Duvida em acentuação gráfica?

A questão era essa:

(ITEDES-PR)Digamos que alguém me soletrasse, sussurrando, duas palavras antes de morrer: "lalala" e "bibibi". Entretando, ao soletrar essas duas palavras, essa pessoa, em seu leito de morte, esqueceu-se de me dizer como eu devo Lê-las e morreu em seguida. Ou seja, essas palavras são oxítonas, paraxítonas ou proparaxítonas? Digamos que eu tenha decidido acentuar cada uma delas e justificar a sua acentuação de acordo com a regra oficial da acentuação. Em qual dos exempols a acentuação está ERRADA, e a justificativa NÃO é adequada ás regras de acentuação?

A) Bibíbi - toda a paroxítona terminada em "i" é acentuada.

B) Bíbibi - toda proparoxítona é acentuada.

C) Bibibí - toda oxítona terminada em "i" é acentuada.

D) Lalalá - toda oxítona terminada em "a" é acentuada.

E) Lálala - toda proparoxítona é acentuada.

Qual das alternativas está correta?

Comments

• C - Só são acentuadas as oxítonas terminadas em "o", "e", "a" e ditongos, portanto isso exclui o "i"... Eu sempre lembrei assim OEA (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS)

• Bom, a alternativa "C" está incorreta pois a justificativa está incorreta (Parati, por exemplo, termina com "i" - não é acentuada e é oxítona).

• Você fez duas perguntas:

1ª Em qual dos exemplos a acentuação está errada e a justificativa não é adequada às regras de acentuação.

RESPOSTA: Letra "C" não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em "i'

2ª Qual das alternativas está correta?

RESPOSTA: Todas as outras alternativas estão corretas. de acordo com as regras de acentuação.

• é a letra C

Oxítona só se acentoa quando terminada em A,E ou O. Seguido ou não de R, S.

Acho que é Isso. :)

• a B ou a E, são as mesma coisa né amigo

• Resposta B e E, pois são iguais: toda proparoxítona é acentuada, por exemplo: dígrafo, cândida, telégrafo, entre outras.

Sign In or Register to comment.