Sinônimos: é o nome que se dá à palavra que tenha significado idêntico ou muito semelhante à outra.
Exemplo:
cão - cachorro
falecer - morrer
carro - automóvel
após - depois
gordo - obeso
Antônimos: é o nome que se dá à palavra que tenha significado contrário (também oposto ou inverso) à outra.
O emprego de antónimos na construção de frases pode ser um recurso estilístico que confere ao trecho empregado uma forma mais erudita ou que chame atenção do leitor ou do ouvinte.
sinônimos: são palavras diferente que tem o mesmo significado, exemplo: pedra rocha, longe distante, lindo belo, carro automóvel perto próximo, deletar excluir executado finalizado, cachorro cão, casa lar,delicioso saboroso
antônimos: são palavras que tem o significado oposto, ou seja ao contrario da palavra.
temos tanbem a polissemia: polissemia são freses que tem mesma palavra se referindo a coisas diferente,
exemplo: hoje eu vou abrir uma conta banco Itaú, depois do almoço eu vou tira um cochilo no banco da quela praça, copa do mundo e copa de cozinha, beijei a boca da quela menina, a boca da garrafa ta quebrada
Comments
Sinonimo - quando palvras tem o mesmo sentido.
Antonimo - quando palavras tem sentido contrarios
bonito-belo-lindo --- palavras sinonimas
feio-bonito; magro - gordo; alto-baixo---- palavras antonimas
Sinônimos: é o nome que se dá à palavra que tenha significado idêntico ou muito semelhante à outra.
Exemplo:
cão - cachorro
falecer - morrer
carro - automóvel
após - depois
gordo - obeso
Antônimos: é o nome que se dá à palavra que tenha significado contrário (também oposto ou inverso) à outra.
O emprego de antónimos na construção de frases pode ser um recurso estilístico que confere ao trecho empregado uma forma mais erudita ou que chame atenção do leitor ou do ouvinte.
[Exemplos
aberto - fechado
alto - baixo
bem - mal
bom - mau
bonito - feio
demais - de menos
doce - salgado
forte - fraco
gordo - magro
pessoa doce - pessoa amarga
seco - molhado
grosso - fino
duro - mole
rir - chorar
grande - pequeno
soberba - humildade
louvar - censurar
bendizer - maldizer
activo - inactivo
simpático - antipático
progredir - regredir
rápido - lento
sair - entrar
sozinho - acompanhado
concórdia -discórdia
pesado - leve
quente - frio
presente - ausente
escuro - claro
inveja - admiração
inadequada - adequada
amor - ódio
humilhação - prestígio
rico - pobre
sinônimos: são palavras diferente que tem o mesmo significado, exemplo: pedra rocha, longe distante, lindo belo, carro automóvel perto próximo, deletar excluir executado finalizado, cachorro cão, casa lar,delicioso saboroso
antônimos: são palavras que tem o significado oposto, ou seja ao contrario da palavra.
exemplo: bem mau, bom ruim, alto baixo, direito esquerdo, quente frio, doce salgado,
temos tanbem a polissemia: polissemia são freses que tem mesma palavra se referindo a coisas diferente,
exemplo: hoje eu vou abrir uma conta banco Itaú, depois do almoço eu vou tira um cochilo no banco da quela praça, copa do mundo e copa de cozinha, beijei a boca da quela menina, a boca da garrafa ta quebrada
°°°SINONIMO//quando as palavras tem o mesmo sentido! //GORDO//OBESO// APÓS//DEPOIS// SAO SINONIMOS°°°
°°°ANTONÔNIMO//quando as palavras tem sentidos opostos! //ESCURO//CLARO// //QUENTE//FRIO//°°°
Sei lá
titio avo
sinonimos são palavras diferentes com o mesmo sentido.
ex: relachado - preguiçoso
antonimos são palavras diferentes com sentidos opostos
ex: verde - maduro
falow!!!
sinonimo e uma palavra diferente com o mesmo sentido , e antonimo e o inverso , ex : bem , o antonimo de bem é mau .Abraço!
São irmãos! Sobrinhos do Sr. Adjetivo
Sinônimo são gêmeos, e os Antônimos tem nada a ver um com o outro, são opostos.
kkkkkk
Sinônimo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sin%C3%B4nimo
Antônimo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nimo