Para os espíritas: tais argumentos são suficientes para asseverar a existência de deus?

Primeiro: o texto é longo, mas sei que espíritas são pessoas muito estudiosas, como eu, e não têm preguiça de ler; quem não quiser ler, dispenso os comentários iletrados e parcos em fundamentação. Essa linha de reflexão é para quem busca A Verdade, e não UMA verdade que particularmente defenda e aprecie....

Segundo: não sou espírita, sou ateu sério e metódico; mas leio TUDO pois, que credencial tem aquele que aceita ou recusa uma concepção sem ter ido conhecê-la? Agir assim é pura sandice!

Isso posto, a questão em si, objeto de meu estudo presente sobre a doutrina.

Tenho grande apreço pela doutrina espírita, ainda que dela discorde em seus fundamentos mais profundos. É, de longe, um milhão de vezes melhor que religiões abrâmicas.

Gostaria, então, para melhor compreensão, de receber alguns esclarecimentos sobre o que exponho a seguir.

Pelo livro Gênese, de Kardec, no Capítulo II, sobre a existência de deus, logo no início, considerando que:

- é pelos efeitos que se julga a causa;

- efeito inteligente exige causa inteligente (o exemplo do relógio e do relojoeiro);

- o Universo existe e não foi o Homem que o criou;

- o Universo é material, e não comporta, em si mesmo, de forma imanente, a Inteligência que se observa em seus processos;

ele conclui que

"7. - A existência de Deus é, pois, uma realidade comprovada não só pela revelação, como pela evidência material dos fatos".

Entendo que revelação refira-se às comunicações dos espíritos a Kardec e outros; algo que não comprovo, objeto apenas de crença, não de Saber apoiado em fatos objetivos da Realidade, confirmados pela Ciência como um todo.

Não consegui concretizar a ilação, tão forte, do trecho que assevera que é "uma realidade comprovada" e se sustenta na "evidência material dos fatos".

Quem comprovou tal realidade? Quando isso ocorreu? A Ciência atual estava presente para confirmar tal comprovação?

O que são evidências para o Espiritismo? Ao que parece, não coincide com o conceito que a Ciência esposa.

Quais são os fatos de HOJE (não os da época de Kardec, pois comportam grande dúvida de veracidade (sem ofensas, apenas probabilidades); assim como tudo na tal bíblia) que ancoram a doutrina? Ou seja, o Espiritismo apoia-se nas informações passadas pelos espíritos; mas, por que não há HOJE EM DIA tais manifestações às claras, em abundância, para que a Ciência objetiva possa confirmá-las? É inútil e frágil exarar o trecho da doutrina que afirma que o tempo de Kardec foi a terceira revelação e, por isso, revelações não ocorrem agora; seria uma evasiva pouco sólida...

Enfim, seriam essas, em poucas palavras, as principais dúvidas desse momento do estudo do livro Gênese...

Como a aceitação da existência de deus é ponto capital na doutrina, não posso ir avante sem que haja esclarecimento adequado. Claro que, aceita tal existência, o resto da doutrina é consistente do ponto de vista da Lógica (até onde percebo, é claro).

Sim, claro: já estudei os outros três principais livros da doutrina; não sou leigo em Espiritismo, como alguns sabem aqui no YR.

Acolho todas as respostas, incluindo as que se apoiam APENAS no que DISSE A ou B, ainda que pouco agreguem à busca da Verdade...

Carpe diem!!

Comments

  • Meu caro.

    Tua pergunta requer uma longa resposta, portanto, paciência.

    Primeiramente, cabe definir, se é que isto é possível, o papel de Kardec na Doutrina Espírita.

    Foi ele um operário de relevante tarefa embora.

    Apenas organizou as bases iniciais de um edifício permanentemente em construção. Muitas afirmações que ele fizera, somente posteriormente viria a ser demonstrado.

    O corpo doutrinário se divide em três aspectos:

    Religioso-Filosófico-científico.

    Grandes homens de destaque no movimento científico do século passado, utilizaram boa parte de seus preciosos tempo, pesquisando o que chamamos de FATOS ESPÍRITAS.

