Faculdade Pública ou particular?

Bom, quero fazer Ciências Biológicas, estudei em uma escola pública minha vida toda, e sem desmerecer o ensino público do Brasil, mais já fazendo isso. Sei que não tenho uma boa base para entrar em uma Universidade pública sem fazer um cursinho. Então a questão é: Meu sonho é ir morar no litoral de São Paulo e caso eu consiga entrar em uma Universidade Pública, conseguiria pagar um aluguel em um apartamento no litoral, já que não teria gastos com a Universidade, mais para isso precisaria fazer um cursinho e só conseguiria entrar na Universidade no ano que vem. Por outro lado, minha mãe está disposta a pagar meu curso em uma faculdade particular, no entanto eu só poderia ir morar onde eu quero depois dos quatro anos de faculdade. O que vale mais a pena, eu pagar um cursinho e tentar entrar em uma pública ano que vem ou entrar em uma particular e começar o curso esse ano ainda?

Comments

  • Eu recomendaria que você fizesse este curso numa instituição pública. Por ser um curso muito voltado pra área acadêmica (pesquisa e docência), você provavelmente teria que continuar se especializando após a graduação (fazer especialização e/ou mestrado)... portanto, é de grande importância que a sua faculdade seja bem conceituada (existem algumas particulares bem conceituadas no Brasil, mas elas costumam ser bem caras).

    Não é tão difícil entrar em ciências biológicas numa instituição pública. O curso não costuma ser muito concorrido, mas se você quiser entrar numa estadual (USP, UNICAMP ou UNESP), você terá que fazer o vestibular específico no estado de SP (Fuvest, Comvest, Vunesp, etc... o Fuvest em especial costuma ser bem concorrido pra maioria dos cursos). Caso seja uma federal, todas as do estado de SP (menos a UNIFESP, que ainda tem vestibular próprio) utilizam o Enem, que pode ser feito onde você mora mesmo.

    Das instituições públicas, a única do litoral que oferece o curso de biologia é a UNESP de São Vicente (bem pertinho de Santos). Caso esteja disposta a se locomover diariamente para a grande São Paulo, existem também a USP, UNIFESP, UFABC e IFSP (as duas últimas usam o Enem integralmente como processo seletivo). Dentre as citadas, a UFABC (Santo André) é a que fica mais próxima do litoral de Santos (aproximadamente 60 km).

    Estude desde já que você consegue. Mais informações nos links abaixo... espero ter ajudado.

  • Universidade Pública com certeza! A qualidade é indiscutivelmente melhor além de você não pagar nada, um ano passa rápido e você, caso se esforce, certamente passará!

    Boa sorte!

  • Vê o que é melhor pra você, onde que é melhor. As vezes uma faculdade pública (federal) pode ter um curso bem melhor e mais flexível do que uma particular.

Sign In or Register to comment.