Com quem Jesus estava falando quando disse “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”?
Sendo Jesus Deus, e o verbo que se fez carne (João 1:14), então não deveria haver outro deus, posto que deus é um só. Se havia o pai de Jesus, o verdadeiro deus Javé, então Jesus e Deus são duas entidades diferentes, o que acarreta em uma espécie de “biteísmo”. Afinal, Jesus se sentiu desamparado e isso é sinal que Deus abandonou seu próprio filho, por quem se comprazia, à própria sorte, mesmo levando a palavra divina.
Comments
Sendo verdade a versão onde em 27:46 Mateus narra que, Perto da hora nona (03 horas da tarde) Jesus exclamou em voz alta, dizendo: “Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste"...
Eu fico pensando, se Deus abandonou o seu primogênito mesmo se tratando do melhor filho que já existiu, o que esse pai desnaturado não faria comigo...
Se Jesus é Deus ele não teria medo, antes de ser crucificado não teria afirmado que não veio fazer a minha vontade, mas sim, a vontade daquele que o enviou...
E seria um absurdo que o Deus Jesus tivesse clamado “Eli, Eli, lama sabachthani”.
Que quer dizer; “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste”...
El= Deus, I= Meu, Eli= DEUS MEU
Até porque a versão de que Jesus clamou “DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE”, não passa de mais outro “CAUSO” plagiado; que foi fabricado após o ano de 1002, e onde os fundamentalistas tentam fazer crer que a personagem Jesus teria existido; pois cerca de 1000 anos antes do Arquétipo Jesus ser fabricado; no Salmo 22 o Rei Davi já havia dito as mesmas palavras.
Embora essa frase não possa ser atribuída a um espírito tão evoluído quanto Jesus, você tem razão. O próprio Jesus deixou claro que não é Deus. Se prestassem atenção às palavras de Jesus, ninguém afirmaria que Ele é Deus, pois Ele sempre chamou a Deus de Pai, e na sua última fala disse: "Pai, a ti entrego o meu espírito." Ora, se Jesus fosse Deus, essa frase também não teria o menor sentido.
Se submetermos essa questão ao crivo da razão, veremos que não teria sentido também a permanência de Jesus preso a um corpo físico, por 33 anos, aqui neste planetinha, se Ele fosse o criador e o mantenedor do Universo com seus quinquilhões de galáxias.
A justiça divina é perfeita, por isso não admite exceções nem privilégios. Jesus, em outros mundos, há milhões de anos, passou pelas mesmas dificuldades que nós, até alcançar a graduação de espírito puro, e isso em nada diminui o seu valor, como pensam alguns religiosos. Ao contrário, é essa evolução pelos próprios méritos que confere a Jesus, autoridade moral para ser o governador espiritual deste planeta e orientador da humanidade. Que valor teria um reitor de universidade se não tivesse passado pelos mesmos bancos escolares que alunos e mestres?
Realmente a doutrina espírita prioriza os ensinamentos de Jesus, porque eles são universais, isto é, são válidos para todos os povos, em todos os tempos e em todos os lugares. Veja alguns exemplos:
"A cada um será dado de acordo com as suas obras".
- O seu destino depende do seu merecimento, não da sua crença ou descrença.
"A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória."
- Vc tem liberdade para escolher os seus caminhos, mas terá de arcar com as consequências de suas ações e omissões.
"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial."
- Para ser perfeito você precisará evoluir moral e intelectualmente, e isso só é possível depois de múltiplas e diferenciadas reencarnações.
Em seus aspectos científicos e filosóficos, a Doutrina Espírita será sempre um campo de investigações humanas. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem para a construção de seu imenso futuro espiritual.
Pense nisso!
JESUS ESTAVA ORANDO AO PAI DELE. JESUS É O FILHO DE DEUS. PARA AQUELES QUE ACREDITAM NA TRINDADE, FICA CONFUSO ENTENDER, POIS COMO PODERIA JESUS ORAR PARA ELE MESMO? NÃO FARIA SENTIDO ALGUM E NÃO FARIA SENTIDO ELE PRÓPRIO SER RESSUCITADO POR ELE MESMO SENSO QUE ESTAVA MORTO.
JESUS É A CRIAÇÃO DE DEUS E MORREU QUANDO VEIO NA TERRA, E DEUS NUNCA FOI CRIADO, SEMPRE EXISTIU E NUNCA MORREU, POIS É IMORTAL.
Para a Igreja que Jesus fundou(una, santa, católica e apostólica) só há um Deus, um só batismo, uma só fé!
Vivemos em um mundo cada vez mais politeísta!