    A propósito, este é o título de uma obra editada pela FEB.

    Trata-se de um Livro-Ata.

    São as atas e relatórios do grande Físico-Químico William Crookes, quando de sua apresentação em memorável assembléia na Academia de Ciências de Londres.

    Vale à pena conferir este conteúdo para munir-se de boas idéias para uma crítica melhor fundamentada.

    Com relação ao deus espírita, não há comparação com as religiões tradicionais que adotam o deus antropomórfico.

    Para a Doutrina Espírita, conforme a primeira pergunta do Livro dos Espíritos, é:

    Que é Deus?

    "Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas"

    "Endeusamos" (rsrs) o princípio espiritual.

    Este é o grande mérito do Espiritismo: Divulgar como quem descobre um FENÔMENO NOVO no universo.

    O homem tem um princípio espiritual, preexistente ao corpo físico e sobrevive ao mesmo, após a morte do corpo.

    Este princípio tem uma relação com essa inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

    A literatura espírita é extensa, e é um dos conteúdos mais difícil de assimilar e de se convencer, por chocar com idéias firmemente arraigadas na mente do homem, desde longa data.

    Quer seja por questões religiosas, quer por questões do materialismo dialético.

    O cotidiano do Movimento Espírita, todavia, é recheado de fatos, de tal modo que para o espírita, é algo corriqueiro falar com ESPÍRITOS.

    ..........

    Até que enfim surgiu um elemento que não é por acaso, que tem gosto pelo estudo sério, resolveu estudar para combater com conhecimento de causa, debatendo dentro do conteúdo genuinamente espírita.

    Isto também ocorreu com os grandes pesquisadores espíritas ligados ao movimento científico.

    William Crookes, presidente da maior academia de ciências inglesa, sentiu-se na obrigação de estudá-los para dar um freio naquele movimento, que incomodava meio mundo.

    Buscava um explicação natural ou então desmascará-lo.

    Estudou-os por QUATRO anos. Não quatro meses!.

    Concluiu por sua realidade e da incapacidade da Ciência explicá-los pelo conhecimento adquirido de seu tempo.

    (AINDA HOJE?)

    E sugeriu uma super comissão para dar continuidade aos mesmos.

    Até hoje o movimento científico fica devendo essa tal comissão.

    O que vemos por aí como científiico, são pesquisas medíocres, com varinhas, estudando o campo bioenergético do médium.

    Ou analisando a capacidade do ANIMISMO inerente a todo ser humano.

    Pesquisas deste gênero já foi levada a efeito, sobretudo pelo pioneiro J.B. Rhine.

    Quero ver estudar a MATERIALIZAÇÃO DE ESPÍRITOS e as MATERIALIZAÇÕES DE MOLDES POR MEIO DE PARAFINA.

    http://www.mundoespiritual.com.br/pesquisa.cientif...

    http://www.espiritnet.com.br/Colunistas/maosecto.h...

    ............

    O grande Alfred Russel Wallace teu pai ideológico do ponto de vista da Teoria da Evolução, igualmente estudou os FATOS ESPÍRITAS, que você diz desconhecer e portanto não existe para você.

    Alfred Russel além de enxergar a Evolução das Espécies percebeu também a Evolução do Espírito,de tal modo que se tornou o maior divulgador do Espiritismo na Inglaterra, ao seu tempo.

    FATOS ATUAIS.

    Realmente, há uma carência na promoção do Espiritismo por meio da fenômenos ostensivos voltados ao público.

    O Movimento Espírita é composto pelo componente humano e pelo espiritual (elementos do plano espiritual).

    Há momentos que nos encarnados apenas executamos os planos adredemente elaborados pelos Espíritos.

    Consideram que a fase de chamar à atenção já passou.

    A Fundação Joaquim Nabuco, ligada ao MEC tem em seus registros, jornais da época que falavam das MESAS GIRANTES, artifício utilizado pelos Espíritos.

    Foi num desses eventos que Kardec, curioso e circunspecto viu o fenômeno inteligente por trás de movimentos mecânicos.

