Qual a origem do nepotismo?

O costume de privilegiar os membros da família, ou as pessoas mais próximas, já existia na Roma antiga, mas foi entre os papas que se tornou notável. Os papas nomeavam não apenas os sobrinhos (nepotis, em latim), como toda a sorte de protegidos, quase sempre para os cargos mais elevados.

Comments

  • O costume de privilegiar os membros da família, ou as pessoas mais próximas, já existia na Roma antiga, mas foi entre os papas que se tornou notável. Os papas nomeavam não apenas os sobrinhos (nepotis, em latim), como toda a sorte de protegidos, quase sempre para os cargos mais elevados.

  • Ola á origem mesmo eu naum sei mais se dizer que em minha cidade, isso **** solto, é cunhada é irmão é primo

    é.... pobre d povo daki.

  • A origem do termo vc já deu. É realmente de origem eclesiástica. Hodiernamente o termo vem sendo usado como sinônimo de protegido, favorecido, privilegiado.

  • Olhe, não saberei lhe dizer exatamente a origem, mas isso remete lá ao império grego, quando os membros do "parlamento" eram os aristocratas da Polis, naturalmente a os seus predecessores seriam de suas familias já abastadas, então isso tornava-se em um circulo, sempre entrando e saindo membros da mesma familia. Sabe-se que desde que quando o homem inventou o mecanismo da politica ela não é justa. Em "A República" Platão tenta expressar uma que seria livre deste tipo de crime, porém infelizmente sabemos que ela nunca foi adiante.

    Bem, espero ter ajudado.

Sign In or Register to comment.