Chuveiro elétrico vs aquecimento a gás?

Tenho em minha casa aquecimento a gás, mas instalei um chuveiro elétrico por medidas de economia. Mas agora chegou o frio e ele não está dando mais conta, então a dúvida é: eu posso deixar ele desligado na posição 'verão' e ligar a água quente, aquecida pelo gás, passando por ele? Isto danificaria o chuveiro elétrico ou é apenas um mito?

Comments

  • Marco : pode sim, sem problemas. Você não consegue aumentar a chama do aquecedor a gas para usar so um? Alguns aquecedores permitem um ajuste de temperatura.

    Você pode ter ainda um problema de isolamento térmico na tubulação entre o aquecedor e o chuveiro, de uma olhada.

  • Deixe-o na posição frio, já que a água virá do aquecedor.

  • Acredito que a utilização de gás seja mais economica que a energia elétrica.

    Nada impede que voce utilize os dois simultaneamente, se a água estiver muito fria e somente o gás ou o elétrico não estiverem dando conta do recado. Mas utilize preferencialmente o gás para efeito de economia.

  • Não há problema algum. Agora, porque voce pensa que o gás gasta mais do que o eletrico? Um truque: Ligue o gás apenas quando utilizar o chuveiro e quando puder, troque tudo por aquecimento solar, voce não se arrependerá.

  • Achei estranha sua instalação, mas vamos ver se entendi. Você ligou um chuveiro elétrico na tubulação que também passa a água do aquecedor a gás. Pelo que entendi você quer deixar o chuveiro ligado onde aquece menos e ligar também o aquecedor a gás. Com isto estará gastando tanto energia como o gás. Geralmente o aquecedor tem dois tipos de regulagem, tanto de volume de água que passa em seu interior, como da potência da chama do gás. Acho melhor tentar regular a potência do gás que usara somente o aquecedor, sem precisar ligar o chuveiro elétrico também. Espero ter ajudado com esta explicação

  • si vc fazer assim ele alem da agua que vai vim quente do aquecedor ainda vai aquecer com a eletrecidade por estar na posição verao, vc vai gastar nas duas partes, no gas e na eletrica.

    Entao desligue o dijuntor do chuveiro ou se nao tiver como desligar o dijuntor por algum outro motivo, desconecte o fio fase do chuveiro e use so o aquecimento a gas, no mais fica tudo normal.

Sign In or Register to comment.