Como todos os que creem em seu Deus seriam incapazes de dizer que seu Deus seja um Deus que se contradiz em seus ensinamentos, a conclusão que se tem é que cada igreja evangélica tem o seu próprio Deus! Perfazendo mais de 40 mil deuses evangélicos bíblicos!
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que Jesus já voltou pela segunda vez, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que Jesus ainda não veio;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que o presente = graça corrompe, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que a graça = presente é um dom de Deus;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que só se batiza uma vez, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que se batiza de novo,
Um deus bíblico ensina uns evangélicos a usarem imagens de santos, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que imagem é idolatria;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos a invocar os santos, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que os santos são deuses pagãos;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que a Bíblia é auto-sustentável, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que a arqueologia é fundamento;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos a terem uma religião, outro deus bíblico ensina outros evangélicos a não terem religião;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos a batizarem crianças, outro deus bíblico ensina uns evangélicos a não batizarem crianças;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que Jesus fundou uma igreja, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que Jesus não fundou nenhuma igreja;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos à prática homossexual, outro deus bíblico ensina outros evangélicos à prática heterosexual;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos à pratica das sacerdotisas, outro deus evangélico ensina outros evangélicos contra a prática das sacerdotisas;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que só a fé salva, outro deus evangélico ensina outros evangélicos que se não pagar não fará parte da comunhão;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que Maria era virgem, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que Maria não era virgem;
Um deus bíblico ensina a uns evangélicos que Jesus não venceu a morte, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que jesus venceu a morte;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos que Jesus é Deus, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que Jesus não é Deus;
Um deus bíblico ensina a uns evangélicos que Maria era uma mulher qualquer, outro deus bíblico ensina outros evangélicos que Maria foi uma mulher especial;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos a poligamia, outro deus bíblico ensina outros evangélicos à monogamia;
Um deus bíblico ensina uns evangélicos a teologia da prosperidade, outro deus bíblico ensina outros evangélicos contra o culto ao dinheiro;
Todos os deuses bíblicos evangélicos ensinam que a sua igreja evangélica é verdadeira!
Cada evangélico age como se fosse um deus pagão!
Jesus estava recitando o Salmo 22
Jesus é Deus em comunhão com o Pai e o Espírito Santo.
Não são três deuses, mas um Deus em 3 pessoas distintas.
Mas é tão ÓBVIO que qualquer criança vê.
Jesus estava orando para o Pai dele (João 14:28), que também era o Deus dele (João 20:17).
É claro que Jesus e Deus são DOIS personagens diferentes.
A Bíblia SEMPRE falou isso.
Jesus sempre foi o FILHO de Deus (Mateus 16:16).
Não é caso de dois "deuses".
É caso de Pai e Filho, que NUNCA poderiam ser a mesma pessoa (João 10:30 e 17:22).
Deus NÃO abandonou Jesus, pois a missão dele era essa, a de SACRIFICAR a sua vida pela humanidade toda (Hebreus 10:5-9 - Mateus 20:28), ou pelos filhos de Adão (Romanos 5:12-19).
Só diz que "Deus abandonou Jesus" quem NÃO entende o que lê.
Tais "críticos de araque" só querem apontar FALHAS de Deus e da Bíblia, MAS não percebem, por exemplo, que aquela frase e/ou aquela situação já estavam PREVISTAS há mais de MIL anos, como mostra o Salmo 22, escrito por Davi (Se ler o Salmo inteiro, verá que não houve abandono nenhum).
Os "críticos de araque" dizem que PROFECIAS não existem.
Mas nem percebem que ali mostra mais uma PROFECIA ou uma previsão, feita por Davi, há cerca de MIL anos.
É só RACIOCINAR um pouquinho (João 17:3,17 - Atos 17:11 e 20:20)
Jesus estava falando com o Pai dele Deus sendo Ele filho
Jesus falou isso para deixar bem claro que Ele não É Deus, apesar de você poder perceber aqui que existem muitas pessoas que preferem fazer Jesus de mentiroso.
Jesus É a luz dos homens, que Deus lá no princípio criou, quando, disse: "faça-se a luz".
evidente, Jesus sabia que, para morrer, seria imperativo que Deus O abandonasse, porque Deus É Vida, e quem está em Deus não pode morrer.
quando João diz que o "Verbo se fez carne", não está dizendo que o próprio Deus encarnou, mas sim que A Palavra de Deus encarnou para vir aos homens. - porque Jesus também É [o portador d] a Palavra de Deus.
infelizmente as pessoas não se determinam a ler a bíblia com cuidado, e buscar nela mesma as conclusões corretas, e assim se apegam as mentiras que ouvem, e que em si mesmas criam.
e sim! de certa forma o homem PODE criar, desde que é a imagem e semelhança de Deus, O Criador.
leia o evangelho.