Socorro! preciso de uma fórmula mágica do excel, alguém pode me ajudar ?

Tenho uma tabela de preços enorme no excel e esses preços sempre alteram. Eu não aguento mais pegar preço por preço e calcular a alteração.

Será que existe alguma fórmula que eu possa aplicar o percentual da alteração para que mude todas as células de uma vez ? Ou só vou conseguir isso com programas específicos ?

Comments

• Eu sempre trabalho no excel assim.

Com a tabela toda pronta e por exemplo no valor de cada produtro coloco a seguinte formula::

= valor + (valor x F1)

coloco na Coluna F - linha1 o valor do percentual de aumento por exemplo: 5%

Então toda vez que os produtos subirem de preço em termo de percentual é só você alterar o percentual e automaticamente todos sofreram aumento, só que depois você terá que criar uma outra coluna com o resultado final, para ser alterado posteriormente, já que o percentual é do valor atual.

• Sem digitar preços, amigo(a). Tens a coluna do preço unitário na coluna ("a"), copie-a para uma coluna ("b"), digite numa coluna ("c") o percentual. Na coluna ("a") coloque a formula =b?(número/linha)*c?(número/linha).

Exemplo:

Coluna A Col.B Coluna C Col.D Coluna E

| Produto | Código | Preço Venda | Pr.Cust. | Perc.%|

| Aspirina C...... | 05129 | R$ 3,04 | 1,90 | 60 % |

Coluna C = (D3*E3)+D3

* Copie a formula da 1ª linha corresp.(1º item) ao último.

• O excel é ótimo para isso

Faça assim. Numa célula fixa coloque o percentual de reajuste. Suponha que o percentual fique na célula b3, vc coloca o % de aumento desejado.

A sua tabela de preços deve ter pelo menos 4 colunas

a ...................b ...............c .............d .......

código ......... descr .... preço antigo ... preço novo

Preencha a coluna de preço antigo com os preços que vc já tem .. Suponha que sua tabela começa na linha 10

na primeira célula do preço novo (d11) coloque a seguinte fórmula

=c11*(1+$b$3)

Copie essa fórmula de d12...d1000 ou a última linha da tabela.

Pronto, a coluna D vai ter o preço novo.

Só que depois que vc fizer o primeiro reajuste, o preço novo passa a ser o preço antigo, concorda ?

Aí vc faz o seguinte, copia os preços da coluna D e cola eles na coluna C só que vc usa o COLAR ESPECIAL, só com os valores. Se vc usar o colar comum, vai dar referência circular e zica a sua planilha.

Experimente isso numa planilha de testes, salve-a com outro nome e depois que vc ficar segura faça para valer na planilha de verdade.

Sign In or Register to comment.