Qual o ramo da engenharia que cria robos?

Hoje eu assisti o filme do Homem De Ferro. E fiquei facinado com o ramo da engenharia, principalmente no que se refere a criação de Robos e Inteligencia Artificial para os mesmos. Meu sonho é criar o "traje" do homem de ferro (hehe sou sonhador), que engenharia devo seguir para isso? Ou melhor, qual a engenharia do Tony Stark?

Pelo que eu pesquisei, talvez seja uma dessas 3:

-Engenharia Mecânica

-Engenharia Mecatronica

-Engenharia de Computação

Em relação a criação de robos e I.A, como falei, qual a diferença dessas 3 engenharias?

De preferência eu preferiria fazer Engenharia de Computação, pois alem de gostar de pcs, tem uns amigos meus da minha classe que vão fazer isso. Mas caso engenharia de computação não tenha o que eu quero ( criar robos), tem alguma especialidade que eu possa fazer quando terminar o curso dessa engenharia, para trabalhar na área de criação de robos?

P.S: Lembrando que o(s) robo(s) que eu quero criar, não é um liquidificador, e sim um Robos "Humanos" com I.A

Update:

Só por curiosidade: Qual engenharia que projeta e cria armamentos bélicos como no caso do Tony Stark? (Só por curiosidade hein!)

Comments

  • amigao vo t conta um segredo, esse ano me formo no medio e vo prestar engenharia, eu tb jah tive este sonho de criar robos humanoides.... porem deixe lhe dizer pq desisti:

    1- esses robos levam literlment muitos anos para serem desnvolvidos (muitos msm), se vc tiver curiosidade pesquise sobre o asimo o primeiro robo humanoide com certa capacidade de conversacao e raciociono logico no mundo, alem de alguns bonss movimentos desenvolvido pela honda

    2- como vc dev ter reaparado eu escrevi honda no item acima, ou seja, nao existe mercado de trabalho nessa area no brasil, se quiser msm persistir nessa carreira o ideal seria msm voce se mudar pra lagum lugar do tipo japao

    3-alem disso criar robos desse tipo exigem muiiiiitas tentaivas e erros

    agora se mesmo depois de saber disso vc ainda gostar da ideia, vc deve saber q a engenharia mais proxima disso eh realment e a mecatronica, porem voce ira aprender mais coisas do tipo de como montar robos industriais (aqueles usados por exmplo na fabricacao de veiculos)

    dai cada uma das engenharias q vc sitou tem uma parte por exemplo o engenheiro mecatronico e o eletrico teriam q desenvolver um complexo trabalho para criar mecanismos de movimentacao destes robos, a gora a parte de inteligencia artificial ficaria com o engenherio computacional responsavel por criar um software capaz de analizar, computar,entender, e formular respostas para diferentes situacoes, ou seja, vc poderia escoher qualquer uma das areas para rabalhar no seu robo humanoide, porem vc sozinho dificilmente desenvolveira uma maquina que exija tantos processos e desenvolvimento alem de pesquisa e muit amuita paciencia.

    espero ter t ajudado e tirado um pouco da fantasia a respeito do assunto

    ps engenheiro mecanico desenvolve motores, esta area esta masi restrita a veiculos, apesar de ele poder parcticipar, apesar de pouco do processo

    falou e sorte na carreira

  • Apesar dos anos terem se passado dsd esta sua pergunta, não sei se o teu sonho ainda persiste ou se já alcançou e deve estar por trás dos grandes mestres da robótica da atualidade (espero que sim), aqui vai um conselho p/ vc e outros que acessam sua pergunta em busca da mesma resposta:

    Sim, é possível criar tais máquinas, iguais as do homem de ferro, robocop, gigante de aço, guerra de titãns, dentre outros, é só querer.!!

