Valendo 10 pontos para a melhor resposta!!!?
Um conjunto A tem 64 subconjuntos, logo A pode ser:
(a) A= { x / x é vogal}
(b) A= { x / x é estado do Brasil}
(c) A= { x / x é ímpar positivo menor que 6}
(d) A= { x / x é letra do alfabeto}
(e) A= { x / x é ímpar positivo menor que 12}
RESPONDEM SOMENTE SE SOUBEREM E ME EXPLIQUEM POR FAVOR. Bjos!!! Já sei a resposta, queria mesmo explicação. Desde já agradeço!!!
Update:GENTE É A LETRA "E" MAS PORQUE?
Comments
Acho que é a letra E. Fórmula de subconjuntos 2x(elevado a x) = 64. Temos que x elevado a seis é 64 , x=6. 1, 3, 5, 7, 9, 11.
É só ir pela lógica: {}; {1}; {3}; {5}; {7}, {9} {11}-- 7 possibilidades
-----------------------------------------------------------------------------------
{1,3}, {1,5}, {1,7}, {1,9}, {1,11}, {3,5}, {3,7}, {3,9}, {3,11}.... 15 possibilidades
------------------------------------------------------------------------------------
... e agora com três:
1,3,5 ou 7 ou 9 ou11 - 4 possibilidades
1,5,7 ou 9 ou 11 - 3 possibilidades
1,7, 9 ou 11 - 2 p
1,9,11 - 1p
.
.
.
.
.
Só que isso dá uma trabalheira.... é melhor usar fórmula
ai ai fico devendo ok bj..
O número de subconjuntos que pode-se formar de um conjunto A com n elementos é 2^n .O simbolo ^significa "elevado"
Então se conjunto A tem 64 elementos logo
2^n=64
Para achar n . decompoe-se 64 em fatores primos e obtem-se que 64 = 2.2.2.2.2..2 = 2^6
Assim 2^n=2^6 logo n = 6 ou seja o conjunto A tem 6 elementos.Agora, verifica-se quais dos conjuntos acima tem 6 elementos:
O conjunto A da opção A tem só 5 elementos ,pois há 5 vogais
O conjunto A da opção b tem mais de 20 elementos , logo está excluido
O conjunto A da opção C fica A = {1,3,5} pois são esses os impares positivos menors que 6
O conjunto A da opção d) tem 23 elementos que são as letras do alfabeto e portanto está excluido
O conjunto A da opção e) fica A = {1,3,5,7,9,11} que são todos os números impares positivos menores que 12. Esse conjunto tem 6 elementos logo ele é o conjunto A procurado
2 elevado a n = numero de subconjuntos
2 elevado a n = 64
2 elevado a n = 2 elevado a 6
n = 6 elementos
Então deve ser a b, pois:
a) a 6 letra do alfabeto é f, uma consoante
b) Brasil tem 6 letras (Verdadeiro)
c) 6 não é impar, nem menor que 6
d) x é a 21 letra do alfabeto
e) 6 não é Ãmpar
Acho que é isso haiuha
a minúsculo e igual a A maiúsculo,sendo assim uma vogal. b minúsculo e igual B maiúsculo que inicia o nome Brasil.c a e igual a 6 dividindo por dois que da 3 e d e a quarta letra do alfabeto e se e e igual a a que não e igual a nada então portanto6 dividindo por 2 e igual a 12 que menos que3 da 9 portanto menor que 12 e Ãmpar
tah louca ??
o_o