Buraco Negro: nomenclatura e definição...?
QUEM NÃO QUISER LER TUDO ISSO, PODE PULAR DIRETO PRA PERGUNTA NO FINAL DA DESCRIÇÃO!!!
Eu não sou físico e não pretendo ser um, só tenho curiosidade sobre assuntos de matéria e energia. Fico criando teorias que muitas vezes (até agora todas) batem com o que leio depois nos livros. Mas já me deram milhões de informações divergentes sobre o que é um Buraco Negro. Muita gente vai pelo nome e diz que é um "Ralo" gigante do universo. Outros mais sensatos dizem que é um corpo de massa absurda e, portanto, possui um campo gravitacional mais intenso que qualquer outro corpo celeste conhecido pelo homem. Ontem assisti Star Trek achando que ele tinha sido feito baseado em conceitos reais de física, mas não passa de ficção mesmo. Mas no filme, um buraco negro é realmente um Buraco e tudo que passa por ele sai, não do outro lado, mas de um outro buraco negro, como se juntos formassem um portal que distorce o tempo, de forma que durante os poucos segundos que dura uma viagem entre um e outro, anos se passam do lado de fora. E, não sei se entendi direito, mas parece que no filme o buraco negro se fecha depois de engolir certa quantidade de matéria. Estranho, não sei o que o criador tinha na cabeça.
PERGUNTA: Tirando esse conceito do filme, alguém poderia me explicar direito o que é um buraco negro?
E outra coisa: se nem luz, que é onda eletromagnética, escapa do campo gravitacional de um buraco negro, seria ela então matéria? Uma ideia de matéria e energia que eu tenho é que as duas são a mesma coisa em "estados" diferentes. (não foi bem "estados" que eu queria usar, mas não conheço outra palavra que simplifique)
Valeu.
Comments
Respondendo primeiramente essa sua segunda pergunta sobre a luz... o fato da luz não escapar do "campo gravitacional" não quer dizer que ela seja matéria. Na verdade, Einstein explicou que não existe isso de "gravidade", mas sim uma distorção no espaço-tempo, que provoca isso.
Imagine uma bola de boliche no meio de uma cama-elástica: o que acontecerá? ela deformará a cama elástica, formando algo parecido com uma distorção espaço-tempo. Se alguém jogar uma bolinha de gude na ponta da cama ela sofrerá uma alteração na direção "normal" e poderá "orbitar" a bola de boliche (desconsiderando atrito ou coisas do tipo). É isso que acontece e o que Einstein explicou na relatividade geral. No final da resposta te indicarei um livro.
Sobre o buraco negro: pelo que entendi (ainda não li nada sobre, mas tenho uma noçãozinha).
Ele é formado, fazendo comparações, quando junta-se toda energia feita pelo sol em sua história em um núcleo de tamanho de um ponto (comparação MESMO). Imagine que esse ponto (enorme energia), no espaço, deforma tanto o espaço que o rompe. Ocorre uma distorção no tempo incomum: "volta-se" ao passado (coloquei entre aspas porque, na verdade, não há nada que volte ao passado, na verdade o que caiu no buraco negro viveu, por exemplo, seus - DIGAMOS - 10 anos normalmente, porém o lugar de onde ele saiu viveu 100 anos, então o tempo apenas foi diferente para os dois). Não entendo o que acontece depois, nem a completa explicação para isso, mas vou te indicar um livro:
"Simplesmente Einstein", de Richard Wolfson
é um ÓTIMO livro, que se eu já tivesse lido com certeza poderia explicar melhor suas perguntas (ainda estou bem no início, começando a falar de luz). Meu professor de física do primeiro ano pedir para que lêssemos. Leia-o também, você vai gostar.
Olha, não temos muitas informações sobre buracos negros, sabemos que existem, porém sabemos pouco sobre eles...
Mas podexá que eu vou tirar pelo menos, parte de suas dúvidas (é claro, vou tentar tirar o máximo possÃvel).
