Humanidade tem ancestral recente?? Sua opinião?

Estudo feito nos Estados Unidos mostra que o mais recente ancestral comum a toda a população mundial atual viveu não há dezenas de milhares de anos, mas há apenas 3 mil anos

Simulações feitas em computador, baseadas em um novo modelo estatístico, mostraram que o ancestral comum à toda a humanidade não é tão velho como se imaginava.

Cientistas norte-americanos descrevem na edição de 30 de setembro da revista Nature que tal indivíduo teria vivido há apenas 3 mil anos.

“Embora não sejamos exatamente ‘irmãos’, os dados obtidos sugerem que somos todos primos distantes”, conta Joseph Chang, professor do Departamento de Estatísticas da Universidade de Yale e um dos autores da pesquisa.

Os cientistas estabeleceram a base do estudo em um artigo anterior, no qual descreveram um modelo simplificado do usado agora, que não levava em conta dados complexos referentes a variáveis como geografia, migração e eventos históricos.

Segundo os cientistas, embora tais complexidades dificultem a pura análise matemática, foi possível integrá-las em uma simulação feita em computador.

A análise pelo novo modelo simulou o transcorrer da história da humanidade nas mais diversas variáveis, processando dados sobre tipos de pessoas que viveram nos últimos 20 mil anos.

Os resultados da análise mostraram que o mais recente ancestral comum de toda a humanidade teria vivido há cerca de 3 mil anos.

Segundo o estudo, em um certo momento na história, as pessoas podem ser divididas em dois grupos: ou são ancestrais comuns de todos os que vivem hoje ou suas linhagens desapareceram.

“Não importa a linguagem que falemos ou a cor de nossa pele: nós temos os mesmos ancestrais, que plantaram arroz nas margens do Yangtze, domesticaram cavalos nas estepes da Ucrânia, caçaram preguiças gigantes nas florestas da América do Sul e construíram as Grandes Pirâmides”, disse Chang.

De acordo com o pesquisador, os resultados podem ser aplicados também para o futuro. “Dentro de pouco mais de dois mil anos, é provável que todos os habitantes do planeta descendam da maioria de nós”, disse.

“A facilidade cada vez maior em obter dados genômicos de indivíduos e o elevado número de projetos de grande escala que estão catalogando variações na população certamente aumentarão a capacidade de testar hipóteses sobre a história humana”, disse Jotun Klein, da Universidade de Oxford, em outro artigo na mesma edição da Nature, no qual analisa o estudo de Chang e colegas.

“Muitas questões interessantes poderão ser respondidas, como, por exemplo, quanto do material genético do ancestral universal foi passado à população atual. Ou, então, quando viveu o mais recente casal do qual toda a humanidade atual descenderia?”, argumenta Klein.

O artigo Modelling the recent common ancestry of all living humans, de Douglas L. T. Rohde (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Steve Olson e Joseph T. Chang, pode ser lido no site da Nature.

Fontes :

(Agência Fapesp, 1/10)

JC 2618, de 01 de Outubro de 2004

Comments

• Laís, os dados dessa notícia carecem de qualquer base histórica e científica. Se quiser, converse com algum cientista, biólogo, ou historiador.

Esses dados contradiriam até os cristãos fundamentalistas, que tomam a Bíblia como livro também de ciências. Pois 3.000 atrás viveram Davi e Salomão!

Nem o Adauto Lourenço, que anda disseminando o chamado Design Inteligente chega a esse absurdo. Embora afirma absurdo tb., ao propor a idade do universo em cerca de 10.000 anos!

PS. Laís, procurei a fonte mais próxima da notícia na redação postada e se trata do artigo "Passado comum", de Helena Mendonça, de 16.10.2004, revista "Grande Reportagem", site www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet ", que remete a Nature.

