Cristo e um sobre-nome de Jesus?

Cristo era o sobro nome... Se não, qual era então?

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  • Não, cristo é uma palavra grega que significa " O Ungido", lógo Jeusus Cristo quer dizer Jesus o Ungido...

    E Ungido quer dizer sagrado, mas ele nã era chamado assim, pois na epoca dele nao acreditavam que ele era sagrado e nem nas peripecias dele. Só depois de quase 400 anos apos sua morte, foi que os romanos se interessaram pela historia dele, e como precisavam de alguma coisa para fortalecer o imperio que nesta epoca estava decadente, enfiaram o cristianismo guela abaixo de todo o imperio. E para intensificar a doutrina dele, denominaram-no Jesus Cristo, ou Jesus Sagrado...O nome verdadeiro dele ninguém sabe, pois na epoca era tradição greco-romana, chamar o sujeito pelo nome+o nome de sua cidade, mas ninguém sabe ao certo onde cristo nasceu, pois o nome jesus de nazaré foi dado também pelos romanos, tendo que nazaré era uma cidade aos arredores de roma, porem ja foi comprovado que nem na judeia, nem na galileia e nem em local algum do territorio hebreu de qualquer epoca, jamais existiu qualquer cidade com o nem de nazaré ou qualquer outro nome parecido e cristo era chamado de jesus nazareno porque o termo nazareno tem pra ticamente o mesmo significado de cristo, também tem a ver com ungido, porem vem do hebreu e nao do grego...

  • Este título, derivado do grego Khri·stós, equivale ao hebraico Ma·shí·ahh, “Messias; Ungido”. (Veja Mt 2:4 n.) “Cristo” não é mero apelido acrescentado para diferenciar o Senhor Jesus de outros do mesmo nome; é um título oficial.

    A vinda de Cristo, aquele a quem Jeová ungiria com seu espírito para ser o Rei messiânico, havia sido predita séculos antes de Jesus nascer. (Da 9:25, 26) Todavia, por ocasião do seu nascimento, Jesus não era ainda o Ungido, ou Cristo. Predizendo seu nascimento, o anjo instruiu José: “Terás de dar-lhe o nome de Jesus.” (Mt 1:21) Mas, quando os pastores perto de Belém receberam o anúncio angélico, em antecipação do papel futuro desempenhado por Jesus, disse-se-lhes: “Hoje vos nasceu . . . um Salvador, que é Cristo, o Senhor”, isto é, “que há de ser Cristo, o Senhor”. — Lu 2:11 n.

    O nome pessoal de Jesus, seguido pelo título Cristo, pode chamar atenção para a própria pessoa, e que ele é aquele que se tornou o Ungido de Jeová. Isto ocorreu quando ele atingiu cerca de 30 anos de idade, foi batizado em água e foi ungido com o espírito de Jeová, observado visivelmente na forma duma pomba descendo sobre ele. (Mt 3:13-17) Este é o ponto frisado por Pedro em Pentecostes: “Deus o fez tanto Senhor como Cristo, a este Jesus”, evidentemente relembrando a expressão que ouvira dos lábios de Jesus, quem primeiro usou o termo “Jesus Cristo”. (At 2:36-38; Jo 17:3) Esta expressão, “Jesus Cristo”, é também usada nas palavras iniciais e finais das Escrituras Gregas Cristãs. — Mt 1:1; Re 22:21.

    Por outro lado, colocar o título à frente do nome e dizer “Cristo Jesus”, em vez de “Jesus Cristo”, dá maior ênfase ao cargo ou posição ocupada por Jesus. Chama atenção primariamente para o cargo, e secundariamente para o detentor dele, como ao se dizer Rei Davi ou Governador Zorobabel. Lembraria a posição oficial singular ocupada por Jesus como o Ungido de Jeová, posição honrosa não compartilhada com outros dos seus seguidores, que também são ungidos. Apenas o Filho amado de Jeová tem o título “Cristo Jesus”. Paulo usou esta expressão na sua primeira carta inspirada. (1Te 2:14) Lucas também a usou, uma vez, em Atos 24:24 (NM; ALA), ao falar sobre Paulo dar testemunho.

    O uso do artigo “o” junto com o título (“o Cristo”) é outra maneira de se às vezes chamar atenção para o cargo ocupado por Jesus. (Mt 16:16; Mr 14:61) A estrutura gramatical da sentença, porém, pode ser um fator que determina o uso, ou não, do artigo, porque W. E. Vine diz: “Falando-se em geral, quando o título [Cristo] é o sujeito duma sentença, leva o artigo; quando constitui parte do predicado, inexiste o artigo.” — Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento, de Vine), 1981, Vol. 1, p. 190.