Um buraco negro, como você mesmo disse, é identificado por várias pessoas de forma diferente. Para mim, é um simples rasgo no tecido do espaço. Entenda assim, vou citar um exemplo da gravidade que acho interessante). ~ex: Uma folha de papel estendida no ar, você coloca uma bola de bilhar sobre ela, (a bola de bilhar é uma estrela, digamos que seja o Sol). Ok. O que vai acontecer com a folha? R: Criará um relevo negativo, assim, indo para baixo, como acontece realmente com o tecido do espaço tempo (lembrando que a folha, é o tecido do espaço). Ok. Então logo após, você joga uma bolinha de gude na borda da folha. Pergunta: Para onde a bolinha irá ir?R: Em direção a estrela (bola de bilhar). Isso já explica muita coisa em relação a gravidade, o que um corpo maciço faz com o tecido do espaço, ou mesmo um grão de areia (que ainda sim, possui gravidade, porém insignificante) possa fazer.
Mas voltando ao exemplo: Agora imagine que a folha rasge, devido ao peso da bola de bilhar (isso representaria um buraco negro ) entende? Esse rasgão na folha, abriria espaço para talvez, uma folha em baixo (uma outra dimensão) ou caso a MESMA FOLHA estive-se dobrada, continuaria no mesmo cosmo, porém iria para um outro espaço do mesmo espaço-tempo. Entende? (espero que sim ^^)
Mas ok, outros dizem que é um corpo maciço com uma gravidade imensa. Pode até ser, já que caracteristicamente, ele é circular e talvez esférico, a partir daÃ, já possa representar um corpo mesmo.
Mas em relação as caracterÃsticas do corpo, se talvez toda a massa da estrela, fosse concentrada em um espaço muito menor, sua densidade obviamente ficaria maior, consequentemente sua gravidade também, resultando nos efeitos óbvios de gravidade implacável. (Isso também explica a teoria do rasgão no espaço caracterÃstico do buraco negro).
Mas por fim, para onde um buraco negro possa levar? à complicado dizer, há teorias, apenas! =|
R: Talvez para outra dimensão, para outro espaço-tempo, para outro lugar de um mesmo cosmo, ou simplesmente destrói a matéria ao qual é engolida, nesse caso, desafia muitas leis da fÃsica, que uma das mais importantes é a Lei de Lavoisier, que diz-se que "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Outras perguntas:
"E outra coisa: se nem luz, que é onda eletromagnética, escapa do campo gravitacional de um buraco negro, seria ela então matéria?"
R: Sim, a luz é um matéria, porém em forma energética (em termos), ainda sim, sendo insignificantemente densa, não possui gravidade, cada partÃcula de luz, recebe o nome de fóton.
Portanto, a luz tem matéria sim, porém é tão insignificante que fica em torno de 4 x 10-48 gramas. Ou simplesmente 0,0000000000000000000000000000000000000000000000004 grama. Mas ainda sim, está longe de ser a palavra final.
Exatamente a sua reflexão sobre matéria e energia, está perfeita.
Assim encerro minha resposta :P
Vlw abç
Talvez seja complicado visualizar agora como é o tecido do espaço, mas ele é caracterizado perfeitamente como uma folha.
Eu também sou apaixonada por esse tipo de assunto.
Dias atras eu estava vendo um programa sobre isso.
Buraco negro e uma energia originada da explosão de estrelas que esta morrendo.
Essa explosão se chama supernova e da origem a vários tipos de energia diferente.
"Após a explosão das supernovas de grande massa, pensa-se que o núcleo da estrela original seria capaz de se contrair, sob ação da força de gravidade, até se transformar num buraco negro.
No interior de um buraco negro a concentração de matéria é tão grande que nada pode escapar. Nem mesmo a luz (daà porque é chamado “negro”) que é um tipo de radiação, formada por partÃculas chamadas fótons.
Os buracos negros são uma das mais importantes descobertas cientÃficas de todo o século XX. Em seu interior as leis que regem o Universo parecem desmoronar-se, junto com nossos conceitos sobre tempo e espaço. O inexplicável, o desconhecido reside nas entranhas desse monstro, capaz de alimentar-se de outras estrelas e, para alguns, acabar por engolir todo o Universo."
Hoje, há fortes suspeitas que o centro da Via Láctea – a galáxia onde vivemos – abrigue um super buraco negro, milhões de vezes mais maciço que o Sol. Ou então vários de menor massa.