    Mas, como falei os fenômenos atuais se restringem a grupos conscientes e nas próprias casas espíritas.

    http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm....

  • Belo trecho do livro e belas perguntas.

    Entendo suas dúvidas.Sei que você não terá preguiça de ler minha resposta,assim como não tive ao ler sua pergunta

    Pois bem,você pergunta porque tais manifestações não acontecem "às claras".

    1°-Não foram precisos dois profetas como Moisés para mostrar a existência de Deus,Não foram precisos dois Cristos para que o povo da época entendesse o verdadeiro plano de vida de Deus para conosco.Assim como não é preciso sempre se ter ensinamentos superiores.Tudo vem com seu tempo,para nosso entendimento!

    2°-O último "Grande fenômeno" foi dado com o médium Chico Xavier,que foi muito famoso e tal,por ter 15 anos não vivi o suficiente para saber se ele foi cientificamente estudado ou não,mas pelo que sei nunca se deram provas concretas de que sua psicografia fosse uma fraude.

    3°-Sim!A 3° revelação ainda está acontecendo,ela assim como os ensinamentos de Jesus são eternos,e ela vai se renovar,é só ter paciência!

    4°-Não sei se você dúvida de Kardec,mas acho que é meio contaditório um cara com esse nível intelectual,escrever livros com esse nível(que é inegavelmente auto para época e até mesmo para nossa)e colocar a "culpa" em espíritos,loucura não?

    5°-Para mim são sim provas suficientes,acho que uma sequência tão perfeita como Moisés,Jesus e Espiritismo não poderia ser criada por simples homens de diferentes épocas,até porque esses mesmos não lucrariam nada com isso!

    6°-Que tenha sido de bom proveito

    7°-E que a paz de Deus e dos irmãos superiores estejam com você e com cada um que ler

  • VOLTEI.

    Meu amigo, eu sou um sujeito que jamais aceita algo que não compreenda. Não me foi difícil assimilar o ideal espírita, porque sempre, desde criança questionava tudo, era um mala, rsrsrsrs.

    O que não entendo, é que uma pessoa com sua cultura e inteligência, não tenha percebido a face de Deus.

    O que a gênese espírita poderia dizer mais a espíritos atrasados como nós ?. Falta aos espíritos analogias para poderem dizer coisas superiores. Como você explicaria o YR a Moisés àquela época ?.

    Deus não tem limite e nem está num ponto específico, não circula como seus astros e não sente como um pai ou uma mãe. Deus é único, mas não é uma forma, não tem entornos que o circule e nem ele abraça nada.

    Uma mosca, tente matar uma mísera mosca. Ela se evade com uma destreza que um beija-flor fica com inveja. mas essa mosca, mísera mosca, tem todos os seus aparelhos, todas nascem morfologicamente iguais, há toda uma sinergia que lhe otimiza a vida. Deus não lhe aparece numa mosca ?.

    E numa semente de manga que vira mangueira. dentro daquela caixa mágica, ha uma gigantesca árvore reprimida.

    Deus é assim, se percebe seu vulto, seu cheiro, ele sopra sua brisa em nosso rosto, como a nos beijar e diz que está sempre perto, sustendo os orbes no espaço, retendo a fúria do mar que não ultrapasse sua jurisdição.

    Deus é dor, mas a dor que muda nossa visão.

    Peço-lhe que volte ao centro, leia, releia os livros. Não que você seja burro, pelo contrário, você é um homem inteligentíssimo, só lhe faltou o feeling para alcançar Deus, pois em você ele está se manisfestando, em você mesmo.

    Deus não precisa provar que existe, nós é que precisamos provar que existimos de verdade.

    Forte abraço fraterno.

  • Olá!

    Colega,esta visto que você não esta querendo criar confusão,mas procura coerência segundo seu nível intelectual ,que por sinal é muito elevado...

    Não sei se no meu caso poderia dissertar com profundidade sobre o tema...Acredito que para esta troca de informações seria necessário um estudioso ou pesquisador engajado em temas científicos do espiritismo...