    Nas Escrituras, nunca se multiplicam títulos antes ou depois do nome de Jesus; mas, quando um título precede o nome pessoal, então qualquer outro título é acrescentado somente depois do nome. Nunca encontramos uma combinação tal como o Senhor Cristo Jesus, ou o Rei Cristo Jesus, mas encontramos o Senhor Jesus Cristo. A expressão, “nosso Salvador, Cristo Jesus”, em 2 Timóteo 1:10, no texto grego tem a expressão “de nós” entre “Salvador” e “Cristo”, para identificar quem é o Salvador, em harmonia com a expressão “Cristo Jesus, nosso Salvador [literalmente: “Cristo Jesus, o Salvador de nós”]”. (Tit 1:4) No texto de 1 Timóteo 2:5 faz-se menção de “um homem, Cristo Jesus”, como o Mediador, mas “um homem”, não é título. A expressão apenas explica que Cristo Jesus foi certa vez homem na terra.

    Um emprego excepcional do título “Cristo” ocorre na referência de Paulo a Moisés, em vez de a Jesus, ao escrever: “[Moisés] estimava o vitupério do Cristo [Khri·stoú, “Ungido”] como riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois olhava atentamente para o pagamento da recompensa.” (He 11:26) Moisés nunca foi ungido com algum óleo literal, assim como foram os sumos sacerdotes e reis de Israel. (Êx 30:22-30; Le 8:12; 1Sa 10:1; 16:13) Mas tampouco o foram Jesus ou seus seguidores, e ainda assim as Escrituras falam deles como tendo sido ungidos. (At 10:38; 2Co 1:21) Nestes últimos casos, sua unção com o espírito santo de Deus serviu de designação por Deus, ou uma comissão, embora não se usasse literal óleo de unção. Assim, num sentido similar, Moisés recebeu uma designação especial. Portanto, Paulo podia dizer a respeito de Moisés que este era o ungido, ou Cristo, de Jeová, designatário da comissão que lhe foi dada junto ao espinheiro ardente, designação que considerou como riqueza maior do que todos os tesouros do Egito. — Êx 3:2–4:17.

    O termo “Cristo” também é usado ao se falar da congregação cristã e da sua relação com o Senhor Jesus Cristo. “Ora, vós sois corpo de Cristo e membros individualmente”, em sentido espiritual. (1Co 12:27) Os ‘batizados em Cristo Jesus foram batizados na sua morte’, com a esperança de serem “co-herdeiros de Cristo” do Reino celestial. (Ro 6:3-5; 8:

  • Acho que naquela época as pessoas só tinhas nome e o nome era acompanhado da sua origem, cidade, terra natal.

    Jesus, Cristo, Deus, Messias,Divino,Pai...Significa O DEUS.

  • É o que sempre digo aqui, as pessoas não conhecem a bíblia e saem por ai fazendo perguntas, idiotas, infundadas, e completamente absurdas teologicamente. A bíblia não é um livro qualquer se vc quer perguntar, ótimo, eu quero responder, mas faça uma pergunta que proceda, estude primeiro, o texto, o contexto e a história da época, depois se você ainda tiver duvida faça a pergunta, meu amigo Cristo sig. no original grego-aramaico." enviado de Deus", tanto que a bíblia o chama de "Jesus o Cristo", e se você estudar a história dos judeus da época saberá porque eles não tinham sobre nomes. moço a bíblia é um livro perseguido á mais de 1000 anos e até hoje ninguém consegui destrui-la ou coloca-la realmente em duvida, ela é citada nas legislações, não só brasileiras como em vários países principalmente os estados unidos, Jesus tem um nome tão poderoso que é conhecido e venerado por milhões, e você que o esta tentando ironizar de quantos é conhecido? por quantos é venerado? JESUS É O MESSIAS!.

  • Acredito q/ não.Acho q/ Cristo era uma forma de expressar sobre o q/ Jesus realmente cria e p/ mostrar o seu proposito aqui na terra

  • cris.to

    s. m. 1. Bíblia. Aquele que é ungido do Senhor. 2. Rel. Imagem de Jesus Cristo. 3. Pop. A vítima de enganos, ardis ou maus tratos.

    ABRAÇOS

    JOHN...!!

  • Não, assim como João também não era João Batista, mas sim João o Batista.

    Yeshua, filho de José o carpinteiro, assim Ele era conhecido.

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