Como você sabe? porventura estava lá?
A superficialidade das respostas prontas para comprovar qualquer teoria apresenta sempre estórias bem montadas baseadas em fragmentos de dados e num enredo repetido como verdade até que o menino grite: "O rei está nú!"; Sim dizer que aquele que é inteligente deve acreditar na teoria da evolução, ou da criação ou do disigne inteligente, ou do homem espaguete; tudo isto não apresentaria o autoritarismo intelectual que se critica, pois que somos bombardeados, com supostas verdades, e nesta dinâmica condicionante, ora ateista, ora religiosa; permanece a pergunta talves a mais lógica a ser feita: Você estava lá?
Quando surgia o ceéu e a terra?
Quando os as estrelas eram formadas?
Quando os animais começavam a aparecer?
Quando o primeiro homem era formado?
Se estava, me diga como foi? e como você sobreviveu todos este tempo?
Se não, então porque questionar a fé como possibilidade lógica; se todos na verdade acabam acreditando em algo que não presenciaram?
Update:Esta é apenas uma divagação filosófica para fazer pensar aqueles que se autoproclamam cientistas e posuidores do saber, afirmando coisas que não sabem nem viram, afinal, para nós que cremos, apenas Deus estava lá para dizer como foi.
Update 3:Boa resposta Lord
Porém não estou negando as afirmações que você citou; porém posso questionar sua veracidade, veja:
O Brasil foi colonizado por portugueses? aprendemos isto na escola, até o momento não temos porque contestarmos esta afirmação, porém há várias outras possibilidades históricas, como já aconteceu com outros eventos que eram considerados como verdade pelas evidências como a guerra do Paraguai, a invasão do Nordeste, entre outros.
A versão oficial nunca é a única e as vezes não é a verdadeira nem a mais provável, mas sempre é a mais conveniente para o momento.
Update 5:Ninguém acredita por muito tempo em algo que não apresenta evidências práticas, a menos que isto seja conveniente.
Comments
Uma vez o Senhor disse a Jó:
"Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? e disse: até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas? Acaso, desde que começaram os teus dias, deste ordem à madrugada ou fizeste a alva saber o seu lugar..." (Jó 38: 3-12)
Todo o capítulo 38 de Jó, o Senhor pergunta a Jó perguntas que ele não possuia a resposta.
Da mesma forma hoje em dia, muitas vezes não temos a resposta. Ou podemos fazer como Pedro, pelo menos tentar confiar nas palavras do Mestre e caminhar sobre as águas para os braços do Salvador ou podemos murmurar e duvidar de Deus...
A escolha é inteiramente nossa, assim como as consequências que seguem nosso atos e escolhas...
Pense nisto...
primeiro pra falar da coisas de Deus é preciso acreditar em Deus se não será impossível saber,Tomé era um desses que só acreditava vendo,eu creio plena mente no que esta escrito na bíblia e não a questiono e sim a entendo.
Palmas para todas estas maravilhosas respostas!!! rsrsrsrs Concordo plenamente com todos!!! Acorde amiguinho! Sua avó nunca te contou uma história que ela disse ser verdadeira no passado? rsrsrsrs De vovó em vovó a história vai longe!!!! kkkkkk bjim e que DEUS te desperte!
Certo, então você nega, por exemplo, toda registro histórico, já que nós, homens desta época, não estávamos lá para ver?
Como, por exemplo, você pode afirmar que o Brasil foi mesmo colonizado por portugueses, se você não estava lá para ver?
A resposta a esta pergunta é: existem registros, existem evidências. Nós falamos português, nos temos registros desta colonização, etc.. Nós não estávamos lá para ver, mas através destes registros, podemos saber como foi.
Da mesma forma ocorre na biologia, por exemplo. Ninguém estava lá para ver quando a vida surgiu, mas as evidências existentes hoje podem apresentar respostas, da mesma forma que ninguém estava lá para ver se existiram mesmo dinossauros, mas no entanto existem registros de sua existência.
Ao perguntar "você estava lá para ver" você desconsidera toda a gama de evidências não-presenciais que podem existir na natureza, que apontam para as respostas às perguntas que fazemos.
Abs.
Quais? A colonização brasileira por Portugal apresenta evidências que a sustente, não é uma simples afirmação que foi aceita porque era conveniente no momento. Este é justamente o ponto que você desconsidera em sua divagação: a de que religião e ciência não só grupos diferentes fazendo afirmações diferentes, mas partindo da mesma base. As afirmações religiosas/deístas partem da fé, pura e simplesmente, enquanto as afirmações científicas partem da observação e análise da realidade, e da demonstração, através de evidências, de sua veracidade. Não é um caso, como você afirma, de simplesmente acreditar nas afirmações de um ou de outro. Se uma afirmação tem base religiosa sim, a sua opção é acreditar ou não. Já se uma afirmação tem base científica, você tem a opção de analisar por conta própria as evidências e registros e concordar ou não com a mesma.
"como já aconteceu com outros eventos que eram considerados como verdade pelas evidências como a guerra do Paraguai, a invasão do Nordeste, entre outros."
Sim, novas evidências surgem, as explicações podem ser aperfeiçoadas. Mas, ainda assim, não é um caso de crer simplesmente, você sempre tem a opção de analisar as evidências por si mesmo, e é justamente por isso que as respostas mudam na ciência, e não permanecem petrificadas como na religião.
"A versão oficial nunca é a única e as vezes não é a verdadeira nem a mais provável, mas sempre é a mais conveniente para o momento."
Se você fala em versão oficial, então você não fala em ciência, mas em política. Realmente existe a "história oficial" de um país, por exemplo, escolhida por motivos políticos. Mas mesmo essa é contestada pela estudo científico da história, com a análise de evidências e registros.
Abs.
Estou me perguntando como tu consegues viver...
Pois para ti tudo em volta não passa de uma ilusão de óptica?
Abraço.
A fé possibilidade lógica? Deixa eu te explicar :fé é crença sem evidência. ok? Nós cremos no mais provável.
(Hebreus 11:1) ..leia que você irá entender...
Só pra citar um exemplo: você estava lá? Quando o Titanic afundou? Lógico que não!!! Mas sabe que esse fato é verídico...Por quê? Porque sabe de relatos de sobreviventes...e depois esses relatos passam de geração em geração....o que aconteceu no passado, é relatado de geração em geração....isso é questão de lógica!
Assim como outros fatos que ocorreram na história...guerras,por exemplo...as 2 grandes guerras mundiais,a guerra dos cem anos...e muitas outras.
A mesma coisa a Bíblia...qualquer historiador,arqueólogo,sabe por exemplo que existiram realmente super potências da antiguidade que a Bíblia já citava ,como Babilônia,Egito,Assíria....É tudo uma questão de pesquisar!!!
Sabe de uma coisa...acho que você assistiu muito aquele filme Matrix..rss...acha que tudo que acontece no mundo é fantasia...então, assim fica difícil.
Então eu não teria que acreditar em um monte de coisas que aconteceram na minha vida ,por exemplo ,que meus pais se casaram,que minha vó perdeu um filho a anos,que o cometa halley não passou por que eu mesma não coseguir vêr,que minha mãe teve complicações no parto ,quando meu irmão mais velho nasceu....então eu não poderia acreditar nesses e outros eventos só porque eu não estava lá pra ver????