Qual rumo devo dar pra minha vida?

Pois é pessoal, essa é a primeira pergunta que eu faço aqui no yahoo respostas, estou gostando muito de estar presente aqui, pois...

As pessoas são sinceras, e falam oque elas pensam, sem disfarçar ou mentir pois não tem necessidade.

Então criei essa pergunta porque estou em dúvida em oque fazer daqui pra frente,

Meu nome é Thiago Marques Nesiyama, tenho 16 anos, cursando o 3° Grau do ensino Médio, como toda pessoa já pensou, eu tenho duas metas na minha vida, Me formar é a primeira, e depois constituir uma família..

Mais eu não sei oque eu devo fazer, profissionalmente, eu queria fazer direito, mais meus pais acham muito perigoso etc..

então restou duas alternativas, Adminstração ou Psicologia..

Oque vocês me recomendariam fazer? Onde devo procurar respostas?

Grato, e bom dia!

Comments

  • Oi Thiago: tudo bem? É um prazer, tentar responde sua pergunta. vc me pareceu bastante sincero em relação a sua preocupação com o futuro. isso, é bom!, Quanto a sua vocação para o Direito, não vejo perigo algum. Fala-se muito, que o Advogado vai defender criminosos,e isso é perigoso! Essa, é apenas uma das áreas do Direito. É bem verdade, que uma das áreas que projeta melhor o Advogado, é a Criminal, que desde que seja exercida com ética , não vejo tanto perigo assim! O Direito, é muito abrangente. e as especializaçãoes são inúmeras Ex, Direido de Familia, Direito Trabalhista, Direito Tributário, Direito Imobiliário . A magistratura.A defensoria Pública, O Ministerio Póblico etc... etc.. Ou seja, o Curso, é de Direito:, mais a especialização, é a escolha de cada hum.Uma recomendação, seja um dos melhores alunos , da Faculdade. Se não tem, adquira o hábito da leitura, é certamente fará sucesso como profissional do Direito , e seus pais, terão N motivos, para se orgulhar de você!!. Meu abraço!!!!

  • Oi Thiago, seja muito bem vindo!

    Não vou aconselhar pois aprendi, na minha profissão, que devemos primeiro analisar o que seria bom para a pessoa que busca orientação e não o que eu faria no lugar dele. Empatia é colocar-se no lugar do outro (tentando entender a existência e momento desta pessoa). Então te diria que deves investigar, o mais profundamente, as tuas aptidões, ou seja, aquilo que gostas de fazer, a título de trabalho, mesmo que não fosses remunerado de forma a te trazer lucros imediatos. Dom, aptidão e qualificação são coisas diferentes, mas devemos buscar fazer o que vai nos trazer satisfação profissional (trabalhar por amor a profissão) e realização pessoal (felicidade por ter condições de gerenciar a própria existencia em busca do bem estar). Não tente agradar a todos antes de agradar a ti mesmo. A profissão é algo muito mais importante do que apenas salário. Busque orientação vocacional, se for necessário, não faça nada que não vá te fazer uma pessoa feliz. Te digo, como para um filho, busque uma profissão autônoma, não queiras ter patrão, isto não te dará independência financeira e realização como pessoa.

    Felicidades!

  • Em primeiro lugar você deve fazer o que gosta,independente da opinião dos seus pais,pois quem vai abraçar a carreira é você e não eles,faça testes psicotécnicos e converse com profissionais de várias áreas,até você decidir por algo que realmente você goste,pois o mercado de trabalho já tem muitos profissionais frustrados,não seja mais um na estatística,pense bastante não se baseie na opinião dos outros,siga seu caminho,acima de tudo procure se feliz,bjs lindinho

  • Faca o que vc, si sentir bem! Quem vai viver a vida e tu cara, e não teus pais!

  • Fassa Oque você axar melhor, fassa direitos Você que decide sua Vida Naum seus Pais ^^...

  • leve em consideração a sua vontade e ñ a dos outros

  • Pois é, estou na mesma situação, também estou no 3º ano do Ensino Médio... Não é fácil decidir o que fazer, já que é uma decisão para a vida inteira, e há tantas opções!

    Eu acredito que é melhor você fazer o que você quer e o que você acha que vai te fazer mais feliz. Não deve ser legal passar a vida toda fazendo algo que não se gosta, e passar os anos imaginando como teria sido a sua vida se você tivesse escolhido o que queria...

    Não vejo nada de perigoso no Direito. Talvez até seja um pouco se você seguir para a área Criminal, nele você teria de lidar com criminosos mesmo, do tipo que vai pra prisão; mas existem várias outras áreas, que não tem risco nenhum. Tributário, por exemplo, vai mexer com tributos, impostos, nada perigoso. Tenho um tio advogado, e ele nunca passou por nenhum perigo relacionado à profissão que exerce. Se é isso que você quer mesmo fazer, tente se informar mais sobre o Direito e informe seus pais também sobre ele, não vejo nada que se deva temer.

    Mas se você desistir mesmo do Direito, faça alguma das outras duas âs quais você tem dúvida, mas quem pode dizer qual fazer é só você. Encontrar resposta é difícil, a maioria diria que é para você fazer o que te faz feliz... Seria bom você conversar com muitas pessoas e ouvir muitas opiniões, que é justamente o que você está fazendo.

    Eu já escolhi o que vou fazer, é Engenharia! A não ser que eu mude de ideia de novo, mas tá quaase certo que é isso. :)

    Bom dia!

  • Seja bem-vindo ao YR, procure participar com alegria. Não quer

    dizer, que seja omisso ou fique ao lado de quem é bandido, cor-

    rúPT ou ladrão;emita suas idéias com firmeza e coerência. Seus

    planos de formatura,pense melhor e escolha com segurança.Eu

    não fiz faculdade, só fiz habiliatação para o Magistério e Conta-

    bilidade. Como professor, atuei poucos anos; como contador eu

    trabalhei mais de 10 anos. Gostei muito. Hoje sou aposentado e

    ainda tenho vontade de estudar.Sobre advocacia,sempre tenho

    a impressão pessimista, de que todos são comunistas, desones-

    too, perversos com os mais pobres e mais fracos. Poderá haver

    excessão; mas, vai da sua escolha e sua vontade de servir.

  • Primeiro peça orientação a Deus pra que ele possa estar lhe dando sabedoria em escolher a área que será mais importante pra vc, depois veja qual das duas faz mais seu perfil e é a que vc goste ...

    espero ter ajudado

    beeijOo

  • Amigo, essa dúvida é normalíssima na sua idade. Todos nós passamos por isso. É um momento da vida em que temos que optar por uma direção e ainda não temos todas as informações necessárias para tomar essa decisão. A melhor coisa nesse momento é fazer um teste vocacional (talvez sua escola aplique o teste ou oriente onde fazê-lo), se informar sobre as atribuições das mais diversas carreiras para ver qual a que mais se identifica com você e principalmente procurar saber as matérias estudadas em cada curso para escolher aquele cujas matérias você mais gosta. Boa sorte.

Sign In or Register to comment.