Existe cura para emetofobia?
Tenho 12 anos e desde 2007 sofro com um mal de "emetofobia", o que é, fobia à vômito. Não é só medo de vomitar, é medo também de ver ou ouvir pessoas vomitando, medo de ficar perto de pessoas que possam vomitar! Só de ouvir alguém vomitando ou dizendo que vai vomitar, começo a tremer, tapar os ouvidos, querer fugir, chorar, gritar e isso me perturba há 4 anos, ainda mais porque tenho dois tios que moram comigo e gostam de beber e às vezes bebem demais à ponto de vomitar e isso me deixa totalmente louca! E só de pensar no fato de que eu possa pegar alguma virose ou doença que tenha vômito, eu começo a querer ir no médico desesperadamente! Também evito viajar com medo de passar mal e vomitar na estrada ou de pegar alguma virose no litoral, como já aconteceu quando fui para a praia, mas não ocorreu vômito. O medo chega a me fazer sentir enjôos psicológicos, mas uqe não me incomodam porquê sei que são coisa da cabeça.
Mas, alguém sabe uma cura para emetofobia que não seja enfrentá-la, ou seja, vomitar?
Comments
Uso temporário de medicamentos para diminuir os sintomas de ansiedade e psicoterapia.
O tratamento mais frequente para fobias é um tipo de terapia comportamental cognitiva chamada terapia de exposição. Este tratamento é bastante eficaz. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, cerca de 75% das pessoas ultrapassam as suas fobias com este tipo de terapia. Na terapia de exposição, o individuo é exposto, num ambiente seguro e controlado, ao seu objecto ou situação provocadora de medo. Isto é feito de forma gradual. Combinada com técnicas de relaxamento, esta terapia é muito eficaz e proporciona ao individuo um sentimento de controle.
O número de tratamentos dependerá da intensidade da fobia, mas o tratamento é quase sempre de pouca duração.
Evite fumar e ingerir produtos com cafeína, pois acentuam os ataques de pânico. Tenha também cuidado com medicação que contenha estimulantes, como comprimidos de dieta.
Aprenda a controlar a sua respiração. Uma respiração profunda ajuda a aliviar os sintomas do ataque de pânico, assim como a aprender a acalmar-se a si mesmo quando começar a sentir ansiedade. Pratique técnicas de relaxamento. Quando praticadas regularmente, actividades como ioga, meditação, e alongamento e relaxamento dos músculos irão ajudar significativamente na diminuição dos sintomas.
ß
Tratamento manual de cura emetophobia - recomendo é um livro em espanhol, mas fácil de traduzir
http://emetofobiaeliminada.wordpress.com/
Você deve ser maior de idade ou ter permissão de seus pais para comprá-lo .
FOI CRIADO NO FACE UM GRUPO PARA QUEM SOFRE DESSA FOBIA, QUE TANTO ATRAPALHA A VIDA SOCIAL DA GENTE. O OBJETIVO Ã TROCARMOS EXPERIENCIAS E TENTARMOS ENCONTRAR UMA SOLUÃAO PARA ACABAR COM ESSE PROBLEMA. O ENDEREÃO Ã: https://www.facebook.com/groups/13956559... ABRAÃOS