    área de atuação? várias, todas que englobam tecnologia, pesquise, quer próteses? estude sozinho, no bom e velho google sobre: mecânica e movimentos, resistibilidade de materiais, fontes de energia, sistemas bélicos e exoesqueletos atuais, física de impacto, resistibilidade, durabilidade à calor, pressão, etc...

    sistemas igual ao Jarvis? se não existir o faça! ninguém ficou esperando Einsten resolver os problemas da física, ninguém esperou o Zurck criar o facebook, ninguém esperou Ghandi e Jesus Cristo salvar a humanidade, esses caras, no começo sozinhos, chegaram e mostraram ao mundo que sim, todos os seus sonhos são possíveis!

    Esses pessimistas que te botam p/ baixo só enxergam seus próprios limites, pq nasceram de olhos fechados e vão permanecer assim, arrastando consigo quantos puderem a seu redor!

    Quer criar o teletransporte? Hipersalto? Viajem intergalática? FAÇA! você pode, todo mundo pode!

    Há cem anos atrás se eu chegasse numa taberna e dissesse que iria criar um dispositivo alimentado por energia que gera imagens iguais à que nssos olhos fazem-nos enchergar e permitira falar com outros através do ar (rádio) [celulares] diriam tudo o impossível que é fazer (e eu morreria enforcado logo em seguida {bruxaria seria minha condenação} )

    Nós somos capazes de fazer tudo, de avançar a tecnologia da noite p/ dia!

    Não ouça os pessimistas, ouça você mesmo, faça e surpreenda a humanidade ;)

    Abç!

  • O aluno começa aprendendo Engenharia Básica,Cálculos... passa para Engenharia Eletrônica,Mecânica e enfim chega à Mecatrônica e Robótica!

  • MECATRONICA, com toda certeza.

    Bjs

  • Que eu saiba, a parte de automação é mais coisa da mecatrônica. Ela une as outras e vai além, nela vc aprende um pouquinho de cada.

    Veja a descrição:

    Juntando a mecânica e a eletrônica, o engenheiro mecatrônico serve-se da computação para gerenciar, projetar e produzir produtos inteligentes baseados em microcontroladores e sistemas de controle.

    É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro mecatrônico projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.

  • Em geral vc deve começar fazendo um técnico em mecatrônica, seguido de um técnico em automação depois deve-se fazer uma engenharia mecânica com ênfase em robótica...

    Boa sorte nos estudos e bjus

  • eng. mecatrônica

  • Meu caro... a eng. mecatrônica é a que mais se aproxima disso atualmente. No entanto, a tecnologia ainda está muito distante de criar organismos cibernéticos com inteligência artificial. Existem institutos empenhados em desenvolver tal conhecimento mas são projetos muito caros. A nível de formação acadêmica a criação de robôs ocupa larga escala principalmente no segmento automotivo. Claro que não são aqueles robôs dos filmes de ficção mas são máquinas que efetual diversas funções antes efetuadas por pessoas.

  • Mecatronica, sem dúvidas.

    Mas se você fizer as outras duas, poderá também atuar na área mas sob uma outra perspectiva, ou seja, trabalhando com partes do robo (ex: programaçao do robô ou peças do robô).

    Na mecatronica você faz o robô inteiro, saca?

  • Erik- também gosteria ser que nem Tony Stark, e quero projetar algo do tipo e pra mim n importa quantos anos demore, ou as dificuldades, pois superarei todas, e se morrer antes disso... essa é minha frase: "eu cheguei ate aqui, agora quero que alguem continue oq eu n terminei" e assim deixando meu legado para a geraçao futura, hoje tenho 13 anos, e n desistirei do meu sonho por meras palavras que pode ser real, se n é real eu continuo, se é real faço o impossivel, nem que seja fantasia, n importa quais ou quantos sejas os obstaculos, n importa o quanto eu erre, eu sempre vou tar me superando atraves desses erros, esse é o meu jeito "eu nunca desisto" n importa oq as pessoas falem, n importa nada, pois eu escolhir isso como meu objetivo de vida e n desistirei dele por nada.

Sign In or Register to comment.