    DIVALDO FRANCO , RAUL TEIXEIRA e outros que tem um conhecimento alem...

    Eu apenas posso falar do que entendo,acredito e sinto como coerente...Mesmo que para outros seja total empirismo ou ponto de vista...Mas é mesmo!

    Sobre ciência e espiritismo...Muita coisa tem se feito, sobre as comunicações, acredito que o que era possível dizer por enquanto foi dito...Nossa capacidade material aumentou muito, mas o lado humano ou espiritual se cristalizou, e é quase como a 2000 anos ...

    KARDEC como se pode notar usou dedução no caso...

    Mas eu acho muito cedo para nós homens tão primitivos que mesmo chamados de civilização e denominada algumas de primeiro mundo ,por exemplo ainda se estaziem com a degola e a carnificina de golfinhos ou os que invistam na ciência não para o bem geral ,mas para ganância ...Seres por outro lado que se matam por religião,futebol e ideologias das mais fulgazes...

    È cedo!

    Devemos aprender e ter o mérito e direito de escolher...

    Sinto muito, mas meu intelecto não pode te ajudar nisto...

    Espero que alguém neste momento possa...

    PAZ!

  • Bom ecu sou espírita,só que tenho um ponto de vista specific a respeito de Deus. Muitas vezes,não acho que Ele seja um ser único.Isso p/ mim remonta ao tão falado egoísmo,combatido pelas religiões e até mais pelo espiritismo. Digo muitas vezes pq,como fui criada dentro do conceito de unicidade de Deus,é difícil não pensar Nele sem pensar em alguém ou algo único.E também pq no Livro dos espíritos,pelo que entendi quando li,tem uma questão em que os espíritos dão a entender que Ele é um único ser; Mas ao mesmo pace,mesmo os espíritos superiores não sabem muito sobre isso,pois é algo além da compreensão até p/ eles que já evoluiram de alguma forma. Mesmo sendo espirita,já duvidei da existência e da justiça do Mesmo e atualmente ando de pá virada com Ele,embora o espiritismo e Jesus não tenham caído no meu conceito,ao contrário,seguem como meu porto seguro e no caso de Jesus,exemplo. Mas alguma coisa em mim diz que existe algo,que não se sabe bem o que é,nem como é,extra ideal a todos nós e que dependemos disso.E que esse algo ou alguém nos entende muito bem,sabe de alguma forma o que é melhor p/ nós e não se importa se acreditamos em sua existência ou não,se estamos de pá virada com ele ou não,nos perdoando por isso...é coisa de intuição.

  • Me parece que espiritismo pretende um caráter científico, mas não atinge de forma plena.

    Eu não vejo possibilidade de se provar estância ou não de Deus, pelo menos com o desenvolvimento atual da ciência.

    O restante parece ter certa coerência.

    Segundo o budismo, excitem quesitos que podem e outras não podem ser respondidas. As que Não podem algumas São por falta de conhecimento, o que parece ser o caso.

    O espiritismo defende a evolução moral e intelectual, assim defende que questões não esclarecidas aos poucos, quando a humanidade estiver pronta, seriam respondidas. existe ainda outra questão: O que é Deus, sem se saber o que como se pode buscar?

    OBS.: não sou espírita

    Que a paz esteja convosco.

  • Seguindo a sua linha lógica e científica, vou responder usando a linguagem universal, ou seja, a matemática.

    Na matemática, existem três tipos de prova:

    Direta: parte-se dos axiomas (verdades) e, usando o raciocínio lógico chega-se à tese

    Por indução: não vou entrar no detalhe desta

    Por contradição: parte-se da negação da tese e, usando o raciocínio lógico e os axiomas chega-se a um absurdo, ou contradição. Sendo a tese o único item incerto da "equação", concluímos que a negação da tese é falsa, logo a tese é verdadeira.

    Quando dizemos que o acaso não poderia ter criado o sistema solar, o organismo humano, a organização do átomo, etc. é por contradição que queremos provar a existência de Deus.