Esses artigos especializados correm o risco de serem mal interpretados por leitos. Bem, sou leigo em biologia, sou mestre em matemática e doutor em Teologia e História. Mas veja alguma parte do texto: "O indivíduo que terá legado a carga genética hoje dominante na humanidade viveu há 3 mil anos".Não está claro que o texto queira dizer que o chamado "primeiro casal" tenha vivido há 3 mil anos! Pois o texto ainda afirma pesquisas feitas com pessoas desde há 20.000 anos. Mas mesmo assim o texto da Helena contém furos enormes: "(...) os micróbios apareceram na terra há 3,4 milhões de anos, ou seja, 16 milhões de anos antes do que é aceite na comunidade científica" (veja as contas, ainda vão aparecer, pela primeira vez, daqui a 12,6 milhões de anos, no futuro!).

Note que nem entro em questões de evolução.

Fencer, que pena que foi excluida sua pergunta sobre a historicidade de Adão. Havia dado uma resposta, chegou a ler?

Laís, um abraço!

• Gostei de quando ele diz que a humanidade tem um ancestral comum. Sim, somos descendentes do casal mais antigo da humanidade. =)

Beijos,

• Não é novidade, eu nunca acreditei que vim do macaco.

Assim como outros bilhoes de cristãos que preferem acreditar que tiveram a origem em Adão e Eva a aprox. 7 mil anos ou mais.

• Já respondi a 1 pergunta sobre isso há meses.

Não, nossos ancestrais são africanos; simulações feitas em computador não é Engª Genética, Antropologia ou Arqueologia, são só simulações de pessoas que não querem descender de negros.

P/ fazer a simulação dados foram inseridos na memória do sistema e dependendo dos dados o resultado pode ter N variações

O estudo quer dizer que as pessoas mudaram pouco em 4/3.000 anos.

Comece assistindo a este documentário, são 10 vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=tqLjre1R58w&feature...

• Olha, nesse mundo científico temos muitas informações desencontradas, ora, se fala uma coisa ora se fala outra. Comenta-se demais sobre teorias. Ora "teorias" são quensões em "aberto", algo que precisa ser resolvido, não é uma "lei", teorias estão no campo das especulações. Elas tem seus meritos, todavia, as coisas devem ser tratadas como de fato são, "teoria", não é "verdade absoluta", embora possam caminhar nessa direção. Esteja certa, de que daqui a pouco lançaram outro estudo, ou "teoria" que contradiz essa que vc citou, se é que já nao existe.

Forte Abraço Pequena Loira.

Obs: Precisamos repetir nossa brincadeira de sexta feira, gostei!!!

• Páscoa

-Papai, o que é Páscoa?

-Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!

-Igual ao Natal?

-É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.

-Ressurreição?

-É, ressurreição. Marta, vem cá!

-Sim?

-Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu

jornal.

-Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que

aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?

-Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?

-O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas!

Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu ! Nem parece que esse menino foi batizado!

Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola ? Deus me perdoe ! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!

-Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?

-É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

-O Espírito Santo também é Deus?

-É sim.

-E Minas Gerais?

-Sacrilégio!!!

-É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?

-Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a

professora explica tudinho!

-Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?

-Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.

-Coelho bota ovo?

-Chega ! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!

-Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?

-Era... era melhor,sim... ou então urubu.

-Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?

-Que dia ele morreu?

-Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.

-Que dia e que mês?

-(???)

-Sabe que eu nunca pensei nisso ? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.

-Um dia depois!

-Não três dias depois.

-Então morreu na Quarta-feira.

-Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois!

-Como?

-Pergunte à sua professora de catecismo!

-Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?

-É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.

-O Judas traiu Jesus no Sábado?

-Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta!!!

-Então por que eles não malham o Judas no dia certo?

-Ui...

-Papai, qual era o sobrenome de Jesus?

-Cristo. Jesus Cristo.

-Só?

-Que eu saiba sim, por quê?

-Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?

-Ai coitada!

-Coitada de quem?

-Da sua professora de catecismo!

Luiz Fernando Veríssimo

• Eclesiastes

8:1 ¶ Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.

Eclesiastes

8:16 Aplicando eu o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que há sobre a terra (que nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos);

DEUS É QUEM SABE DO TUDO, E OS MISTÉRIOS DELE NÃO REVELA A QUALQUER UM!

Sign In or Register to comment.