Por que foram necessárias as presenças física de Elias e Moisés na transfiguração?

Quais eram os objetivos

de DEUS, aos convocá-los

para esta MISSÃO na Terra?

Elias, foi trasladado VIVO em

carruagens de fogo para os Céus,

portanto, NÃO PASSOU pela morte.

Moisés, contemplou a terra prometida

e visualizou os desdobramentos ATÉ A

segunda vinda de Cristo, TUDO em visão

panorâmica. Após isto, Moisés MORREU,

em virtude da IDOLATRIA dos israelitas, os

anjos fizeram o sepultamento de Moisés, por

esta razão, eles não encontraram a sepultura

de Moisés. Posteriormente, DEUS ressucitou

a Moisés, e o levou para os Céus. Enoque, foi

o primeiro homem a ser trasladado. ENOQUE,

vive no Céus.

FAÇO UM ESTRANHO PEDIDO:

A despeito das perguntas serem de

Religião e Espiritualidade, peço apenas,

respostas sem deselegâncias ou ofensas.

POR QUE O MEU PEDIDO É ESTRANHO:

Por que não faz sentido, ser grosseiro ou mal

educado,quando o assunto em pauta é Religião

e Espiritualidade. É TEMPO de avançar e crescer.

Comments

• Um dos principais motivos da visão no monte da transfiguração é o de demonstrar que a Lei de Moisés e todos os profetas do Antigo Testamento tiveram seu cumprimento na pessoa magnífica do Senhor Jesus Cristo.

Importante também notar que a visão teve o propósito de fortalecer a fé dos apóstolos, pois estes estavam prestes a ver o Senhor ser crucificado e morto. Eles deveriam entender que antes da sua ressurreição, era necessário o sofrimento e a morte do Cordeiro de Deus, a fim de que os pecados deles e os nossos fossem expiados pela morte do Justo. Evidência disto são as palavras que o Senhor Jesus lhes dirigiu imediatamente após a visão.

"E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos." Mateus 17:9

Estes acontecimentos presenciados pelos apóstolos têm servido até o dia de hoje para o fortalecimento da Igreja e para a alimentação de nossas almas na esperança da glória por vir. Veja o que escreveu, posteriormente, o apóstolo Pedro:

"Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração," 2 Pedro 1:16-19

• Essa passagem é tremenda!

Moises e Elias foram os dois maiores profetas do AT Moises represntava a lei, a antiga aliança. Ele q escreveu os pentateucos e predisse a vinda de um grande profeta (Dt 18:15-19). Elias, por sua vez, representava os profetas que vaticinaram a vinda do Messias (Mt 4:5e6).

A presença de Elias e Moises junto a Jesus confirmaram (na minha opniao) a missao messianica de Jeus, que consistiu em cumprir a lei de Deus e as palavras dos profetas.

Assim como a voz de Deus, ecoando da nuvem sobre o monte Sinai, conferiu autoridade à Sua lei (Êx 19:09), na transfiguração validou-se a autoridade das palavras de Jesus!

• Paraa fortaleceer a fé dos apóstolos ali presentee

• Deus, pela sua onisciência, havia antecipado a salvação para alguns de seus filhos, sabendo que o plano da redenção seria realizado plenamente, foram: Enoque, Moisés e Elias.

Não há uma aparente razão para que Enoque também não tenha aparecido. Mas, Moisés era de suma importância, visto ter intercedido pelo povo, a ponto de pedir a Deus que o eliminasse do plano de salvação, se não perdoasse o seu povo, por isso aqueles que presenciaram a transfiguração, compreendiam que se houvesse alguém que deveria ser salvo, seria Moisés.

Quanto a Elias, veja o que Romanos 11:1 a 5, que mostra a importância de Elias, especialmente o verso 2, que diz que Deus não rejeitou o seu povo, e isto naturalmente se deveu ao trabalho de Elias.

Lembrando que no Getsemani, Jesus orou pedindo: ...se possível, passa de mim este cálice... Ele não queria morrer, a agonia na transfiguração não era diferente, mas Jesus, ao ver os representantes humanos, antecipadamente salvos, caso Ele desistisse do plano de redenção, e voltasse para o céu, sem passar pelo sacrifício; Moisés e Elias e também Enoque, teriam que voltar para esta terra, e morreriam para sempre, juntamente com toda a raça humana !

Porém Jesus os amava com um amor infinito, e não seria capaz de permitir a morte eterna desses seus servos, e isto o animou a perseverar no plano de salvação, que custou a sua vida !

• A Transfiguração não é um encontro de Jesus com Moisés e Elias, mas uma situação em que Pedro, Tiago e João percebem seu mestre de uma nova forma.

Por isso creio que o sentido dessa reunião não está na convocação dos maiores profetas do Antigo Testamento mas na mensagem que Deus passa aos apóstolos mais próximos de Jesus ("Este é meu filho bem-amado", em Mateus 17:5).

Esse sentido se relaciona com as promessas feitas no Antigo Testamento, que Jesus veio cumprir (Deuteronômio 18:15, Malaquias 4: 5-6):

- o Cristo se insere na tradição do judaísmo e lhe dá continuidade,

- é um profeta ao nível de importância de Moisés e Elias,

- Jesus é o Messias esperado,

- será separado por Deus do seu povo como o foram ambos,

- será transladado ao céu.

• Muito boa pergunta, eu mesmo já me questionei quanto o isso ...

Ao que parece, Jesus queria deixar claro que é Senhor dos vivos, ainda que mortos fisicamente; e outra é que Moisés e Elias em suas respectivas épocas representavam ícones da autoridade de Deus sobre os judeus e ele usou o episódio para dar uma inequívoca prova de que ele é o Messias.

Quanto às respostar grosseiras não se preocupe, pois está escrito " E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles." I Samuel 8:7

• Eu não entendo muito a bíblia e suas passagens. Não vou responder sem conhecimento. Sei que os dois foram grandes profetas e se houve necessidade da presença física dos dois , é porque Deus permitiu que assim fosse.

• Para que Pedro percebesse que somente ao Filho ele deveria ouvir e não mais à lei ou aos profetas. Isso se deu por que os judeus teimosamente não aceitavam o Filho de Deus (que é o próprio Deus), preferiam dar ouvidos às leis mosaicas e/ou aos profetas, ignorando que o Filho era a vontade do Pai, ou seja, nem a lei, nem os profetas podem trazer salvação ao homem. Salvação só por meio do Filho. Tanto a lei quanto os profetas serviram de aio, para guardar o povo, até que o Filho se manifestasse, uma vez feito isso a lei e os profetas deveriam ser substituídas pela graça, mas não foram e deu no que deu. Deu na morte de Cristo na cruz, graças a Deus, Ele morreu, se não fosse isso, hoje eu não seria salvo por Ele. Lembra do episódio em que Jesus Cristo disse aos fariseus que Ele era o Senhor do sábado, que não havia mais a necessidade de guardá-lo, então, é mais ou menos isso. Expliquei a necessidade de Moisés - a lei, e de Elias - Os profetas, junto do Filho Amado na transfiguração? Os fariseus davam mais importância à lei e aos profetas do que ao Filho de Deus que era o próprio Deus. Hoje ainda fazem isso por meio das religiões, dão mais atenção ao pode ou não pode, do que o Filho em si.

• porque os apostolos entenderam que eram eles , mas na verdade não era e sim dois anjos , o elias se vc ler mais vera que cristo diz de joão batista que é elias encarnado

• Parece que Moisês representa a lei

e Elias,os profetas o resto eu não sei.

Sign In or Register to comment.