o que estudar primeiro quando se está começando a desenhar?

comecei desenhar a serio no ano passado, ja tenho um pouco de facilidade e já aprendi as proporçoes BASICAS do rosto e do corpo humano.

Mas notei que tem muita coisa pra aprender como anatomia, perspectiva, composiçao, texturas etc. Não sei por onde começar, ou se devo estudar tudo ao mesmo tempo.

Comments

• Sugiro que você comece copiando objetos simples (frutas utensílios, etc), a partir do real, fotos e desenhos. Procure verificar quais as formas geométricas que compõem esses objetos (você pode colocar uma folha de papel transparente por cima e caçar essas formas, contornando-as) e transferi-las para seu desenho e depois contornar com a forma do objeto. Depois, faça o mesmo com árvores e paisagens.

Paralelamente, você pode copiar rostos no mesmo sistema, mas primeiro com desenhos e fotos; comece escolhendo imagens de que você goste, depois varie os tipos de de rosto.

Então, ainda usando a folha transparente, passe para os desenhos de corpo, começando com crianças.

Quando sentir que já tem uma prática com as imagens pode passar. para pessoas reais.

Espero ter ajudado. Essa é a sequência que uso para ensinar meus alunos.

• Tudo ao mesmo tempo vai te deixar doido...rssss...

vá por partes.Pode um dia estudar anatomia, no outro um pouco de texturas,.... vai alternando pra não cansar.

O importante é conseguires bons livros, bons tutoriais.

No caso anatomia comece desenhando olhos em várias posições, depois narizes tb em várias posições.. e assim vai.. depois o rosto na sua totalidade.

Composição é muito importante quando fores desenhar um retrato, uma paisagem.... O desenho sendo colocado no local certo no papel dá um resultado muito melhor, do q se colocar de qualquer jeito, em qualquer posição. Esse aprendizado já é mais rápido.

Esse video é muito bom pra estudar proporções do rosto.

http://media.academyart.edu/freeclass/index.html

Abaixo mais material pra vc estudar.

http://www.monografias.com/trabajos62/composicion-...

http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/fo...

http://www.talleronline.com/dibujo/perspectiva-bas...

• No começo, eu só desenhava rosto de personagens que eu gostava.(ha uns 8 anos)

depois fui estudando anatomia do corpo humano,olhando fotos e tentando desenhar, hoje em dia sei desenhar muito bem personagens com corpo inteiro, com ajuda de esboços e rascunhos.

Perspectiva recomendo que estude quando já souber desenhar o corpo humano, animais, etc, pra depois começar a desenhar cenários e construções. textura também comece a aprender mais pra frente.

• Eu começaria pelas expressões, pois é um ponto super importante no desenho, e você já tem noção de proporção. Depois você testar os outros.

• Boa tarde!

Veja nessas apostilas de desenho e siga passo por passo.

Pratique os exercícios de cada capítulo até que você os faça até de olhos fechados rss

E vai seguindo...

Na net também tem muita coisa...

Geralmente se começa com traços básicos,degradés e esfumados

Depois o cálculo mental de distâncias

Proporção e enquadramento

Sombra e luz

Noções de perspectivas

Estudos de claros e escuros

Caso você goste de desenhar retratos aprenda truques de como desenhar os olhos que são o principal.A "alma" do desenho.

Siga sua intuição e crie suas técnicas também rs

Bons estudos!

• começa de um por um

com anatomia, perspectiva, composiçao, texturas

boa sorte!

• Nem pensar em começar a aprender a desenhar pelo rosto, isso é uma das coisas mais difíceis. Continue nesse ritmo, vá desenhando esboços de corpo, sem muitos detalhes. Mas o q eu recomendo é encontrar um professor de desenho, pois ele irá te ajudar melhor. Primeiro faça o q eu disse, treine as proporções do corpo humano, depois vá arriscando botar movimento (tudo isso só esboçando) e só depois de muita prática comece a se dedicar para o rosto e vestimentas. Outra etapa será o cenário, mas isso é beeem depois.

Ache uma aula de desenho, nada de internet e livrinhos, eles não ensinam nada.

• Nao tem segredo...

Basta komeçar com formas geometrikas...

Qualquer duvida meu mail [email protected]

• Olha você pode treinar tudo ao mesmo tempo... por exemplo, eu desenho histórias em quadrinhos, eu preciso de desenhar vários tipos de coisas, e assim vou treinando em todas... mas começa por onde vc tem mais dificuldade, que depois fica tudo lindo...

• comece pelos detalhes do rosto, como olho, boca, nariz, cabelo, etc... Depois aprenda a fazer esboços do corpo humano, depois aprenda a fazer detalhes como roupas ( que é mais dificil ), etc...

Depois aprenda a fazer movimentos como posições diferentes e tals... Tem muita coisa, procure um curso.... Compre algumas apostilas que tem cd junto, eu tenho varias, pesquise na internet que tem :)

Sign In or Register to comment.