Qual é a função de um recibo?
Tenho quatro perguntas:
1) O que é um recibo,
2) para quê ele serve
3) o que eu preciso preencher nele?
4) Pq as pessoas pedem e emitem recibos.
Já procurei no google mas não achei o que eu queria. Por isso gostaria que o pessoal do YR me respondesse claramente estas perguntas. Darei 10 pontos pra quem responder as 4 perguntas, não fugir do assunto e escrever direitinho (sem erros grotescos de portugues).
Comments
1ª Recibo é um comprovante de pagamento ou de recebimento.
2ª Serve para comprovar que você pagou ou recebeu algo de alguém.
3ª Nome da empresa a qual o valor foi dado ou recebido, o valor e a asinatura de ambos.
4ª É uma garantia de ambas as partes para que não haja dúvidas.
OBS: Se não existisse recibos nas empresas ou em qualquer tipo de comercialização, seria muito fácil fazer com que as pessoas pagassem o mesmo valor mais de uma vez.
1 - Um recibo é um comprovante legal de alguma transação, em especial de transações comerciais.
2 - Serve essencialmente para fazer prova de um pagamento ou cumprimento de uma obrigação.
3 - Você deve preencher basicamente o disposto nesse exemplo:
Modelo de Recibo
Recebi do sr.........................brasileiro, residente e domiciliado nesta capital, na rua........., n°......, a quantia de R$........................., (valor por extenso), referente à venda que lhe fiz de um............, de minha propriedade, dando-lhe por este recibo a devida quitação, tendo como testemunhas os senhores............................e............................
Manaus, .....de.......de 2004
.............................................................
Testemunhas:
...........................................................
...........................................................
4 - Pessoas pedem e emitem recibos para provar as transações e resguardar seus direitos.
Caso tais direitos venham a ser questionados no futuro, o recibo faz a prova do cumprimento da obrigação.
Se o antigo dono do seu carro aparecer e dizer que o carro é dele, onde estará o seu recibo para provar que é seu? Sim, porque o juiz não precisa acreditar em você só porque foi com a sua cara. Provas são necessárias.
As garantias de produtos, por exemplo. Do que vale ter um certificado de garantia se você não tiver a nota fiscal provando que comprou o produto, e que este encontra-se no prazo de garantia?
É isso aí.
Depende do recibo, mas no geral todos eles significam e provam que você pagou ou recebeu algo.
Exemplo:
Se você pagar um aluguel você receberá um recibo, no caso do dono da casa tentar provar que você não o pagou, o recibo que ele te deu todo mês prova que você pagou e ele não poderá processá-la por inadimplência.
BeeijoO ♥
Prezada,
Recibo é um documento que reitera o recebimento de um pagamento, sendo nele descrito a forma que foi pago, quantidade e referência. Contém a assinatura do recebedor, ou do responsável pelo recebimento. É um documento legal, que permite acionar a Justiça em caso de necessidade.
O recibo pode ser simples, não tendo padrão nenhum especificado, porém deve mencionar quem está pagando, o valor, a referência, dia, forma de pagamento (preferencialmente), além de conter as informações de quem está recebendo, como endereço, CNPJ ou CPF, assinatura, etc.
As pessoas pedem principalmente para se resguardarem, uma vez que apenas a Nota Fiscal não comprova que o bem tomado ou serviço está pago. Um recibo faz esse papel, de comprovação ou caso prefira dizer, confirmação do pagamento. E quem emite o faz por obrigação, caso seja solicitado.
serve para comprovar recebimento de algo, poder ser dinheiro algum material inúmeras coisas.
em uma assistência técnica se deixa um aparelho para manutenção você ganha um recibo de entrada de material e quando o cliente vai busca lo ele recebe um recibo constando a saída do aparelho. e por ai vai.
Como um recibo pode fazer prova de que vc RECEBEU algo? digo porque geralmente é feito em uma via e quem recebeu é quem assina e não fica com uma cópia.
os recibos comprados em papelaria, por exemplo, não tem campo para o pagador assinar.
Se eu precisar provar que recebi algo como é que vou fazer? não consigo entender isto.
Recibo é uma confirmação de pagamento de algum valor.
Serve para provar perante outros que foi pago o mesmo.
Precisa colocar especificando para que esta sendo gerado o recibo, valor, nome da pessoa que recebeu, CPF e a assinatura do mesmo, para confirmação de pagamento.
Emitimos e pedimos recibos para garantia do mesmo.