estão na gaiola (passam o dia fervendo em um quarto!!!) não correm o risco de se machucar!!

    bjus.

  • Como a amiga ai em cima disse, o melhor é seguir o conselho do veterinário, tirar uma radiografia, o deixe muito confortável com comida e água super acessíveis, e uma vitamininha também iria bem, não faça nada se não sabe onde esta a fratura ou se só luxou ou trincou, você está mais que correta em recorrer a um medico veterinário, agora tire uma radiografia completa do bichinho que o vet saberá o que fazer.

  • Bem, pode ser que seu pássaro esteja sim com a pata quebrada, neste caso tente deixar agua e comida próximos a ele, afim de poupá-lo.

    Em relação a pata, faça uma sustentação para que ele tenha um apoio e não se machuque mais.

    Espero q ele melhore

  • tente imobilizar a pata de seu periquito utilizando um canudinho de plástico ( aqueles que usamos para beber refrigerantes ou sucos, aqueles mais fininhos) o quanto antes a fim de evitar um dano permanente.

  • Pode ser que o mosquito picou a pata dele, tente passar alcool na patinha 3 vezes por dia pra ver se ele melhora.

    Boa sorte.

Sign In or Register to comment.