o médico pode internar um dependente químico contra a sua vontade?

Update:

o dependente quimico não quer se tratar,não esta colocando os familiares em risco.

ele tem direito a liberdade ou não?

suponhamos que ele seja internado e se recuse a comer,tomar medicamentos,procurar brigas?

na visão dele a unica coisa que pode deter ele é manter ele amarrado,pois ele é agressivo e vai se recusar a qualquer tipo de acordo.

para manter ele internado vão ter que dopar,amarrar,ou qualquer coisa assim?

gostaria de mais detalhes?

quero entender melhor,não deixarei esta pergunta em votação.

caso não tenha uma resposta elucidativa à meu ver ou então que tire um pouco mais as minhas duvidas, eu mesma excluirei a pergunta.

por favor respondam,isso não é uma brincadeira.

fico grata a todos.

Comments

  • Trabalho com dependentes químicos: não, no caso em que você especificou ele não pode. Só se representar risco a si mesmo, à sua família ou se sua saúde estiver em risco iminente (convulsões, ataque cardíaco, etc.). Essa pergunta que você está fazendo eu escuto praticamente todos os dias pois os familiares muitas vezes estão com parentes que já chegaram no fundo do poço e não sabem mais o que fazer pois os pacientes recusam a internação e não querem se tratar. Eventualmente esses pacientes vão acabar sendo inetrnados: quando estiverem passando mal mesmo (hospital geral) ou quando se tornarem agressivos, quando estiverem tendo comportamentos tão complicados que a polícia os levará aos hospitais psiquiátricos, enfim, só em casos muuuuuito extremos mesmo e, mesmo assim, somente por 10 ou 15 dias, no máximo, que é o período necessário para um tratamento emergencial ou desintoxicação inicial. Acho que você está falando de internação nessas clínicas para tratamento em que o paciente fica meses, não é? Bem, essas clínicas só aceitam o paciente se ele já frequentou algumas reuniões (geralmente organizadas pelas próprias clínicas). Nessas reuniões, profissionais falam sobre o processo de internação e de largar as drogas e os pacientes que estão realmente decididos a parar, que estão conscientizados e que já fizeram uma bateria de exames que são requeridos, só esses sãointernados... e geralmente essa internação é paga, viu? É a famosda internação nas fazendas e comunidades terapêuticas. Tem possibilidade de gratuidade mas só em casos de probreza muito grande.

    Esse parece ser um quadro desanimador, não? Bem, talvez seja mesmo.... mas pela lei o usuário não é criminoso, ele é doente e, como qualquer pessoa doente, pode recusar tratamento se esse tratamento não é emergencial (ou seja, assim como um diabético pode se empaturrar de doces em casa por anos e não pode negar atendimento na hora em que tem um crise, o mesmo acontece com o drogadicto.)

    Acontece às vezes de o próprio usuário querer ser internado à força pois sente que se não for à força ele não dará conta de largar o vício... isso também não é feito a não ser em casos muito extremos, com algum tipo de encaminhamento do juiz ou quando a família consegue dar um "jeitinho brasileiro" e faz isso através de um médico amigo da família... Mas já vou avisando que o médico que faz isso é doido pois se for pego vai preso por conduta antiética. Já vi casos...

    O que eu recomendo às famílias é o seguinte: fale constantemente com o ususário, constantemente, incentive a participar de grupos deAA, a fazer terapia, enfim, tudo o que você puder oferecer de ajuda ofereça, mas não dê um jeito de o seu parente (se esse for um caso pessoal, ok?), não dê um jeito do seu parente se livrar de todas as frias em que ele se meter.. pois geralmente é só depois de terem perdido muita coisa que os dependentes aceitam ajuda.. ou seja: se tem quem tire da enrascada, quem limpe a ficha, quem acalme a esposa para ela não ir embora, enfim, se tem quem cuide sempre para que o dependente não sofra, ele não vai sofrer mesmo e não vai largar as drogas. Aconselho também que a família procure terapia: ajuda muito, mesmo se o usuário não se tratar pois a família aprende a lidar melhor com o dependente e a lidar da melhor forma. De qualquer modo, essa batalha não é fácil. Muita força.

    E detalhe: mesmo se fosse possível fazer a internação forçada ela de nada adiantaria.. já foram feitas experiências assim e elas sempre falham... pois o paciente tem de estar realmente decidio a largar as drogas. Nos casos em que o paciente não consegue tomar essa decisão mesmo depois de ter passado por hospitalizações, de estar com a saúde muito deteriorada, comprometido com a justiça, abandonado por quase todas as suas relações, ele invariavelmente morre... ou seja: podemos ajudar mas A PESSOA TEM DE QUERER, não só para ser internada, mas para que consiga continuar abstinente uma ve terminada a desintoxicação.

    Olha, não escrevio tudo isso para desanimar, mas você queria uma resposta realista e essa é bem realista... Eu trabalho numa ONG totalmente dedicada a tratamento de drogadictos e já vi vários casos de sucesso. geralmente quando a família se envolve, quando é estruturada, o tratamento funciona, então não desista.. nesse tipo de situação é muito comu o usuário começar e desistyir do tratamento muitas vezes antes de conseguir parar mesmo.. isso faz parte e não deve ser visto como algo negativo pela família... o importante é não parar de tantar.. e deixá-lo sofrer as consequências dos seus atos, o que talvez seja o mais doloroso.

  • Cada caso é um caso.Em sendo maior,dependência que ainda não coloca em risco a sociedade,seja parentes,seja visinhos,seja no trabalho..Mas quando há ameaça principalmente documentada de provas materiais,de testemunhas idôneas,a situação pode complicar.vai depender das circunstâncias de cada caso.Em geral,se há dificuldade,a familia e demais prejudicados podem partir para a ordem judicial,com o devido acompanhamento médico.Muito se fala de direito daqui,dali,mas sempregente decisões nesta esfera é monocrática, e a lei é norteadora,mas não absoluta.

  • Pelo o que eu sei não... Mas esse paciente tem que assinar um documento para evitar problemas futuros.

    E tem o porém de que obrigado ele não vai fazer nada correto mesmo, não vai aceitar tratamento e nisso só ele mesmo poderá fazer por si

  • Em primeiro lugar, não adianta nada internar um depende químico contra a vontade dele. A decisão é dele e não de terceiros; ele só vai parar se usar drogas quando quiser e se quiser!

  • sim, se o dependente estiver pondo a sua vida em risco.

  • bom existe paises q sim, no caso do brasil não , a não ser q o dependente seja lgum parente do medico, ou com a permissão a justiça .

  • sim por que no brasil as pessoas ñ tem muita escolia e não por que ele ñ tem esse direito so se a familia concordaçe com o quimico

  • Sim, quando essa pessoa pela dependência química, expõe toda a família, o médico atravez de um termo de resposabilidade, assinado pela família pode internar.Abraços

  • se a familia disser q sim.

    ta beleza.ok!

  • Pode, se ele for maior de 18 anos e menor de 60.

    Fora isto tem que ter o consentimento da família, mas se o pai/responsável for maior de 60 ano não pode interferir.

    É a lei brasileira.

    Lanina

Sign In or Register to comment.