Por que eu não consiguo observar jupiter?

Tenho um telescópio de 150 mm da marca Greika.

Tenho também uma ocular P,l 25 mm, uma P,l 6, 5mm e uma K 4mm.

Também tenho uma Barlow de 2 x e uma de 3x?

Já tentei todas as combinações possiveis, mas não consigo observar o astro?!

Comments

• Mas vc sabe onde ele está???

Primeiro, tem que localizar o planeta (Júpiter neste caso), o que é bem fácil, pois ele é o astro mais brilhante do céu noturno, e não pisca como as estrelas...

Quando vc já estiver com ele no céu, aponte o telescópio pra ele, primeiramente com a ocular maior que tiver ( a de 25 mm no seu caso)... aí vc tem que ajustar o foco, pq mesmo que vc estiver apontando pra ele, se o foco estiver desajustado, vc não vê nada... quando vc ajustar o foco utilizando a lente de 25 mm, e tiver ele bem no meio da sua visão, aí vc muda pra uma menor...

Não use barlow no começo, pq ela complica muito... hehe

Vc verá Júpiter e suas "luas galileanas" (os quatro satélites mais famosos)... é bem lindo, e quando conseguir, será inesquecível... a minha primeira vez tbm foi meio difícil... hehe

Abrçs... espero ter ajudado!!!

PS.: Se vc quzer, baixe o programa Stellarium, e com ele vc consegue saber quais astros estarão visiveis tanto em tempo real como em uma data futura...

Abrçs...

• vc nao ta apontando para jupiter eu tenho um chiguelingue de 90mm/700mm e vejo ate as luas de jupeter

• Primeiro aponte para uma lâmpada distante, use a ocular de 25 mm e ache o foco.

Alinhe a sua buscadora ajustando os parafusos de colimação.

Ache Júpiter no céu: ele está nascendo a leste às 19:00 horas.

Aponte o telescópio usando a buscadora e observe. O campo do telescópio é muito pequeno, cerca de meio grau, por isso é tão difícil apontar.

• É isso aí, o richard C falou tudo!

• Tem que ter prática.

Você tem que direcionar ao local certo com a combinação certa do jeito certo.

• essa pergunta já fou respondida por um tal de isaac newton a centenas de anos atrás. se o universo fosse infinito existiria uma "beirada, na qual a força gravitacional atrairia todo tipo de matéria para sí, o que não acontece, outro fator importante é que a força dos corpos se anula no cosmo, isso se dá pelo fato de as forças gravotacionais agirem com forças no vacuo infinito na "esquerda" e se anularem com outras forças infinitas "a direita". , o que nos leva a teoria da gravitação universal de que o universo é infinito.

o universo é infinito e completamente preenchido de matéria, parece paradoxo não?

mas é a mais pura verdade. quanto a expansão do universo o que está acontecendo é que desde o inicio do universo esta acontecendo uma acelerção da matéria sobre sí mesma. essa aceleração faz com que um espaço-tempo se alargue entre as galaxias. é como pegar uma liga de plastico hipoteticamente infinita e estica-la. ela tinha um tamanho inicial infinito, mas é possivel estica-la ainda mais.

• Essa marca não é muito boa. Primeiro tu tem que achar ele no céu, segundo você deve ir trocando as oculares, da maior para a menor. 25mm, depois 5 e por ultimo a de 4. Dai vai focando até conseguir focar certinho. Mas claro, dependendo da distância focal do telescópio pode ser que alguma ocular não funcione.

• Baixe o programa Stellarium que é gratuíto.

Baixe e instale.

O Stellarium é um programa de código aberto, criado e muito divulgado na europa para o ensino de astronômia.

Além das estrelas e constelações também tem um telescópio que mostra todos os planetas do sistema solar.

É um planetário virtual que funciona em tempo real.

Veja nele se Jupter estaria visível à noite, se nestes dias Juptiter estiver visível durante o dia será praticamente impossível ve-lo com os telescópios que possui.

Como o Stellarium funciona em tempo real, adiantando o tempo terá as datas em que Jupter será visível e sua posição no firmamento.

Sign In or Register to comment.