Por que eu não consiguo observar jupiter?
Tenho um telescópio de 150 mm da marca Greika.
Tenho também uma ocular P,l 25 mm, uma P,l 6, 5mm e uma K 4mm.
Também tenho uma Barlow de 2 x e uma de 3x?
Já tentei todas as combinações possiveis, mas não consigo observar o astro?!
Comments
Mas vc sabe onde ele está???
Primeiro, tem que localizar o planeta (Júpiter neste caso), o que é bem fácil, pois ele é o astro mais brilhante do céu noturno, e não pisca como as estrelas...
Quando vc já estiver com ele no céu, aponte o telescópio pra ele, primeiramente com a ocular maior que tiver ( a de 25 mm no seu caso)... aí vc tem que ajustar o foco, pq mesmo que vc estiver apontando pra ele, se o foco estiver desajustado, vc não vê nada... quando vc ajustar o foco utilizando a lente de 25 mm, e tiver ele bem no meio da sua visão, aí vc muda pra uma menor...
Não use barlow no começo, pq ela complica muito... hehe
Vc verá Júpiter e suas "luas galileanas" (os quatro satélites mais famosos)... é bem lindo, e quando conseguir, será inesquecível... a minha primeira vez tbm foi meio difícil... hehe
Abrçs... espero ter ajudado!!!
PS.: Se vc quzer, baixe o programa Stellarium, e com ele vc consegue saber quais astros estarão visiveis tanto em tempo real como em uma data futura...
Abrçs...
vc nao ta apontando para jupiter eu tenho um chiguelingue de 90mm/700mm e vejo ate as luas de jupeter
Primeiro aponte para uma lâmpada distante, use a ocular de 25 mm e ache o foco.
Alinhe a sua buscadora ajustando os parafusos de colimação.
Ache Júpiter no céu: ele está nascendo a leste às 19:00 horas.
Aponte o telescópio usando a buscadora e observe. O campo do telescópio é muito pequeno, cerca de meio grau, por isso é tão difÃcil apontar.
à isso aÃ, o richard C falou tudo!
Tem que ter prática.
Você tem que direcionar ao local certo com a combinação certa do jeito certo.
essa pergunta já fou respondida por um tal de isaac newton a centenas de anos atrás. se o universo fosse infinito existiria uma "beirada, na qual a força gravitacional atrairia todo tipo de matéria para sÃ, o que não acontece, outro fator importante é que a força dos corpos se anula no cosmo, isso se dá pelo fato de as forças gravotacionais agirem com forças no vacuo infinito na "esquerda" e se anularem com outras forças infinitas "a direita". , o que nos leva a teoria da gravitação universal de que o universo é infinito.
o universo é infinito e completamente preenchido de matéria, parece paradoxo não?
mas é a mais pura verdade. quanto a expansão do universo o que está acontecendo é que desde o inicio do universo esta acontecendo uma acelerção da matéria sobre sà mesma. essa aceleração faz com que um espaço-tempo se alargue entre as galaxias. é como pegar uma liga de plastico hipoteticamente infinita e estica-la. ela tinha um tamanho inicial infinito, mas é possivel estica-la ainda mais.
Essa marca não é muito boa. Primeiro tu tem que achar ele no céu, segundo você deve ir trocando as oculares, da maior para a menor. 25mm, depois 5 e por ultimo a de 4. Dai vai focando até conseguir focar certinho. Mas claro, dependendo da distância focal do telescópio pode ser que alguma ocular não funcione.
Baixe o programa Stellarium que é gratuÃto.
Baixe e instale.
O Stellarium é um programa de código aberto, criado e muito divulgado na europa para o ensino de astronômia.
Além das estrelas e constelações também tem um telescópio que mostra todos os planetas do sistema solar.
à um planetário virtual que funciona em tempo real.
Veja nele se Jupter estaria visÃvel à noite, se nestes dias Juptiter estiver visÃvel durante o dia será praticamente impossÃvel ve-lo com os telescópios que possui.
Como o Stellarium funciona em tempo real, adiantando o tempo terá as datas em que Jupter será visÃvel e sua posição no firmamento.