    Aparentemente, os cientistas e ateus só aceitam a prova da existência de Deus se for prova direta, ou seja: axiomas + lógica = tese.

  • Logo após esta parte do livro da Gênese teremos:

    Os povos selvagens nenhuma revelação tiveram; entretanto,

    crêem instintivamente na existência de um poder sobre-humano. Eles vêem coisas que estão acima das possibilidades do homem e deduzem que essas coisas provêm de um ente superior à Humanidade. Não demonstram raciocinar

    com mais lógica do que os que pretendem que tais coisas se fizeram a si mesmas?

    Aqui há a explicação que confirma-se com as respostas do Livro dos Espíritos 1ª parte, Capitulo 1: provas da existênicia de Deus:

    6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da

    educação, resultado de idéias adquiridas?

    “Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?”

    Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um

    ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse

    ensino, conforme se dá com as noções científicas.

    7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da

    formação das coisas?

    “Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma

    causa primária.”

    Minhas breves lucubrações a este respeito e focado na palavra "Revelação": Bíblicas - Evidências materiais: a gênese humana, organização das células, neurônios, sistemas e órgãos do ser humano e a transformação inesplicável pela ciência do sangue materno em colôstro e leite; gênese de toda a forma de vida e organização dentro do "padrão ouro da engenharia" de todas as formas microcosmicas e macrocósmicas. Os cientista apenas decobrem, mas não criam nada.

    A maior importância das Sagradas Escrituras estão justamente nas revelações Bíblicas que são: a Criação, a evidência de um Deus único e a Aliança deste Deus com a raça humana (isto com Moisés); a confirmação de um Deus justo e amoroso feita por Jesus, agora revelado não mais como um Senhor dos exércitos devido a maturidade espiritual nossa (sim nossa, pois estamos neste planeta há muitos milênios); e por último o Paráclito que revelará as coisas espirituais (escatológicas - vida, morte e arrebatamento final*, cosmogônicas e teogônicas) conforme nosso adiantamento intelectual e moral (todos teremos esta revelação, os espíritas não são melhores nem mais adiantados que outros, pois todos somos espíritos e a evolução é para todos, independente de crenças).

    *Não esqueçamos que o Paráclito já está entre nós e que Elias voltará novamente, antes do dia do Arrebatameto- Malaquias 3:23

  • Há uma respectiva limitação para cada crença.

    Não há respostas concisas, apenas evasivas.

    Creio que adotar como guia ético-moral os ensinamentos e instruções deixadas por grandes homens ao longo da História é suficiente e imprescindível para abarcar a paz neste mundo; afinal é muito provável que ter certeza da existência de uma Causa primária de todas as coisas ser adquirida pela humanidade.

  • como já leu os livros da codificação e eles não te sustentaram quanto a existencia de Deus, eu não sei aonde se possa, ou de que maneira se possa provar essa existencia a você, eu já nasci disso eu tenho a certeza com essa presença de alguem oculto por assim dizer em minha vida, que com o tempo soube de Deus, aos quinze queria ser freira, não que isso tenha algo a ver com tudo o que falou, é só para mostrar a você que as pessoas são diferentes, acho que cada um nasce com um desafio, o seu deve ser esse de sentir a presença de Deus, porque indiferente a qualquer religião, para mim Deus é um sentimento muito íntimo, único, inigualável a qualquer outro sentimento, em vez de teorias, livros, doutrinas, busque Deus de outra maneira, sei que Ele te falta, se não não o estaria procurando, acho que devemos nos despir de tudo, largar, abrir mão, se libertar de tudo o que qualquer homem disse ou provou, usemos de sentimento, o mais puro, o mais natural, como se ainda fóssemos criança, sem cobrar e sem cobranças, entremos em nosso íntimo e ai veremos Deus, Ele é o Todo de tudo, é o começo, meio e fim, quanto as provas, não temos ainda suficiente capacidade , nem merecimentos para tais coisas, nós temos limites, o ser humano é muito pequeno ainda é só ver a terra em relação ao universo, quem somos nós?

Sign In or Register to comment.